quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Operação derruba 20 casas irregulares em Arraial do Cabo

Vinte casas que estavam sendo construídas irregularmente na areia de praia da Restinga de Massambaba, em área estadual protegida em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, foram demolidas hoje em blitz promovida pela Secretaria de Estado do Ambiente. A ação teve apoio de técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e de policiais militares do Comando de Polícia Ambiental e do 25º BPM de Cabo Frio.
Com auxílio de uma retroescavadeira, a equipe de fiscais do meio ambiente iniciou a demolição de 20 habitações que estavam sendo erguidas praticamente na beira da praia, no Distrito de Monte Alto, em Arraial do Cabo, em área do Parque Estadual da Costa do Sol, criado em abril de 2011. A blitz foi acompanhada por dois promotores de Justiça.

MP realiza Operação Valentini em Campos

O Ministério Público do Estado, em parceria com as Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, realizou a Operação Valentini, nos bairros Parque Eldorado e Parque Santa Rosa, em Campos. Com o apoio do ônibus da Ouvidoria Itinerante do MPRJ, a operação contou com a participação de dois Promotores de Justiça, seis agentes do Grupo de Apoio aos Promotores e outras sete pessoas de apoio, como equipes de informática. Nesta primeira ação do ônibus, o veículo foi usado como posto de comando da operação, que busca cumprir sete mandados de prisão. O ônibus também serviu como apoio ao trabalho dos cerca de 200 agentes de segurança pública que realizaram, por exemplo, consultas a antecedentes criminais e registros de automóveis.
O Promotor Marcelo Lessa explicou que a ação, que contou com o apoio de um helicóptero blindado da Polícia Civil, é uma resposta à ação de bandidos da região que, há cerca de 20 dias, expulsaram e incendiaram o imóvel de uma família que havia denunciado o tráfico no bairro. Policiais civis, militares e rodoviários federais fizeram buscas pelas casas dos dois bairros e, até o final da manhã, dez pessoas foram detidas, além de apreensões de armas, drogas, dinheiro e telefones celulares. No período, denúncias sobre práticas criminosas e localização de supostos bandidos foram encaminhadas para a Ouvidoria do MPRJ e para os policiais. Segundo Marcelo Lessa, essa iniciativa da população foi fundamental para o sucesso da Operação Valentini.
Do ônibus da Ouvidoria, os Promotores solicitaram à Justiça, dentre outras medidas, autorização para interceptação de uma linha telefônica de um homem suspeito de ser traficante no Parque Eldorado. Para o Promotor Leandro Manhães o apoio que o ônibus da Ouvidoria ofereceu à operação foi essencial.
Os sete mandados de prisão foram cumpridos. Os detidos e o material apreendidos foram encaminhados para a 134ª DP. Quem quiser fazer denúncias que levem ao paradeiro de bandidos, basta ligar para o número da Ouvidoria do MPRJ sem precisar se identificar: o número é o 127.
Fonte: MPRJ

Ex-Secretário de Búzios é preso por envolvimento em fraudes

O ex-Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão de Búzios, Ruy Ferreira Borba Filho, foi preso, na manhã de hoje, por descumprir decisão judicial que determinou, em julho deste ano, seu afastamento das funções públicas pela acusação de fraude em licitações. A decretação da prisão preventiva de Ruy foi requerida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, do Ministério Público, depois de ouvir depoimentos de testemunha afirmando que o réu continua trabalhando em gabinete, no prédio da Prefeitura, despachando documentos e atendendo a servidores. A prisão foi decretada pelo Juízo da 1ª Vara da Comarca de Búzios. Ruy Borba foi preso em casa.