quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Após recorrer, vereador cassado retoma suas atividades na Câmara de Itaperuna

José Geraldo Esposti, o Pardal (PMDB), recorreu da sentença da juíza Sheila Draxler Pereira de Souza, da 107ª Zona Eleitoral em Itaperuna, que cassou seu diploma de vereador. Através de decisão liminar do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, Pardal já participou normalmente da sessão da Câmara Municipal de Itaperuna no dia de ontem. A liminar foi concedida pelo desembargador federal Raldênio Bonifácio Costa.

Fonte: Rádio Itaperuna AM

Itaperuna possui rocha com aproximadamente 2 bilhões de anos

Granulito! Esse é o nome da rocha que possui aproximadamente 2 bilhões de anos e se encontra na cidade de Itaperuna. A rocha está localizada na Avenida Coronel José Bastos, antigo "Corte de Pedra". No dia 28 de outubro, foi realizado o descerramento da placa do Ponto de Interesse Geológico, com a presença de pesquisadores do Departamento de Recursos Minerais (DRM-RJ) e autoridades locais.
Geólogos de todo o Brasil percorrem a região entre Itaperuna e Juiz de Fora (MG) para estudar e obter amostras da rocha. O granulito se apresenta de duas maneiras: em faixas escuras, quase pretas, e em faixas mais claras e espessas. Nos dois tipos de rochas é encontrado um mineral conhecido como piroxênio. Nas faixas escuras ele somente é visível ao microscópio, mas nas faixas claras é possível observá-lo a olho nu.
Segundo Vitor Nascimento, geólogo do DRM-RJ, "existem estudos de minerais e composições químicas que indicam que a rocha foi formada a cerca de 30 km abaixo da superfície. Essa rocha é uma raridade no Estado do Rio, são poucos os locais que possuem". Ainda de acordo com o geólogo, a rocha possui aproximadamente 2 bilhões de anos.

ACIC é contra a retira dos camelôs da área central só no final de dezembro

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos, Amaro Ribeiro Gomes, destaca que é contra a retira dos camelôs da área central de Campos só no dia 28 de dezembro. Ele destacou que a organização do centro antigo foi uma das propostas apresentadas pelos empresários desde a campanha eleitoral dos candidatos, quando eles se comprometeram em organizar o comércio de ambulantes, e quase um ano depois a situação continua a mesma.

O presidente da ACIC, destacou que neste período que antecede as compras de fim de ano, é registrado um grande fluxo de pessoas fazendo suas compras, o calçadão e as calçadas do centro continuam tomados pelos camelôs, que muitas das vezes, não respeitam os espaços delimitados pela Prefeitura, e acaba invadindo a área destinada a população, prejudicando as pessoas de andarem com mais segurança, tanto no que se diz respeito ao espaço físico e até mesmo quanto à falta de segurança, pois é também, nesta época que cresce os furtos .

A prefeitura marcou um novo encontro para o próximo dia 5, na sede da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, para discutir a ampliação do Shopping Popular, com as associações dos camelôs e os técnicos de engenharia e arquitetura da prefeitura.