terça-feira, 10 de agosto de 2010

MPF investiga origem de óleo que atingiu Região dos Lagos

O Ministério Público Federal instaurou procedimento administrativo para apurar as causas do vazamento de óleo que atingiu praias em Cabo Frio e Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, no domingo (8). Outro foco das investigação é a análise do dano ambiental eventualmente causado à região e as medidas necessárias para a sua recomposição. O primeiro passo do procurador da República Thiago Simão Miller, que atua em São Pedro da Aldeia, foi cobrar esclarecimentos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (Resexmar/AC), Companhia Municipal de Administração Portuária (Comap), Capitania dos Portos (Cabo Frio) e Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM).
Dentre outras informações, foram solicitadas explicações sobre as providências para conter o vazamento, a origem do óleo, bem como sobre os navios e plataformas fundeados ou que transitaram pela região nos últimos 15 dias.
"Ainda é cedo para apontarmos a responsabilidade de quem quer que seja. Neste primeiro momento a maior preocupação é descobrirmos a origem do vazamento, até mesmo para termos certeza de seu estancamento", afirma o procurador Thiago Simão Miller.
Como o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) vem analisando amostras colhidas nas praias da Região dos Lagos, o MPF pediu-lhe informações sobre o prazo para a conclusão do estudo.