sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Lançamento de produto químico faz INEA realizar inspeção no Rio Pomba

Uma coloração escura e uma espuma branca apareceram há uma semana no Rio Pomba, na cidade de Santo Antônio de Pádua, no noroeste de estado. O problema foi comunicado ao Instituto Estadual do Ambiente (INEA), que detectou a poluição após técnicos de captação da cedae na região perceberem a modificação na coloração.
Segundo o superintendente do órgão, Renne Justen, o lançamento estaria sendo de lixívia, um produto tóxico utilizado pela Indústria Catagazes de Papel, a mesma que derramou em 2003 um milhão e meio de metros cúbicos de produtos químicos. De acordo com ele, a autorização foi da Agência Nacional das Águas (ANA), após uma análise encomendada pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM), para evitar que haja um novo desastre ambiental já que o reservatório de lixivia estaria muito cheio. Porém, o derramamento seria controlado.
O INEA foi até o local ontem. para realizar uma avaliação e reduziu a vazão que era de 100 metros cúbicos por hora, para 30 metros cúbicos.

Decisão mantida pelo TRE cassa mandato de Presidente da Câmara de Porciúncula

O Tribunal Regional Eleitoral manteve a decisão de cassar o mandato do Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Porciúncula, Saulo Calzolari, pelas práticas de abuso de poder político, abuso de poder econômico e conduta vedada a agente público. A ação fora ajuizada pelo Promotor de Justiça Vinícius Winter, titular da Promotoria Eleitoral de Porciúncula. Em 21 de outubro, o TRE rejeitou os recursos interpostos pelo Vereador, proferindo a decisão. Hoje, o juiz eleitoral Marco Antonio Novaes de Abreu oficiou à Câmara do Município o cumprimento da decisão do Tribunal e a intimação do suplente do Vereador para que tome posse do cargo.
Calzolari, que era secretário de saúde do município, é acusado de participar da contratação irregular de servidores por intermédio da empresa IBASE, além de ameaça de demissão, com o objetivo de obter votos para a própria candidatura e para a campanha de reeleição em 2008 do então Prefeito Carlos Sérgio de Paula Porto.