quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Decisão do TSE permite campanha do 2º turno em Campos e devolve o processo ao TRE-RJ

Com a decisão do plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o processo de registro do candidato a prefeito, Arnaldo Vianna, retornará para o TRE-RJ. A decisão foi unânime.
Os magistrados determinaram também que o TRE reavalie as supostas irregularidades nas contas do candidato. Caso o TRE reveja a impugnação de Vianna antes do dia 26, e o TSE o julgue inelegível antes desta data, a realização do segundo turno do pleito em Campos será anulada.
Ainda cabe recurso contra a decisão do TSE. Tanto o Ministério Público Eleitoral, quanto a coligação da candidata Rosinha Garotinho podem entrar com uma ação questionando a decisão do tribunal.
Ruan Sousa

Direto do plenário: TSE decide conceder registro de candidatura a Arnaldo Vianna (PDT-RJ)

Ao conceder registro de candidatura a Arnaldo Vianna (PDT-RJ), os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram liberar a realização de segundo turno na cidade Campo dos Goytacazes (RJ). Porém, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) ainda terá que se pronunciar sobre as irregularidades que geraram a perda do registro de candidatura de Vianna.
A decisão será analisada também pelo TSE, o que pode interferir na realização do segundo turno. Mas, até o julgamento, o candidato poderá fazer a campanha normalmente.
Ruan Sousa
Para maiores informações clique aqui.

Novela Arnaldo Vianna

Que quinta feira nada... Eu em nota dias atrás, sugeri que talvez fosse julgado na quinta-feira. Amanhã já é sexta feira e o recurso de Arnaldo no Tribunal Superior Eleitoral não foi e nem deverá ser julgado está semana, salvo forças ocultas.
A coisa vai sendo empurrada com a barriga e quem sofre e a população. Ontem, quarta feira, a cidade sangrava, com a instabilidade e indefinição política, com bancos em greve, não se precisa de mais nada. O povo sofrido...
Colaboração: Herval Machado

Garotinho já começou a aparecer

Saiu ontem no jornal O Diário:
O ex-governador Anthony Garotinho afirmou ontem que a compra de votos imperou de forma escancarada em algumas áreas de Campos durante o pleito do último domingo. O presidente regional do PMDB disse ter sido testemunha da prática quando esteve em bairros de Guarus. “Eu fiquei escandalizado, foram coisas que nunca vi na minha vida, com toda minha experiência de 27 anos na política. Havia a presença de centenas de carros com placas de municípios do Espírito Santo como Presidente Kennedy, Apiacá, Muqui e Vitória, com malas de dinheiro que eram distribuídos em vários bairros. Infelizmente, quando eles perceberam minha presença sumiam do local”, denunciou, em entrevista à rádio Diário FM, no programa Repórter Diário.
Garotinho falando em compra de voto. Pode? Em casa de enforcado não se fala em corda. Garotinho precisa saber que estamos em uma federação e, portanto, os carros do Espírito Santo podem circular livremente em todo território nacional, assim como qualquer cidadão pode ter casa de veraneio em outro estado.
Também ele precisa saber que essas pessoas recorrem emplacar seus carros em endereços no vizinho Espírito Santo, em função do aumento que foi dado nos últimos oito anos que ele e Rosinha Garotinho quando estiveram no governo estadual.
Colaboração: Herval Machado

Equipes de Campos participam dos Jogos Abertos Brasileiros

Este fim de semana é de decisão para os times de Vôlei masculino e Basquete feminino do CEFET Campos. As equipes participam da etapa final dos Jogos Abertos do Interior, que acontece de 10 a 12 de outubro, em Cabo Frio, na Região dos Lagos.
Os jogos, que tiveram início em maio, premiam neste fim de semana os campeões, que representarão o Estado do Rio de Janeiro nos Jogos Abertos Brasileiros, que acontece em Vitório-ES, em dezembro.
Ruan Sousa

A Câmara Municipal ainda não está fechada

Existem dois vereadores que fizeram número expressivo o suficiente para modificar a lista dos já proclamados eleitos. Em primeiro lugar é Isan Santos Viana que segundo conta feita por especialista, com seus mais de sete mil votos contabilizados, modificará o perfil da Câmara, o outro candidato é o empresário Joel Roncetti que também está com seus votos pendentes por determinação da Justiça Eleitoral.
O caso mais emblemático, é o de Ilsan que se tiver liberado seus votos pela Justiça Eleitoral, vai sentar-se na cadeira de Ederval Venâncio, ex-presidente da casa e que tem mandato há mais de 30 anos e na legislatura que terminará em 31 de dezembro, fez mais de dez mil votos, um record que dificilmente será quebrado. Em uma decisão do TSE tomada hoje, o Tribunal reafirmou a necessidade de se desincompatibilizar do cargo no prazo legal.
Imaginem senhores que clima não deve estar dentro do partido PDT? Apesar de Ederval ser um cavalheiro e Ilsan uma dama, dessa cadeira, certamente ele não há de querer levantar. Sem Arnaldo Viana eleito, sem moeda de troca para negociar (secretaria municipal), o clima deve estar um dos piores.
Herval Machado e Ruan Sousa

Para conter a crise no mercado nacional BC volta a intervir e dólar acentua queda

Seguindo a tendência dos mercados mundiais, a Bovespa reagiu à ação coordenada do Fed e de outros seis Bancos Centrais e tem um dia de trégua nesta quinta-feira. O Ibovespa chegou a operar em alta superior a 4% logo após a abertura dos negócios e mantém a tendência de valorização até o início da tarde. Mesmo com o dólar em queda, o Banco Central anunciou um novo leilão de venda da moeda americana, o que deve acentuar ainda mais a queda da cotação.
Ruan Sousa

TSE mantém indeferimento de Graciete Santana

O ministro Arnaldo Versiani (foto), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou recurso a Graciete Santana Nogueira Nunes (PCB) mantendo, assim, indeferido o seu registro de candidatura à prefeitura de Campos dos Goytacases (RJ). Em primeira instância, o registro de Graciete Nogueira foi indeferido sob a alegação de que ela não se desincompatibilizou a tempo da função pública que ocupa, de professora, sendo, portanto, inelegível para concorrer ao pleito de prefeito.
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) manteve a decisão. A professora alegou que substituiu o candidato Vanderson Gama que havia renunciado à candidatura e que, em razão da imprevisibilidade do fato, não pôde se desincompatibilizar no prazo legal.
Ruan Sousa
Mais informações clique aqui

Feijó e o PSDB

Certamente o partido PSDB, onde Paulo Feijó está filiado e preside, cobrará a situação a qual foi levado. Ailton Tavares, Nildo Cardoso e Álvaro César, vereadores com mandato até 31 de dezembro deste ano, certamente vão questionar na regional o resultado, o rumo do partido e o comportamento da presidência.
Com todas as atitudes que Feijó tomou desde que começou o processo eleitoral, nenhuma delas foi a favor da sigla partidária. O indeferimento da candidatura dos três vereadores acima, o apoio a Rosinha Garotinho, os votos que teve no pleito e consequentemente o fato de não fazer legenda o que deixa o partido sem representante na legislatura de 2009, foi só alguns dos imbróglios.
Até parece que Feijó fez de propósito para se vingar do partido por que quando envolvido no escândalo nacional das ambulâncias, o PSDB veio a público e comunicou em rede nacional, em horário nobre e na Rede Globo que iria expulsá-lo. Feijó teve que pedir sua desfiliação e depois renunciou ao mandato, para não ficar inelegível e com isso não pode concorrer a reeleição de deputado federal.
Colaboração: Herval Machado

Campos terra do pão e do circo

A população campista está cansada de tantas instabilidades políticas. O desdobramento de 2004 está sendo amargo para a cidade como um todo. Durante o período acompanhamos o desenvolvimento de municípios próximos, mas o retrocesso de Campos. A cidade não cresceu como deveria, ficou no tempo, está perdendo grandes oportunidade de alavancar.
Infelizmente há inúmeros campistas que ainda estão acostumados a política feudal, do pão e do circo. Agora basta saber até quando?
Ruan Sousa

Deu na Folha da Manhã

Seis mil terceirizados e 108 mil eleitores à espera do TSE. Essa foi a manchete do jornal Folha da Manhã de ontem. No mínimo infeliz. Quem lê, soma e supõe que 114 mil eleitores apóia Arnaldo Viana. Com isso, a manchete vincula e discrimina os terceirizados com se todos fossem eleitores e apoiadores da candidatura de Arnaldo Viana.
Ainda que seja verdade e isso quem afirma e o jornal, não era assunto para ser divulgado nem na página de classificados. E olha que o matutino apóia o candidato. A não ser que o jornal tenha lá seus milhões de motivos para ao invés de ajudar atrapalhar.
Colaboração: Herval Machado

Kassab abre 17 pontos sobre Marta em SP; No Rio, Gabeira passa a frente de Paes

Pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal Folha de São Paulo hoje revela que o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, do DEM, abriu 17 pontos de vantagem sobre Marta Suplicy do PT, com 54% das intenções de voto.
No Rio, Fernando Gabeira, do PV, tem 43% das intenções de voto contra 41% de Eduardo Paes, do PMDB. Os dois candidatos estão tecnicamente empatados. Nas duas pesquisas, a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Ruan Sousa

Só pra lembrar...

Enquanto não sai a decisão se haverá ou não segundo turno, de quem será o novo prefeito (a), se os vereadores estão, ou não, garantidos, a cidade não pará.
Temos um prefeito em exercício que ninguém vê e ninguém fala. Temos pela frente mais dois meses, no mínimo, desta administração. Em dois meses dá pra fazer bastante coisa e posso até dar um exemplo e uma sugestão, porque não. O Natal vem aí, os candidatos que gastaram fortunas em campanhas, podem fazer atos de solidariedade, pois afinal esse é o espírito natalino e o mínimo que podemos esperar daqueles que se colocaram a disposição da população.
Não dá pra negar que o mais interessante pra cidade agora é saber qual a situação de quem será o futuro administrador (a) da cidade. Mas o que parece ser importante pra você, não é de fato fundamental para o outro. Por isso o recado. Campos, em especial Você, não pode parar. E como diz meu querido pai: “Bola pra frente e cabeça erguida”.
Colaboração: Fernando Soares

A crise financeira internacional

Com o fim das eleições municipais (obviamente menos aqui em Campos dos Goytacazes) a mídia nacional passa a se ocupar com os problemas financeiros internacionais que são nossos também.
Hoje a crise que começou nos Estados Unidos e já atingiu os bancos europeus e até a sólida bolsa de valores de Hong Kong, chega a nossas casas e se instala no nosso café da manhã diário. Com o aumento do dólar, sobe a cotação do trigo e o pauzinho nosso de cada dia sobe junto.
O presidente da república e os ministros da área econômica felizmente já admitiram que o Brasil não está livre dos riscos financeiros internacionais como tentaram passar no primeiro momento. E este é um problema que nos brasileiros temos que esperar para ver no que vai dar.
Colaboração: Herval Machado

2 em 1

Você se lembra do Túlio Maravilha? Se você é botafoguense deve se lembrar mais facilmente, pois é difícil de esquecer o folclórico jogador de futebol. Pois é, o Túlio agora protagoniza uma nova historia.
Atualmente o jogador atua no Vila Nova de Goiás e disputa a Serie B com o time goiano e tem grandes chances de subir para primeira divisão do Campeonato Brasileiro. De quebra o jogador, que tem 36 anos é artilheiro da competição.Mas agora veja: O atleta foi eleito no ultimo domingo vereador em Goiânia, com mais de 10 mil votos e já faz planos para conciliar o futebol com a política.Túlio disse que já esperava pelo resultado das urnas, pois ele é carismático, famoso e divulga Goiânia por todo Brasil.
O artilheiro vereador tem uma meta no futebol que é alcançar a marca dos mil gols com a camisa do Botafogo(ele tem 858 gols). Se esse plano se tornar mais rápido que ele imagina, pedirá dispensa da câmera, pois seu sonho é fazer o milésimo gol com a camisa do clube carioca. Esse é o Túlio Maravilha!
Colaboração: Fernando Soares

A espera no TSE

É frustrante essa espera. Este já seria o momento onde os candidatos do 2.º turno já deveriam estar conversando, costurando apoios e formulando acordos. Mas não é isso que está acontecendo. Tudo está travado e por culpa exclusiva do TSE que já deveria ter dado uma resposta em relação a candidatura de Arnaldo Viana.
A atitude do Tribunal é um desrespeito e um afronta a população sofrida da cidade de Campos dos Goytacazes. O candidato é culpado? É sim! Mas mais culpado, é uma Corte Superior que já deveria ter dado um tratamento diferenciado em função da urgência, urgentíssima que os fatos merecem.
Colaboração: Herval Machado

Goytacaz 0 x 0 Nova Iguaçu

Goytacaz e Nova Iguaçu fizeram um jogo considerado fraco na tarde de quarta feira. O frio que fazia em Cardoso Moreira parecia desanimar os jogadores e placar não poderia ser outro, 0 x 0 na estréia das duas equipes nesta terceira fase da Seletiva.
Com o mando de campo e atuando mais uma vez em Cardoso Moreira, O Goytacaz começou melhor e foi melhor em todo jogo, mas o jovem time do Nova Iguaçu manteve o empate e voltou para casa com 1 ponto. O resultado parece ter agradado as duas equipes, mas pelo fato de ter jogado em “casa”, o Goyta perdeu a oportunidade de largar na frente, já que no outro jogo da chave Tigres do Brasil e Olaria também empataram em 0 x 0. O time de Campos volta a campo no próximo dia 11 para enfrentar o Tigres, fora de casa.
Colaboração: Fernando Soares