sexta-feira, 17 de julho de 2009

Jovem com suspeita de Gripe A internada no Álvaro Alvim

Segundo a Secretaria de Saúde um jovem que chegou há dois dias do Rio de Janeiro está internado desde ontem à noite no Hospital Álvaro Alvim com suspeita da gripe A. Ele teria ido trabalhar na cidade e contraído a nova gripe. De acordo com o ministro da saúde, José Gomes Temporão, o vírus já circula no país inclusive no Rio de Janeiro.

Polícia estoura local de desmanche

A Polícia Militar estourou hoje um desmanche de carros em Barcelos, distrito de São João da Barra. No local foram encontradas partes de um carro que teria sido roubado na semana passada dentro de um estacionamento na área central de Campos. O desmanche funcionava em um terreno que fica às Margens da BR-356. A polícia chegou até o local através de denúncia anônima. Leandro de Souza Alves, de 26 anos, e Rafael Machado do Espírito Santo, de 25, foram presos em flagrante e levados para a delegacia de São Francisco de Itabapoana. A polícia ainda em uma casa abandonada próxima ao terreno uma espinguarda calíbre 12.

Vestibular Específico Uenf: Enem prorroga inscrições

O MEC prorrogou até este domingo, 19/07, o prazo de inscrições no Enem, que será utilizado como prova exclusiva de seleção para o Vestibular Específico Uenf 2010. Este ano, o Vestibular Específico congrega sete dos 15 cursos presenciais de graduação da Uenf: os bacharelados em Agronomia e Zootecnia e as licenciaturas em Biologia, Física, Matemática, Pedagogia e Química. Para informações e inscrições no Enem, o candidato deve acessar o endereço http://www.enem.inep.gov.br/.

Macaé com 4 casos suspeitos de gripe A

Quatro pessoas que participaram de um mesmo evento religioso, que contou com a presença de alguns estrangeiros, no último domingo (12) em Macaé, estão com suspeita da gripe A (H1N1). As vítimas foram encaminhadas para o Centro de Triagem da Gripe A, instalado anexo ao Hospital Público Municipal. As três primeiras vítimas apresentaram os sintomas da doença na quarta-feira (15). Na quinta-feira (16) a equipe da unidade fez a coleta de material biológico para análise no laboratório da Fundação Oswaldo Cruz, referência no Rio de Janeiro.

Uma das suspeitas é uma menina de 13 anos, que ficou internada no Centro de Triagem em observação e foi liberada na manhã desta sexta-feira (17). A outra vítima, uma mulher de 51 anos, está de quarentena em casa, assim como um menino de sete anos. Seguindo o protocolo do Ministério Saúde, as duas pacientes estão sendo medicadas - a menina por sofrer de asma e a mulher por ter problemas cardíacos. As duas, por terem a saúde mais vulnerável, tem indicação de receber o medicamento, que só é enviado pelo Governo Federal.

Na noite desta quinta-feira (16), uma mulher de 28 anos, que participou do evento também apresentou os sintomas e está de quarentena em casa. Todos os suspeitos apresentaram dores no corpo, tosse, febre, dor de cabeça e dor de garganta.

De acordo com a diretora técnica do HPM, Márcia Amaral, o prazo para a entrega dos exames de diagnóstico para gripe, segundo a FioCruz é de 72 horas. Os familiares das vítimas também estão de quarentena. Márcia ressalta que estes casos estão sendo analisados mais criteriosamente, porque as vítimas tiveram contato com estrangeiros. Um deles estava com tosse, segundo relato dos familiares. A coordenação de Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde de Macaé já está fazendo contato com as pessoas próximas dos pacientes para que fiquem atentos a qualquer sintoma.