quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Focos do mosquito transmissor da dengue aumentam no interior de residências em Miracema

Continua alto (3,9%) o índice de infestação do mosquito aedes aegypti em Miracema, noroeste fluminense, apesar de todo o empenho do serviço de combate à dengue. De 4 a 22 de janeiro, 4.087 imóveis foram visitados pelos funcionários do Controle e Combate à Dengue da Secretaria de Saúde do município. Foram coletadas amostras de 357 focos de mosquito, dos quais 196 continham larvas do transmissor da doença. A informação é da coordenação de Combate a Dengue.

De acordo com a secretaria o maior número de focos positivos foi colhido dentro das casas, em ralos, vasos e pratos de plantas: 54,09%, o equivalente a 106 focos do mosquito. Em depósitos como garrafas, potes e latas que são jogados em quintais e terrenos baldios, foram encontrados 54 focos (27,55% do total de positivos). Já em caixas d’água e poços (cacimbas) 9,69% (19 focos) e em outros tipos de depósitos 8,67% (17 focos).

O prefeito Ivany Samel disse que, assim que os vereadores retornarem à Câmara Municipal, no próximo dia 5, será votado o projeto de lei de autoria do Executivo municipal que institui “penalidade para os proprietários de imóveis em que sejam encontrados focos do mosquito aedes aegypt”. As multas previstas variam de R$ 100,00 a R$ 1 mil. Esses recursos serão investidos no combate à dengue no município.

Fonte: Rádio Itaperuna AM /Decom Miracema

37 casos de dengue notificados em Natividade

O setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Natividade, noroeste fluminense, informou que 37 casos de dengue foram notificados no município. O balanço se refere ao período de 08/01/2010, dia da primeira notificação, a 25/01.

De acordo com o relatório, os pacientes suspeitos de terem sido infectados pelo mosquito Aedes Aegypti, já foram encaminhados para fazer os exames sorológicos, não havendo, por enquanto, confirmação oficial se todos os casos se tratam realmente de dengue. A nota enfatiza ainda que, por questões de segurança estão sendo realizadas ações de bloqueio nas localidades de origem dessas notificações.

Os casos suspeitos foram registrados nos seguintes locais: Morado do Engenho 03; Morro da Formiga 01; Centro 06; Vila Almeida; Liberdade 02; Zona Rural 06; Cantinho do Fiorello 02; Tubiacanga 05; Popular Velha 01; Balneário 02; Ourânia 01 caso. Os demais casos são referentes a pacientes que foram contaminados em localidades fora do município.

Fonte: Rádio Itaperuna 1410 Khz

Estadual de bodyboarding em Atafona no fim de semana

A Federação de Bodyboard do Rio de Janeiro (FEBBRJ) e a União dos Bodyboarders de Campos e São João da Barra (UBCS) com supervisão da Confederação Brasileira de Bodyboard vai realizar no próximo fim de semana, nos dias 29, 30 e 31 de janeiro, o São João da Barra Bodyboard Pro. O campeonato abre pelo terceiro ano consecutivo o circuito estadual profissional do esporte no Estado.

A competição vai reunir os melhores profissionais do sudeste e será disputada na praia de Atafona, em frente ao Balneário. Serão cinco categorias (amador masculino, júnior, pro/AM feminino, profissional masculino e iniciante local). A premiação é de 10 mil reais dividida em 5 mil em dinheiro entre os profissionais até o quinto colocado e material de competição para os amadores também no valor de 5 mil reais. Os atletas serão julgados com o sistema de notas computadorizadas e o resultado sairá segundos depois da cada bateria.

Alguns atletas como Israel Eduardo, de Rio das Ostras, o atual campeão do circuito do Estado do Rio, Diego Pacheco, de Vila Velha no Espírito Santo, Magno Oliveira, top do circuito mundial e também do Espírito Santo, o campista top do circuito brasileiro Bruno Invyk, Jéssica Becker, de Macaé - vice-campeã mundial em 2008 e atual top 3 do Circuito mundial e a capixaba Dandara Barreto confirmaram presença e estarão em Atafona.

SFI adota novas ações de combate a pesca predatória em Barra

A secretaria de Agricultura de São Francisco de Itabapoana, adotou esta semana, novas ações de combate à pesca predatória, na localidade de Barra do Itabapoana. No início de janeiro deste ano, representantes da colônia de pescadores denunciaram que pescadores clandestinos regionais e também, em sua maioria, aqueles que migram de outras regiões para Barra têm feito a “pareja” ou “arrastão”. Essas redes são tecidas com malhas bem finas desproporcionais, medindo trinta milímetros (o correto é acima de quarenta e cinco milímetros), e impedem que os peixes pequenos atravessem. Com isso, muitos deles são levados à força para a beira da praia e acabam morrendo.

No começo deste mês a secretaria já havia se reunido duas vezes com a colônia de pescadores para ouvir as suas insatisfações e apresentar os esforços da secretaria feitos junto ao IBAMA e ao Instituto Estadual do Ambiente (INEA) para pôr fim a esse tipo de captura indiscriminada que mata e desperdiça peixes no litoral de Barra. Na última reunião ficou decidido que a pesca de “pareja” fosse suspensa até que os órgãos competentes apurassem os métodos jurídicos necessários sobre o assunto, mas esta semana os pescadores clandestinos voltaram a atuar no litoral. Segundo a secretaria, o IBAMA-Rio, recebeu um ofício do IBAMA - Brasília para que autorizando a montagem de uma operação policial em conjunto com vários órgãos ambientais para reprimir a prática da pareja.

IF Fluminense disponibiliza 50% das vagas para candidatos do ENEM

O Instituto Federal Fluminense disponibilizou 50% de suas vagas do primeiro semestre de 2010 para o sistema de seleção em fase única, através do ENEM. Todos os cursos superiores oferecidos no campus Campos-Centro, campus Macaé e campus Cabo Frio foram contemplados e o processo será feito por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU) em três chamadas. A primeira chamada começa nesta sexta-feira, dia 29 de janeiro.

Para concorrer, os alunos que prestaram o ENEM, no início de dezembro de 2009, devem conferir o resultado da sua prova no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). A partir do resultado obtido os candidatos poderão, a partir desta sexta, 29 de janeiro, disputar uma das 47,9 mil vagas de 49 universidades e institutos federais que adotaram a prova como fase única de seleção. O prazo vai até o dia 3 de fevereiro.