quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Mobilização contra a dengue em Itaperuna

Com a chegada das chuvas (entre meados de outubro e início de novembro) e a proximidade do verão, inicia-se um ciclo assustador e significativo em relação à dengue. O número de criadouros que contém as larvas do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue, é grande nos imóveis, com isso, o IIP – Índice de Infestação Predial – cresce seu percentual, fazendo com o que o risco de uma epidemia aconteça no município.
Preocupado com as últimas estáticas relacionadas à dengue no Estado do Rio de Janeiro, o secretário de Saúde Crébylon Nino Gonçalves, tem conferido ao NICES, a responsabilidade de promover todas as orientações necessárias de Educação em Saúde e Mobilização Social, junto à população itaperunense.

BR 101: Concessionária prepara Operação Especial para o feriado da Proclamação da República

A concessionária que administra a BR-101/RJ Norte entre Niterói e a divisa com o Espírito Santo, a Autopista Fluminense, montou uma operação especial para o feriado da Proclamação da República, que contará com recursos operacionais e sinalização extra. A previsão é de que 90 mil veículos trafeguem pela rodovia nos dias de maior movimento. O reforço na operação de atendimento ao usuário começa a zero hora de sexta-feira, 11 de novembro, e segue até o meio-dia de quarta-feira, dia 16.

Comissão do Porto do Açu realiza nova audiência nessa sexta-feira

Amanhã, às 9 horas, mais uma audiência será realizada pela Comissão Especial para acompanhar as obras do Porto do Açu. Os participantes são o Superintendente de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria Estadual de Agricultura, Nelson Teixeira Alves Filho; o Superintendente da Emater - (empresa assistência técnica e extensão rural no Estado do Rio de Janeiro), Ricardo Mansur; o Coordenador dos Programas de Fomentos da Secretaria de Agricultura, Ronaldo Soares; a presidente do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), Marilene Ramos e o diretor de sustentabilidade do Grupo EBX, responsável pelo empreendimento, Paulo Monteiro.

Carlos Minc faz alerta sobre vazamento de óleo na Bacia de Campos‏

O secretário estadual do Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, afirmou que o vazamento de petróleo ocorrido hoje (10/11) em campo de extração na Bacia de Campos em princípio não é grave, mas demonstra que continuam a existir riscos de desastres ambientais afetarem o litoral fluminense, devido a esse tipo de atividade.
Para Minc, mais uma vez fica evidente a importância dos estados produtores, com o Rio de Janeiro, manterem sua participação maior na distribuição dos royalties do petróleo. O secretário do Ambiente já falou hoje, por telefone, com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, assegurando a cooperação de equipes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) com os trabalhos de acompanhamento do vazamento por helicópteros do Ibama. Até agora, uma mancha de óleo pode ser vista na superfície do mar da Bacia de Campos, proveniente de vazamento do Campo Frade, operado pela petrolífera Chevron.“O vazamento da Chevron não deve chegar ao litoral fluminense. Se chegasse, poderia prejudicar ambientalmente regiões do litoral de Campos, Macaé, Rio das Ostras e Búzios, impactando, por exemplo, importantes zonas turísticas. Mas não afetaria em nada regiões de estados como o Mato Grosso, Rondônia e Piauí”, disse Minc.

Multinacional acha vazamento de óleo na Bacia de Campos

A unidade brasileira da petroleira norte-americana Chevron informou que está trabalhando para conter um vazamento no campo Frade, na Bacia de Campos. "O vazamento se deve a uma rachadura no solo do oceano. É um fenômeno natural", disse Heloisa Marcondes, porta-voz da Chevron Brasil. "Nós estamos mobilizando todo nosso pessoal" para conter o vazamento, acrescentou.
A Chevron começou a produção no campo Frade, no qual tem uma participação de 51,7%, em 2009. A companhia lidera a operação no campo, que contém uma reserva recuperável estimada em 200 milhões a 300 milhões de barris de petróleo equivalente. A Petrobras tem uma fatia de 30% no campo, enquanto o consórcio Frade Japão Petróleo Ltda. detém os 18,3% restantes.Quando contactada sobre o vazamento, a Petrobras informou que os questionamentos deveriam ser encaminhados a Chevron. Segundo relatos uma mancha de óleo já foi avistada na superfície do mar, mas ainda não existem detalhes sobre o tamanho do vazamento
Fonte: Sindpetro NF