domingo, 30 de novembro de 2008

Qual será o destino das aves fora do ninho?

Após uma longa briga dentro do ninho tucano Ivanildo Cordeiro, Nildo Cardoso, Ailton Tavares e Álvaro César automaticamente perderam espaço dentro do partido para Paulo Feijó. O PSDB estava grande demais para os dois lados. De um lado os vereadores e o vice-presidente defendendo a não candidatura, de outro o presidente Paulo Feijó fechando acordo para ser a candidatura de apoio à Rosinha Garotinho.
Feijó que certamente pensa contar com o apoio do casal Garotinho para tentar retornar à Câmara Federal, se esquece do atual deputado Geraldo Pudim, que certamente tentará a reeleição. Os três vereadores e o ex-vice-presidente Cordeiro provavelmente migrarão para algum partido onde não impere um “cacique” querendo realizar todas as suas vontades.
Infelizmente quem sai perdendo é o PSDB, que em 2008 teve uma das maiores bancadas dentro da Câmara Municipal, mas entra no ano de 2009 sem poder de fogo. O ninho pereceu e provavelmente não irá se recuperar facilmente. Para alcançar novos vôos, o tucano terá que se renovar como a águia, retirando o que a incomoda, das penas ao bico. Uma tarefa árdua, mas necessária, para se manter voando.

Boca do Povo

1) A prefeita eleita Rosinha Garotinho precisa tomar cuidado, os oportunistas de plantão começam a se achegar junto ao novo governo. A música que anteriormente conclamava “Vamos a luta sem bla bla blá”, modificou o ritmo e a letra para o 'É ela que representa a mudança”. Os olhos atentos da prefeita eleita deve ser o de não repetir os mesmos erros de seus antecessores. Afinal, muitos agora se dizem Rosinha desde Garotinho.
2) Final de mandato é sempre bom para repensar no que restou da base. Muitos vereadores não-eleitos pela lógica perceberam que sua base desandou e muito, fruto de uma não participação da vida comunitária. Ao sentirem o gostinho do poder esqueceram que sua base estava enfraquecida. Como diz o ditado popular, “quando Deus dá asa a cobra retira o veneno”.
3) O clima na Câmara Municipal está ficando pesado para os vereadores que até pouco tempo defendiam fielmente o desgoverno Mocaiber. O que a povo comenta, mas não inventa é, que os vereadores mais expressivos tiveram seus milhões de motivos para apoiar o desgoverno, até se desgastar no rádio. Entretanto, com a virada de grupo político a maioria da base automaticamente muda de lado. Afinal, não deve ser fácil ficar longe por muito tempo de uma caneta cheia de tinta.