segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Hospital de Campanha começa a atender vítimas em SC. Mortos chegam a 114

O Hospital de Campanha, montado pelas Forças Armadas perto do aeroporto de Itajaí, começou a atender hoje as vítimas das enchentes em Santa Catarina. A Defesa Civil confirma a morte de 114 pessoas em decorrência das chuvas. Dezenove estão desaparecidas e 78 mil permanecem em abrigos ou na casa de parentes. Catorze cidades estão em situação de calamidade pública.

Defesa Civil resgata vítimas das chuvas

A Defesa Civil Municipal deu início hoje, a transferir algumas vítimas da chuva, que estão em um região mais afastada, para o centro da cidade.
Os abrigos improvisados em Ururaí também foram invadidos pelas águas, e se transformaram em locais de risco por conta da contaminação. Caminhões e barcos participam da operação.
Em Ururaí 734 pessoas estão em alojamentos, mas os alojamentos já começaram a encher. O ano letivo será interrompido em algumas das 200 escolas estaduais e municipais para que os desalojados sejam abrigados.
Em Lagoa de Cima, nas localidades de Aleluia, Batatau, Conceição do Imbé, Cambucas, Paufucho, região agrícola da cidade, as famílias estão na parte mais alta da região em abrigos e acampamentos, e estão recebendo alimentos através do serviço de voluntariado.

Chuvas deixam situação crítica em Campos

De acordo com a Defesa Civil Municipal, a situação ainda é crítica na Cidade de Campos, no norte fluminense. Apesar do dia de sol, a enchente ainda invade casas nas localidades de Lagoa de Cima e de Ururaí. A previsão de chuvas no final da tarde preocupa os moradores. Cerca de 1,5 mil pessoas estão desabrigadas e desalojadas por conta dos temporais. No entanto, muitas delas estão sendo transferidas dos abrigos que estão sendo invadidos pela água, segundo a Defesa Civil de Campos.

Ponte de Ururaí é parcialmente interditada

Por determinação da Defesa Civil Municipal a ponte da localidade de Ururaí, que fica na BR101, foi parcialmente interditada. Segundo a Defesa Civil, por medida de segurança a ponte está liberada somente para veículos leves. Motoristas de caminhão e de ônibus estão fazendo o desvio pela Estrada dos Ceramistas.

Corpo de Bombeiros nega decretação de calamidade pública em Campos

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros e subsecretário de Defesa Civil, coronel Pedro Machado, negou que o secretário de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, tenha decretado ontem estado de calamidade pública em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, conforme notícia divulgada na imprensa.
O coronel Pedro Machado estava ontem na cidade acompanhando as equipes de socorro que estão atendendo vítimas da inundação que atinge o município nas últimas três semanas. Segundo ele, foi decretada apenas situação de emergência em duas localidades na área rural: Lagoa de Cima e Ururaí.

Campos: são mais de 5 mil vítimas da chuva

A Defesa Civil Estadual decretou ontem situação de emergência em Campos, por causa da cheia do Rio Ururaí. Pelo menos cinco mil pessoas estão desabrigadas e desalojadas no município.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, choveu 526,5 mm em novembro em Campos, quando o esperado era 153 mm. O volume de chuvas foi o maior em 40 anos. Além de Rio Bonito e Campos, outros quatro municípios estão em emergência: Carapebus, Barra do Piraí, Paracambi e Silva Jardim.
O resgate das vítimas em Campos no fim de semana foi comandado pelo secretário estadual de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes. Ele chegou à cidade sábado com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Pedro Machado. Dois helicópteros da Polícia Civil, inclusive o blindado ‘Caveirão do Ar’, foram usados nos resgates.