sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Secretária estadual de Meio Ambiente determina multa diária e auditoria para a CSN por novo vazamento

A secretária do Ambiente, Marilene Ramos, determinou, nesta sexta-feira (07/08), que a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) contrate imediatamente uma auditoria ambiental independente para as investigações sobre o vazamento que atingiu o rio Paraíba do Sul. A empresa também está sujeita a multa diária, cujo valor será estipulado pela secretaria, na próxima segunda-feira.

Juntamente com o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino Martins Pereira, a secretária inspecionou, pela manhã, vários setores da siderúrgica, em Volta Redonda, incluindo a unidade de Carboquímicos.

Durante a vistoria, a secretária e o presidente do Inea constataram falhas, sobretudo na malha hídrica e de drenagem da CSN, além de problemas nas barreiras de contenção. Segundo eles, a siderúrgica precisa rever os sistemas de controle. O material oleoso vazado da Usina Presidente Vargas da CSN apresenta características semelhantes às do primeiro vazamento, iniciado no domingo (03/08) e controlado na madrugada da última terça-feira. Ainda não foi avaliada a quantidade de produto derramado no rio.

Até o momento, como não há sinais de contaminação de mais gravidade, como mortandade de peixes, a captação de água do rio para fins de abastecimento não foi interrompida. Marilene e Firmino foram recebidos também pelo Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense. Eles solicitaram à diretoria e ao presidente da entidade, Renato Soares, ajuda na fiscalização da CSN. Equipes do Inea permanecem de plantão dentro da empresa, acompanhando o trabalho de identificação das possíveis fontes.

Nenhum comentário: