quinta-feira, 27 de maio de 2010

TRE-RJ torna Arnaldo Viana inelegível por três anos

Na mesma sessão em que condenou o casal Garotinho, o TRE-RJ tornou inelegível por três anos Arnaldo França Viana, candidato derrotado à Prefeitura de Campos dos Goytacazes em 2008, por abuso de poder político e de autoridade.
Segundo o tribunal, Viana foi beneficiado pela contratação de funcionários terceirizados pela prefeitura, que apoiavam a campanha do então candidato a prefeito. Com a sentença, Viana não pode concorrer a cargo público até 2011. Pela legislação, mesmo um eventual recurso não beneficia Viana com efeito suspensivo, embora uma medida cautelar concedida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) possa provocar a suspensão dos efeitos da decisão.

Rosinha divulga Nota Oficial sobre decisão do TRE-RJ

A Secretaria de Comunicação Social de Campos divulgou a pouco uma Nota Oficial sobre a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro.
"COMUNICADO À IMPRENSA
Os advogados da prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, e do vice-prefeito, Doutor Chicão, estão aguardando a publicação da decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) para então entrarem com recurso.
Os advogados deixam claro que a decisão do TRE não produz efeito imediato e que a prefeita Rosinha Garotinho e seu vice-prefeito Doutor Chicão permanecem nos cargos.
Rosinha e Doutor Chicão estão confiantes na Justiça e vão continuar trabalhando para tornar Campos uma cidade melhor para se viver.
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes"

TRE-RJ aguarda recursos e não divulga novo calendário eleitoral

Por precaução, o TRE-RJ vai aguardar eventuais recursos e embargos, antes de divulgar o calendário eleitoral para as eleições suplementares em Campos. Caso a prefeita recorra ao Tribunal Superior Eleitoral, há efeito suspensivo. Já um eventual recurso de Anthony Garotinho não produz o mesmo benefício. Apenas uma medida cautelar ao TSE pode manter a possível candidatura de Garotinho ao governo do Estado neste ano. O julgamento chegou a ficar empatado em três votos a três.

TRE-RJ torna casal Garotinho inelegível e cassa mandato de Rosinha

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro cassou o mandato da prefeita de Campos dos Goytacazes, Rosângela Rosinha Garotinho por abuso do poder econômico. Ela foi beneficiada pelas práticas panfletárias da rádio e do jornal O Diário, durante a campanha nas eleições 2008. Como Rosinha Garotinho obteve mais de 50% dos votos, o Tribunal convocou novas eleições para o município. O uso indevido dos meios de comunicação social também levou a Corte a tornar inelegíveis por três anos a prefeita cassada e o pré-candidato ao governo do Rio, Anthony Garotinho, além de três comunicadores da rádio O Diário.
Os políticos ainda podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral, com efeito suspensivo. O julgamento chegou a ficar empatado em três votos a três. Coube ao presidente do TRE-RJ, desembargador Nametala Jorge, o voto de desempate. “Os fatos foram inadmissíveis. O pleito eleitoral tem que ter uma lisura absoluta, trata-se de um direito da sociedade”, justificou o desembargador. Os votos vencidos foram do relator do processo, juiz Célio Salim e dos juízes Leonardo Antonelli e Luiz de Mello Serra. Os desembargadores Sérgio Lúcio de Oliveira e Cruz e Raldênio Bonifácio acompanharam o voto divergente do revisor, juiz Luiz Márcio Pereira.Houve ainda um impasse quanto ao início da contagem do prazo de inelegibilidade. O juiz Luiz Márcio Pereira defendeu a tese de que o prazo deveria contar a partir da decisão, no que foi acompanhado pelodesembargador Nametala Jorge.
Mas os desembargadores Sérgio Lúcio de Oliveira e Cruz e Raldênio Bonifácio entenderam que deve prevalecer a Súmula 19 do TSE, com a contagem a partir das eleições em que os fatos ocorreram, ou seja, em 2008, o que. Para resolver o impasse, o juiz Luiz Márcio Pereira adotou o prazo da Súmula.
Informações: Assessoria TRE RJ

TRE cassa Rosinha e Anthony Garotinho

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acaba de decidir cassar a prefeita de Campos e ex-governadora Rosinha Garotinho (PR) por abuso de poder político e uso indevido de meio de comunicação social. A decisão foi por 4x3 e o voto de minerva foi dado pelo presidente Nametala Jorge. Os ex-governadores Rosinha e Anthony Garotinho (PR) também se tornaram inelegíveis por três anos por decisão do TRE.
Com isso, em tese, Anthony Garotinho, pré-candidato a governador, e Rosinha não poderão concorrer a eleição esse ano. Em função da decisão, haverá nova eleição no município de Campos.
Cassados, Rosinha e Garotinho ainda podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral. Ela fica no cargo como prefeita até o julgamento final do processo. O casal respondia a três ações de investigação judicial eleitoral que foram julgadas em conjunto. O relator do caso juiz Célio Salim deu parecer favorável ao casal, mas o revisor o juiz Luiz Márcio Pereira discordou. O que resultou na cassação do casal.
Com informações do Jornal O Dia e o Blog justiça e Cidadania