sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Secretária estadual de Meio Ambiente determina multa diária e auditoria para a CSN por novo vazamento

A secretária do Ambiente, Marilene Ramos, determinou, nesta sexta-feira (07/08), que a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) contrate imediatamente uma auditoria ambiental independente para as investigações sobre o vazamento que atingiu o rio Paraíba do Sul. A empresa também está sujeita a multa diária, cujo valor será estipulado pela secretaria, na próxima segunda-feira.

Juntamente com o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino Martins Pereira, a secretária inspecionou, pela manhã, vários setores da siderúrgica, em Volta Redonda, incluindo a unidade de Carboquímicos.

Durante a vistoria, a secretária e o presidente do Inea constataram falhas, sobretudo na malha hídrica e de drenagem da CSN, além de problemas nas barreiras de contenção. Segundo eles, a siderúrgica precisa rever os sistemas de controle. O material oleoso vazado da Usina Presidente Vargas da CSN apresenta características semelhantes às do primeiro vazamento, iniciado no domingo (03/08) e controlado na madrugada da última terça-feira. Ainda não foi avaliada a quantidade de produto derramado no rio.

Até o momento, como não há sinais de contaminação de mais gravidade, como mortandade de peixes, a captação de água do rio para fins de abastecimento não foi interrompida. Marilene e Firmino foram recebidos também pelo Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense. Eles solicitaram à diretoria e ao presidente da entidade, Renato Soares, ajuda na fiscalização da CSN. Equipes do Inea permanecem de plantão dentro da empresa, acompanhando o trabalho de identificação das possíveis fontes.

Polícia Civil divulga nota sobre apreensão de fogos em Campos

A Assessoria de Imprensa da Polícia Civil divulgou nota informando sobre a apreensão de fogos de artifício na festa do padroeiro de Campos.
"Um caminhão carregado de fogos de artifícios foi apreendido às margens do Rio Paraíba, no centro de Campos dos Goytacazes, por policiais da Divisão de Fiscalização de Armas e Explosivos (DFAE). No local, também estavam montados fogos que seriam utilizados na queima desta sexta-feira. Os do caminhão seriam utilizados no sábado e no domingo.
A apreensão aconteceu nesta quinta-feira. De acordo com o titular da especializada, Cláudio Vieira, uma equipe do DFAE foi para Campos com o objetivo de fiscalizar os locais que são comemoradas dadas festivas e queimas de fogos, comum no mês de agosto, naquele município.
Os explosivos são da empresa Alumifogos, de Minas Gerais, encarregada de realizar a queima. Ela não tem registro nos órgãos fiscalizadores do Rio de Janeiro e nem técnico habilitado no Estado para a montagem dos artifícios.
O material apreendido e os funcionários da Alumifogos foram encaminhados para a delegacia do município e após prestarem depoimentos serão liberados. Os fogos serão transportados para o Esquadrão Anti-Bomba para serem destruídos."

Búzios registra seu primeiro caso de Influenza A

A secretaria de Saúde de Búzios recebeu ontem a confirmação de um dos quatro casos suspeitos de Influenza A (H1N1), registrados até agora no município. O paciente esteve internado no Hospital Municipal Rodolpho Perissé no último dia 24, e já se encontra recuperado em casa. De acordo com a secretária adjunta de Saúde, Luzia Andrade, a pessoa infectada fazia parte do grupo com maior risco de contrair a doença, pois possuía histórico de doenças anteriores, o que costuma facilitar a instalação do vírus. O paciente foi tratado no hospital com o medicamento fornecido pelo Ministério da Saúde, e liberado após se recuperar bem e não apresentar mais qualquer risco em transmitir a doença.
Toda a família do paciente recebeu orientação e foi acompanhada por uma equipe de Saúde durante as últimas semanas, período em que nenhum outro parente apresentou os sintomas da Influenza A, anulando a possibilidade de estarem contaminados e virem a desenvolver, ou disseminar o problema. Dos quatro casos suspeitos surgidos em Búzios, apenas um homem de 48 anos de idade ainda se encontra internado, aguardando o resultado do exame para detecção do vírus H1N1.

Assassinos de estudante presos em Cabo Frio

O comerciante Waldir dos Santos Júnior, e o estudante Raphael Fernandes Chagas foram presos, nesta quinta-feira, por policiais da 126ª DP (Cabo Frio). Eles são acusados de matarem o estudante Fábio Soares de Souza, em abril deste ano. O crime aconteceu na boate Bar do Povo, propriedade de Waldir, na Rua das Lebres, em Unamar, Cabo Frio.
Fábio foi espancado até a morte e o seu corpo foi levado até a Rua Raposo, naquele distrito, onde foi queimado.
De acordo com o titular da unidade, Daniel José Bandeira, após dois meses de investigação, os agentes localizaram os assassinos e dois menores de 17 anos que também participaram do homicídio e da ocultação do cadáver.