segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Lula o maior cabo eleitoral da história desse País

Lula é indiscutivelmente o maior fenômeno da política nacional. Como ele mesmo diz: Nunca na história desse País... Um político gozou de tanto prestígio popular. Passou incólume por inúmeros escândalos que estiveram na soleira da porta de seu gabinete. Seus índices de rejeição são baixíssimos e o de aprovação de seu governo, são altíssimos. Agora é o maior cabo eleitoral das eleições municipais em todo o País.
Na capital fluminense, não é diferente, quatro candidatos disputam seu apoio, mesmo o PT tendo candidato próprio. Só aqui se dizem apoiados, dois dos seis candidatos. Se vier a cidade como esta sendo anunciado, veremos realmente a quem ele vai apoiar. Pela lógica, terá que ser a candidatura em que o PT faz parte da chapa.
Colaboração: Herval Machado

Avaliar o desempenho do prefeito em exercício

É prudente que o eleitor que elegeu o atual prefeito Alexandre Mocaiber, faça uma reflexão para votar em 5 de outubro. A eleição de Mocaiber foi nada mais que um acidente de percurso. Ele estava vereador, presidindo a Câmara Municipal e foi instado a candidato e posteriormente eleito. Dizem que teria feito declarações públicas de que não desejava ser prefeito do município e posteriormente deu mostras disso.
Uma das primeiras providências que o prefeito Mocaiber fez, foi romper veladamente com o grupo que o elegeu. Mesma atitude teria feito o anterior Carlos Alberto Campista. Mocaiber resolveu governar sozinho, ou melhor, passou a governar com um grupo apelidado de ¨inhos¨, governou e não fez o dever de casa, não tomou as providências que deveria ter tomado e o final deu no que deu e não precisamos lembrar o fatídico 11 de março.
Nem mesmo na eleição para deputado federal apoiou o grupo que o elegeu, ficou com a candidatura de seu primo Alexandre Cardoso do Rio de Janeiro, mesmo a cidade tendo candidato nativo. Por tudo isso, somado ao notório desgaste e descrédito, teve inviabilizada sua reeleição e sua presença em palanque eleitoral. Portanto, ao votar, reflita, não venda seu voto: VOTO NÃO TEM PREÇO, TEM CONSEQÜÊNCIA e olha ela aí.
Colaboração: Herval Machado

Apesar de aprovação recorde, Lula não transfere votos a Dilma

A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva disparou quase dez pontos, segundo a pesquisa CNT/Sensus. Lula passou de 69,3% para 77,7%. A avaliação do governo também subiu de 57,5% para 68,8%. Esse é o melhor resultado da série histórica da Sensus, iniciada em 1998. Apesar do bom desempenho, a pesquisa mostra que Lula não consegue transferir votos para a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, a favorita para sucedê-lo.
Ruan Sousa

Pesquisa eleitoral nos blogs II

Olhando a pesquisa de outra forma:
A eleição ficou polarizada em dois grupos. O grupo majoritário (Rosinha e Arnaldo) ficou com 75% da intenção de voto. O grupo minoritário (Odete e Feijó) ficou com 7% da mesma intenção. O número de votantes que não quiseram ou não souberam opinar, junto com os brancos e nulos é de 16%. Este total é acima de 3 vezes a intenção de votos da melhor colocada no grupo minoritário (Odete e Feijó).
O grupo majoritário (Rosinha Garotinho e Arnaldo) tem mais de 10 vezes a intenção do grupo minoritário (Odete e Feijó) somados. E 15 vezes a intenção de voto da terceira melhor colocada (Odete). Como se pode constatar, numa pesquisa pode se fazer a leitura que quiser.
Colaboração: Herval Machado

Segundo turno

Ao que tudo indica a eleição irá para o segundo turno. Salvo algum acidente de percurso. E aí leia-se: Impugnação, Inelegibilidade e cassação. E todos os dois candidatos estão de alguma forma vulneráveis. O segundo turno só beneficia a candidatura de Arnaldo Viana, face ao alto índice de rejeição do nome e da pessoa de Garotinho, nome da candidata Rosinha e que ela tenta desvincular. O segundo turno não é uma eleição, é praticamente um plebiscito. Sim ou não.
Colaboração: Herval Machado

Rio Branco consegue um bom resultado.

O Rio Branco empatou com o Nova Iguaçu pelo placar de 2 x 2 e conseguiu seu primeiro ponto na segunda fase. O Nova Iguaçu é um dos times considerados favoritos a vaga na primeira divisão.
O time de Campos esteve atrás do placar por duas vezes, mas conseguiu a igualdade aos 45 minutos do segundo tempo e comemorou o resultado como se fosse uma vitória. Agora o time tem um ponto e ainda está na briga na competição.
Colaboração: Fernando Soares