quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Ministério Público Federal quer adiar volta às aulas no Norte Fluminense

O Ministério Público Federal (MPF) em Campos está recomendando a todas as creches, escolas e universidades públicas e privadas dos municípios de Campos dos Goytacazes, Cambuci, Itaocara, Quissamã, São Fidélis, São Francisco do Itabapoana e São João da Barra que prorroguem, até 17 de agosto, o retorno às aulas. A intenção é evitar o contágio do vírus da Gripe A (H1N1) entre os estudantes.

O procurador da República Eduardo Santos, autor da recomendação, considera importante o adiamento pois houve um aumento considerável nos atendimentos em unidades de saúde da região. Além disso, crianças e gestantes são grupos de risco da epidemia.

"A situação requer o máximo de atenção e de medidas urgentes dos órgãos responsáveis, pois estamos tratando da proteção à vida", esclarece o procurador da República Eduardo Santos. Os representantes legais das creches, escolas e universidades têm prazo de cinco dias para o envio de informações acerca das providências adotadas. Caso não haja resposta no prazo fixado, o MPF considerará que houve uma recusa no cumprimento e tomará as medidas judiciais cabíveis.

Conselho de Medicina do Rio recomenda prorrogação maior das férias escolares

O Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) está recomendando um prolongamento maior das férias escolares nas redes pública e privada até que o frio diminua e seja reduzida a incidência da influenza A (H1N1) - gripe suína.
A preocupação com o alto índice de mortalidade levou o Cremerj a realizar, na noite de ontem, o Fórum sobre o Vírus Influenza A (H1N1). O fórum teve a participação de representantes das secretarias estadual e municipal e do Ministério da Saúde.
O presidente do Cremerj, Luiz Fernando Soares Moraes, explicou que a recomendação de adiar o retorno às aulas pelo menos até o próximo dia 17 deve-se ao fato de a doença ainda estar bastante disseminada na capital. "O tempo está frio e entendemos que a aglomeração das crianças pode ser um fator de agravamento do quadro".