quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

São Francisco de Itabapoana decreta Situação de Emergência em função da seca

O prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo, decretou Situação de Emergência (decreto nº070/2010) no município em função dos prejuízos que o longo período de estiagem vem provocando na região. O decreto foi publicado hoje, no Diário Oficial do município e terá validade por 60 dias, podendo ser prorrogado por um prazo máximo de até 180 dias. São Francisco é o primeiro município da região a adotar a medida.
O decreto está fundamentado num levantamento que envolveu diversos setores entre eles, a Emater-Rio, Defesa Civil, secretaria de Agricultura, Procuradoria, secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, entre outros órgãos e associações de classe. Este levantamento resultou num mapeamento de toda a região afetada e será anexado ao decreto que agora aguarda a homologação por parte dos governos estadual e federal.
Na avaliação do Procurador Geral do Município, Enaldo Barreto, o município não pode ficar inerte diante da gravidade provocada pela seca. De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Paulo Sérgio Oliveira Júnior, o município agora vai apresentar a Notificação Preliminar de Desastre (NOPRED) e depois tem até cinco dias para enviar o documento de Avaliação de Danos (AVADAN), que é uma análise detalhada dos danos provocados pela seca. O secretário de Agricultura, Nival Ornelas, disse independente de chover ou não, nos próximos dias, os prejuízos são irreversíveis.

Conselho Comunitário de Segurança promove hoje, dia 25, reunião itinerante no Ciep Eldorado

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Amaro Ribeiro Gomes, convida os moradores do parque Eldorado e bairros adjacentes para participarem hoje, da reunião itinerante, no Ciep Eldorado, a partir das 18h. O objetivo é ouvir os moradores e tomar conhecimento de suas reivindicações e fazer um elo de ligação com as autoridades competentes visando ajudá-los.
Foi convidado para a reunião, o comandante do 8º Batalhão da Policia Militar, Gilmar de Barros, que desde que assumiu vem participando e acompanhado das reuniões realizadas pelo Conselho Comunitário de Segurança, representantes de vários órgãos da prefeitura e presidentes das associações de moradores.