terça-feira, 7 de outubro de 2008

Duas cidades podem ter nova eleição no Rio

Bom Jesus de Itabapoana e Santo Antonio de Pádua no Rio de Janeiro podem ter nova eleição. Isso porque os prefeitos eleitos obtiveram votação menor do que os votos anulados pela Justiça Eleitoral dos candidatos cujos nomes foram indeferidos nas duas cidades. Em Bom Jesus, João José Pimentel (PTB) ganhou a prefeitura com apenas 1.492 votos, enquanto o total de nulos foi de 20.821. Em Pádua, Maria Adib (PP) teve 10.074 votos, bem abaixo dos 16.021 registrados como nulos.
Os dois praticamente foram candidatos únicos, pois seus adversários tiveram candidaturas indeferidas e ainda aguardam decisão do Tribunal Superior Eleitoral sobre recursos contra os indeferimentos. Segundo a assessoria do TRE do Rio de Janeiro, a decisão nas duas cidades caberá aos juízes eleitorais locais.
Ruan Sousa

Hoje tem debate entre candidatos

Mas é debate entre os dois candidatos a presidente nos Estados Unidos. Lá não é melhor do que aqui. Lá também tem baixaria. E pasmem a eleição não tem votação eletrônica, conseqüentemente a apuração é de contagem manual, portanto sujeito as chuvas e tempestades.
Colaboração: Herval Machado

Fim melancólico...

É lamentável. Paulo Feijó mais uma vez (na eleição de 2004 também), chegou em 4º lugar, atrás e longe da estreante Odete Rocha que nunca teve mandato. Algo desagradável para quem já foi vereador, presidente da Câmara Municipal, Deputado Federal por três mandatos. Envolvido em vários e sucessivos escândalos, chegou a eleição de 2008 amealhando vários inimigos além dos adversários normais em qualquer campanha.
Sua situação piorou, quem diria, quando rompeu com seu ex-amigo e ex-fiel escudeiro Ivanildo Cordeiro. Feijó se apossou do partido, segundo consta, tirou proveito pessoal e saiu candidato a prefeito. A briga no ninho foi feia, constando de duas convenções, idas e vindas à Brasília, presença de Camilo Zito em Campos, enfim muitas farpas foram trocadas a fim de fazer Feijó deixar seus milhões e milhões de motivos de concorrer à Prefeitura de Campos, que segundo alguns de seu muitos ex-companheiros não foram poucos.
Por fim passou por cima de antigos aliados, companheiros e amigos como Ailton Tavares, Álvaro César e Nildo Cardoso que eram vereadores com mandato e tinham chance de se eleger e foram literal e propositalmente prejudicados por Feijó.
Com votação inexpressiva, que dependendo do partido não o elegeria se quer vereador, Paulo Feijó chega a um fim de carreira no mínimo triste e lamentável. Já preconizava Odete Rocha quando provocada no debate da InterTV.
Herval Machado e Ruan Sousa

TSE reafirma: Votos para candidato sem registro ou com recurso pendente podem ser considerados nulos

Os votos recebidos por candidatos inelegíveis ou sem registro de candidatura, ainda que o recurso esteja pendente de julgamento pela Justiça Eleitoral, podem ser considerados nulos. É o que determina a Resolução 22.712, que dispõe sobre os atos preparatórios, a recepção de votos, as garantias eleitorais, a totalização dos resultados e a justificativa eleitoral.
"Serão nulos para todos os efeitos os votos dados a candidatos inelegíveis ou não registrados, assim considerados aqueles que, no dia votação, não possuírem registro, ainda que haja recurso pendente de julgamento, hipótese em que a validade do voto ficará condicionada à obtenção do registro”, diz o artigo 150 da resolução.
Ruan Sousa
Mais informações clique aqui

O "caso" Odete Rocha

A candidata Odete está nitidamente a serviço da candidatura de Arnaldo Viana. O que não é novidade. Já foi linha auxiliar nos debates. Convocou coletiva e sem procuração saiu em defesa dos mais de 100 mil eleitores de Arnaldo Viana.
A candidata Odete Rocha em sua coletiva agradeceu os 26 mil votos como se fosse seu. A candidata até o presente momento não agradeceu ao médico dr Mackoul como fez nos últimos dias de sua campanha. Será que a candidata é ingrata ou se convenceu que o dr. Mackoul não transferiu nenhum dos 33 mil votos que teve quando saiu candidato.
A justiça errou, pode até ser. Mas a decisão judicial não foi feita para ser discutida, mas sim para ser cumprida. Não tem a candidata, procuração para sair em defesa dos eleitores de Arnaldo Viana, portanto não pode falar por eles. Alegar que foram ludibriados, é mentira, porque todos sabiam que ele estava "sub judice" e que tudo podia acontecer, até nada.
Colaboração: Herval Machado

Goytacaz na terceira fase da Segundona

Nesta quarta feira o Goytacaz estréia na terceira fase da segunda divisão do Campeonato Carioca. O time que se classificou em primeiro lugar no seu grupo e tem a terceira melhor campanha da competição, estréia nesta quarta contra o Nova Iguaçu, em Cardoso Moreira.
O estádio Ary de Oliveira e Souza que serviu de palco para o time de Campos apenas uma vez, não vai poder receber seu time mas sua torcida não perde as esperanças e segue confiante na classificação.
Os jogadores e comissão técnica do Goytacaz esperam que os torcedores façam sua parte e sigam apoiando o time na busca da sonhada vaga na elite. Eles acreditam que a torcida do Goytacaz possa fazer a diferença nessa reta final. O primeiro passo e nesta quarta.
Nesta terceira fase restaram apenas oito times que foram divididos em dois grupos. O Goytacaz está no grupo I ao lado de Nova Iguaçu, Tigres do Brasil e Olaria. No outro grupo estão Bangu, CFZ do Rio, Portuguesa e Aperibeense. Todos estrearam nesta quarta.
Colaboração: Fernando Soares

A campanha do 2º turno

Hoje começa a campanha do segundo turno, já é permitida a busca de votos e Campos não sabe como será seu futuro imediato. Estamos de fora, temos uma candidata proclamada eleita e um candidato com votos "reservados", pela Justiça, e que começou a sua campanha sem esperar a decisão do TSE. Inclusive dando a entender que já sabe o resultado da decisão.
Só uma coisa estamos certo, a médio e longo prazo sabemos que todos estamos perdendo. É passada a hora de alguém fazer algo pela cidade. Em Pernambuco, Vitória do São Tantão, tiro e pancadaria reprimiu o protesto da população contra a Justiça Eleitoral, o caso aqui não é da Justiça local, mas sim do TSE que procrastina uma decisão que seja qual for tem quer ser acatada.
Herval Machado e Ruan Sousa

Bovespa opera com volatilidade após pânico da véspera

A Bovespa opera com volatilidade nesta terça-feira, após o pânico registrado na véspera. Depois de abrir em baixa, passou a alternar momentos de valorização e perdas. Em meio à insegurança mundial, o Federal Reserve anunciou uma ação coordenada com outros cinco bancos centrais para injetar US$ 450 bilhões no mercado financeiro.
Ruan Sousa

Minha decepção pessoal

Preparei-me para postar notas aqui sobre a eleição de segundo turno entre os dois candidatos favoritos. Peço desculpa por não ter cumprido meu dever a risca, minhas desculpas em especial a dra. Senir, minha leitora assídua e que me cobrou.
Confesso que não estava preparado para viver o que estamos vivendo. Estou decepcionado, triste, até deprimido com essas energias negativas espalhadas sobre todos nós. Independente da crença, temos que admitir que estamos vivendo um carma coletivo, somente olhando por esta ótica, encontramos explicação e consolo. Me preparei para comentar o número de votos dos candidatos, falar que a sorte estaria lançada, lembrar que a campanha começaria de novo.
Pensava também em comentar as possíveis alianças e apoios aos candidatos em segundo turno. Infelizmente mais uma vez fugimos a normalidade, insistem em nos fazer diferente dos demais. Fica minha pergunta: ATÉ QUANDO?????
Colaboração: Herval Machado

Arnaldo Vianna pede que eleitores recomecem a campanha mesmo sem decisão da Justiça

Em coletiva na manhã desta terça-feira, o candidato "derrotado" a prefeitura de Campos, Arnaldo Vianna (PDT), pediu que os eleitores "não deixem a poeira abaixar e recomecem a campanha para o segundo turno". Vianna ainda aguarda o julgamento do recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o indeferimento de sua candidatura.
Vianna disse ainda que as carreatas que Rosinha fez desde o anúncio da vitória, no domingo e na segunda-feira, foram uma espécie de pré-campanha.
Ruan Sousa
Mais informações clique aqui.

Quantidade de vereadores reeleitos

Mesmo indefinida a lista real de vereadores para a legislatura de 2004/2008, um sinal já foi dado pelos eleitores. A câmara deverá ser renovada em 50%, isso é um número bastante expressivo. Serve de aviso para os novos que estão chegando. Os eleitores deixaram claro de que não aprovaram o comportamento dos vereadores.
Colaboração: Herval Machado

Temos 2.º turno?

Caso aconteça o segundo turno, a data é dia 26 deste mês em curso, portanto pouquíssimo tempo, os prazos eleitorais começam a correr. É premente que a Justiça Eleitoral traga uma solução em caráter de urgência urgentíssima.
A indefinição da candidatura de Arnaldo para Prefeito e sua ex-mulher Ilsan Santos Viana para vereadora, tornam também indefinida a situação do legislativo. As contas do número de cadeiras de vereadores só fecha com o julgamento do processo que se encontra pendente. Em entrevista à Rádio Cultura no programa de Cacau Borges, o candidato Arnaldo se mostrou muito confiante.
No mesmo programa, Geraldo Pudim, representando a candidata do PMDB Rosinha Gartoinho se mostrou irritado, mas confiantes em um final feliz. Durante o programa eleitores ligaram para a emissora irritados com a situação, a irritação aumentou na medida que o site do TRE ficou durante um bom tempo fora do ar e ninguém dava nenhuma informação. Campos continua com sua situação indefinida.
Colaboração: Herval Machado

Tom negativo ao final das eleições

Nem a cidade nem seus moradores não mereciam isso... A eleição do dia 5 de outubro transcorreu em clima de paz e harmonia, tento alguns acidentes e incidentes em um lugar e outro, mas nada que empanasse o brilho da festa democrática.
O tom negativo foi dado ao final do pleito. E dado por quem deveria zelar da melhor forma pelos interesses do cidadão, a Justiça. Todos sabiam da situação do candidato Arnaldo, mas também já estamos acostumados, ele é deputado ¨sub judice¨, concorreu impedido, mas fez campanha até o último minuto e permitiram com que ele fosse votado.
A Juíza responsável pelo pleito, no meio da apuração, resolver suspender a divulgação dos números do candidato Arnaldo. É porque a população de Campos, é ordeira, uma vez que mais de 100 mil pessoas foram passadas para traz, enganadas, ludibriadas na sua boa fé. O impasse se instalou e por forças ocultas, a Juíza voltou atraz e resolveu divulgar os números e assim amanhecemos com uma candidata proclamada eleita e um candidato comemorando estar no segundo turno. Tudo será resolvido no tapetão. Já vimos esse filme, serão mais quatro anos ¨sub judice¨.
Colaboração: Herval Machado