quinta-feira, 2 de setembro de 2010

TRE apreende carros de som de Peregrino e Garotinho em Itaperuna

A equipe de fiscalização de propaganda do TRE-RJ em Itaperuna apreendeu, na tarde desta quinta-feira (02), cinco carros de som e um trio elétrico que faziam propaganda dos candidatos Fernando Peregrino e Anthony Garotinho, respectivamente candidatos ao governo do Estado e a deputado federal, pelo PR. A apreensão foi determinada pela juíza Sheila Draxler Pereira de Souza, da 107ª zona eleitoral, porque os veículos realizavam carreata pela Avenida Cardoso Moreira, principal logradouro do município, com o som ligado em alto volume, o que contraria a legislação eleitoral.
Na avenida em questão, estão localizados além da sede da Prefeitura e do Fórum, uma Casa de Saúde, igrejas e duas escolas em funcionamento. A Resolução 23.191 do Tribunal Superior Eleitoral – que dispõe sobre a propaganda eleitoral e as condutas vedadas em campanha - proíbe, em seu art. 10, § 1º, incisos I, II e III, a instalação e o uso de alto-falantes ou amplificadores de som em distância inferior a 200 metros dos seguintes estabelecimentos: sedes dos Poderes Executivo e Legislativo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, das sedes dos órgãos judiciais, dos quartéis e de outros estabelecimentos militares, bem como de hospitais e casas de saúde, bibliotecas públicas, teatros, igrejas e escolas em funcionamento.
Segundo informações da chefe de cartório da 107ª ZE, Suziane Rossi Silva Girão, os veículos estão guardados no pátio da própria zona eleitoral, e o trio elétrico está em um galpão, sob a guarda do proprietário, concedida, a pedido deste, pela juíza eleitoral. Os autos foram encaminhados à Procuradoria Eleitoral.

GAP realiza operação em Campos, detém três pessoas e apreende um menor

Em cumprimento a Mandado de Busca Domiciliar expedido pela Justiça, o Grupo de Apoio aos Promotores de Justiça (GAP) de Campos deteve três pessoas e apreendeu um menor, em operação realizada na manhã de ontem (01/09). A investigação foi iniciada a pedido da 1ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal, após a Ouvidoria do Ministério Público do Estado receber denúncia anônima sobre tráfico de drogas na região. O grupo foi levado para a 134ª Delegacia de Polícia (Campos). Ao fim dos depoimentos prestados até o início da madrugada de hoje, o menor de 16 anos foi apreendido por posse ilegal de armas e munições e associação para o tráfico.
Os demais detidos (pai, irmão e madrasta do menor) foram indiciados por associação para o tráfico e liberados em seguida. Eles responderão ao processo em liberdade. De acordo com o chefe do GAP em Campos, Major Leal, foram feitas, nos últimos dias, diligências na área próxima à casa dos detidos, no bairro Parque Leopoldina, para verificação da denúncia de que o dono do imóvel traficava drogas. O local é vizinho à comunidade da Baleeira. “Em Campos, as comunidades com venda de drogas são divididas entre duas facções: Baleeira e Tira-gosto, que são ligadas às facções Amigos dos Amigos (ADA) e ao Terceiro Comando Puro, respectivamente”, disse o Major.
Não houve resistência na chegada dos agentes. No quarto do menor, foram apreendidos um revólver calibre 32, munições, uma balança de precisão, duas trouxinhas de maconha e uma lata contendo diversas “guimbas” de cigarro de maconha com um pequeno resíduo da droga. Os policiais do GAP também encontraram 207 sacolés vazios, duas máscaras, duas toucas, um par de luvas, uma piteira e cinco folhas impressas contendo 1.125 etiquetas com a inscrição “Baleeira e ADA 05 – FUMO CHAPO – O MELHOR DE CAMPOS”, com imagem da folha de maconha. O material recolhido foi levado para a delegacia.