quarta-feira, 24 de junho de 2009

Procissão Fluvial colore o Rio Paraíba do Sul, em São João da Barra

Um dos mais belos momentos dentro dos festejos em homenagem ao padroeiro São João Batista, em São João da Barra, se repetiu nesse ano de 2009. Tendo como cenário o rio Paraíba do Sul em seu entardecer, vários barcos partiram de sua foz, na praia de Atafona, na terça-feira, em direção ao Cais do Imperador, na tradicional Procissão Fluvial que, segundo historiadores do município, já se repete há pelo menos trezentos anos, sempre em 23 de junho.
Seguindo a embarcação que levava a imagem do padroeiro São João Batista, a prefeita Carla Machado e o pároco Pe. Gustavo Ribeiro dos Santos a bordo.
História - presume-se que a tradicional procissão, realizada sempre na véspera do dia de São João Batista, tenha surgido ainda no tempo do povoado de São João Batista da Barra, fundado pelo pescador Lourenço do Espírito Santo. A procissão representaria a vinda de Lourenço, que subiu o rio após o afogamento de sua esposa em Atafona, em 1630, acompanhado pelas famílias que o seguiam desde Cabo Frio.
No barco, trazia a imagem de São João Batista, para quem ergueu uma capela com telhado de palha no local mais alto da margem direita do rio Paraíba do Sul. Até pouco tempo, a bandeira era içada em um mastro erguido junto ao prédio da Cia. de Navegação São João da Barra/Campos, demolido na década de 1970.

INSS avisará por carta beneficiários que estão aptos a se aposentar

Está na edição de hoje do Diário Oficial da União a norma do INSS que prevê a emissão de cartas para avisar aos beneficiários que eles estão aptos a se aposentar.
De acordo com a Resolução, os segurados que, a partir de julho de 2009, completarem a idade e a carência necessárias para a aposentadoria por idade serão comunicados sobre a possibilidade de requerer o benefício por meio do "Aviso para Requerimento de Benefício”. A confirmação de autenticidade do aviso poderá ser feita no site www.previdencia.gov.br ou pela Central de Atendimento, no 135.