quarta-feira, 17 de setembro de 2008

A crise econômica mundial 1

Os especialistas econômicos internacionais já detectaram os vilões que provocaram o pedido de concordata de um dos maiores bancos do mundo e o principal dos Estados Unidos. Sem uso da linguagem economez, a origem do problema está no 11 de setembro de 2001, com a queda das duas torres gêmeas, ainda segundo os especialistas, os Estados Unidos quanto nação e os americanos ficaram deprimidos e o governo para levantar o moral da população resolver abrir o crédito.
Facilitou crédito inclusive para pessoas mal pagadoras e aquelas vulneráveis que não tem renda fixa. Seis anos depois os fatos se sucedem em cascata, quem tomou emprestado não pagou (aos bancos) e estes por sua vez não pagaram a seus credores e assim a coisa foi se sucedendo. Já foram cinco os bancos que fecharam suas portas.
O governo central dos Estados Unidos entendeu que não devia socorrer as instituições financeiras com receio de todas virem pedir socorro. Com isso sendo os Estados Unidos a maior potencia mundial, todos de alguma forma seremos atingidos.
Colaboração: Herval Machado

Semana de Matemática no CEFET Campos

Na vida dez, na escola dez. Este é o primeiro tema que vai ser abordado na II Semana de Matemática que acontece no CEFET Campos de18 a 20 de setembro, no Auditório Cristina Bastos. A palestra de abertura, que começa às 18 horas, vai ser ministrada pelo Professor Dr. Jorge Tarcísio da Rocha Falcão que desenvolve trabalhos relacionados à psicologia da educação matemática.
Ruan Sousa

As CPIs que não funcionaram

É do domínio público e criminal os escândalos que a cidade de Campos dos Goitacazes está envolvida. A Câmara dos vereadores na condição de Legislativo não cumpriu o seu dever constitucional de fiscalizar o executivo na pessoa dos atos de responsabilidade do Prefeito. Além disso, pactuou com inúmeras irregularidades.
Por fim, achando pouco sua omissão e ou conivência no cumprimento de seu dever, arquivou indistinta e indiscriminadamente a CP e CPIs que tramitaram na Câmara. Portanto, a Câmara dos Vereadores não fez o seu dever de casa. Com tudo isso ainda tem vereador querendo ser reeleito.
Se o eleitor tiver o mínimo de pudor, brio, vergonha e respeito a si próprio, renova essa Câmara em 100%, porque quem por lá não pecou por ação, pecou por omissão. Não posso deixar de lembrar: VOTO NÃO TEM PREÇO, TEM CONSEQÜÊNCIA.
Colaboração: Herval Machado

Justiça manda soltar número 2 da Polícia Federal preso ontem

Menos de 24 horas depois de ser preso, o diretor-executivo da Polícia Federal, delegado Romero Menezes, foi libertado nesta quarta-feira. Ele foi solto de madrugada por decisão do Tribunal Regional Federal de Brasília. Romero, número 2 na hierarquia da PF, havia sido preso temporariamente por suspeita de favorecer o irmão em licitações no Pará e no Amapá.
Ruan Sousa

Ainda a pesquisa

Quem poderia imaginar que o tucano Paulo Feijó, ainda que tecnicamente empatado pudesse ser ultrapassado pela comunista Odete Rocha. Ele vereador, deputado federal e candidato a prefeito por várias eleições, ficar disputando um terceiro lugar, com risco de chegar em quarto lugar é no mínimo sofrível.
Sem querer desmerecê-la, mas justo para Odete, que nunca teve cargo eletivo e foi tão somente vice da chapa do PT na eleição de 2004, fato que ninguém se lembra. Inclusive nesta eleição Feijó chegou em quarto lugar atrás inclusive de onde Odete que era vice numa coligação PT e PC do B.
Desta forma, se chega a conclusão que na disputa pelo comando do PSDB entre Paulo Feijó e Ivanildo Cordeiro, o segundo é que estava com a razão. Com todos esses fatos, é hora de Feijó parar e fazer uma profunda reflexão.
Colaboração: Herval Machado

Saiu mais uma pesquisa do IBOPE

Cada candidato faz a leitura de acordo com o seu interesse. Duas coisas são certas: Primeira: Nenhum candidato majoritário bem colocado, crescerá o suficiente para vencer a eleição em primeiro turno. Segunda: A melhor pesquisa, o melhor instituto pesquisador é o das urnas no dia.
Ao fazer a leitura dos dados, conforme seus interesses, os números da margem de erro, oscilam sempre em favor da vitória de cada um. Também as criticas aos métodos e a pesquisa como um todo, é choro de derrotado. Recorrer a Justiça é um mecanismo legal e válido.
Uma coisa ficou clara, pesquisados e pesquisadores estão em acordo. Vai ter segundo turno, mas somente dois estarão dentro. Adivinha quais seriam esses candidatos? Cuidado não pensem só nos que estão bem posicionados porque tudo pode acontecer neste pleito e nesta cidade, até nada.
Colaboração: Herval Machado

Agora é oficial, Odvan é jogador do Vasco

Após duas semanas de testes e na bagagem um bom currículo pelo clube, o zagueiro natural de Campos fica no Vasco pelo menos até o final do ano. A diretoria aposta na experiência do jogador e acredita que ele possa ajudar ao elenco vascaíno.
Odvan estava treinando na equipe B do Vasco e foi aprovado pelos membros da comissão técnica. Junto com o zagueiro-zagueiro, como é chamado, o time de São Januário apresentou mais um reforço. O chileno Pinilla, atacante de 24 anos e que tem passagens por clubes europeus e pela seleção do Chile, porém o jogador tem a fama de ser um boêmio e gostar da noite. (Foi parar logo no Rio). O Vasco ainda promete anunciar mais alguns reforços. A equipe briga seriamente para não cair para a Serie B.
Colaboração: Fernando Soares

Recuperação e implantação de mata ciliar

A Unidade de Pesquisa e Extensão Agro-Ambiental do Cefet Campos (UPEA) oferece o II Curso de Recuperação e Implantação de Mata Ciliar nos próximos dias 18 e 19 de setembro, na sede da Unidade, em Barcelos. O curso é gratuito e está aberto para toda a população que pode se inscrever na própria UPEA.
O curso será dado pelo professor Mauri Lima Filho da UFRRJ e dividido em uma aula teórica que acontece na quinta-feira, a partir das 18h30 e a prática na sexta-feira, a partir das 8h.
Ruan Sousa