quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Paraíba sobe e chega 8,56m em São João da Barra

A Defesa Civil de São João da Barra registrou, às 16h desta quarta-feira, o nível do Rio Paraíba em 8,56m, dois metros acima do nível normal. Os principais transtornos relacionados à cheia podem ser sentidos no centro da cidade, com a água oriunda de bueiros invadindo parte da rua Barão de Barcelos, nas imediações da sede da Defesa Civil e da prefeitura. Segundo o coordenador de Defesa Civil, Felício Valiengo, providências já foram tomadas no sentido de evitar um maior acúmulo d’água, com utilização de bombas de sucção e tampões feitos de sacos de areia para serem colocados em bueiros nos trecos mais baixos.


Fotos: Secom SJB

Dengue: mais de 160 mil casos da doença em 2011 em todo estado

Durante todo o ano de 2011, foram notificados pelos municípios 168.242 casos de dengue no estado do Rio de Janeiro.
- Janeiro - 5.766 casos notificados
- Fevereiro - 17.262 notificados
- Março - 32.270 casos notificados
- Abril - 52.948 casos notificados
- Maio - 36.986 notificados
- Junho - 10.295 notificados
- Julho - 3.111 casos notificados
- Agosto - 1.406 casos notificados
- Setembro - 1.369 casos notificados
- Outubro - 1.906 casos notificados
- Novembro - 2.421 casos notificados
- Dezembro - 2.502 casos notificados
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde em 2011, foram registrados 140 óbitos no interior do estado, nas seguintes cidades:- Bom Jesus de Itabapoana (1), Casimiro de Abreu (1), Itaperuna (1), Macaé (1), São Pedro da Aldeia (1), Cabo Frio (2), Itaocara (2), Campos dos Goytacazes (3), Rio das Ostras (3).
A partir da primeira semana de 2012 e ao longo de todo o verão os boletins de casos de dengue, antes quinzenais, passarão a ser divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde semanalmente.

Sério Côrtes visita municípios do Noroeste Fluminense

A assessoria de imprensa do secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, divulgou a pouco que ele saiu, às 13h30 de hoje, do Rio de Janeiro em direção aos municípios do Noroeste Fluminense. Com ele, as equipes de Vigilância e Atenção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde irão percorrer as cidades mais atingidas pelas chuvas que caem sobre o estado desde o primeiro dia do ano. Laje do Muriaé será a primeiro município previsto para o desembarque das equipes da SES-RJ.
A visita tem o objetivo de avaliar as necessidades das Secretarias Municipais de Saúde de cada uma das cidades, verificar os planos de contingência para os casos de enchentes, os estoques de insumos e vacinas, a situação dos pronto-socorros e dos locais de abrigo e pontos de apoio para desalojados e desabrigados. A prefeitura de Laje do Muriaé já solicitou à Secretaria estadual de Saúde um kit calamidade. Em Italva e Santo Antônio de Pádua, duas unidades de saúde ficam muito próximas do leito do rio e sofrem com enchentes. Será avaliada pela equipe da SES-RJ a montagem de unidades de pronto-atendimento em locais próximos.
Noroeste Fluminense – Os municípios da região são: Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá, Varre e Sai. De acordo com o balanço de terça-feira da Secretaria de Estado de Defesa Civil, foram registrados 367 deslizamentos no estado; 41 inundações; 3 desabamentos; 21 enxurradas; 3.108 desalojados; 707 desabrigados; e 84 residências destruídas.

Temporais suspendem serviços do Detran no interior

Assessoria de Imprensa do Detran informou por meio de nota que o posto de vistoria e a Ciretran do DETRAN de Itaperuna suspenderam seus serviços em razão da enchente que alagou aquela cidade, onde a Defesa Civil solicitou aos habitantes que permanecessem em suas casas até a situação melhorar.
Estão também paralisadas, ainda devido às enchentes e temporais que vitimaram diversos municípios do estado, o posto de vistoria e a Ciretran de Santo Antônio de Pádua. Por causa das chuvas, os Serviços Auxiliares de Trânsito (SATs) de São Fidélis, Italva, Cardoso Moreira, Laje de Muriaé e Natividade estão paralisados. A orientação dada aos funcionários pela direção do Departamento é no sentido de que evitem riscos, mas que procurem normalizar os serviços tão logo o tempo se estabilize.

Chuvas: Cedae monta esquema de prevenção para as regiões Norte e Noroeste

As chuvas que atingem o Norte e Noroeste fluminense levaram a Cedae a montar, desde o início da semana, um esquema de prevenção a eventuais ocorrências que venham a interromper ou prejudicar a regularidade no abastecimento das cidades da região. A empresa reforçou a equipe com mais 80 pessoas que tiveram as férias canceladas e retornaram ao trabalho, totalizando cerca de 200 profissionais. Além disso, a Diretoria do Interior foi deslocada para o Noroeste, onde está desde ontem (02/01) coordenando as ações.