quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Presidente da Amaerj Campos acredita que os eleitores terão mais segurança nas eleições 2012


O juiz Felipe Pinelli Pedalino, que atua na 99ª Zona Eleitoral de Campos e preside a 2ª Seção Regional da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), acredita que nessas eleições o controle das infrações e atos ilícitos cometidos pelos candidatos, partidos e coligações será melhor do que nas últimas eleições. 
Segundo o magistrado, “foram tomadas providências mais cedo e já há uma orientação prévia em relação a como proceder diante de crimes cometidos e problemas que possam existir”.  A declaração foi feita durante encontro promovido pelo TRE do Rio, no auditório da Escola da Magistratura do Estado, para apresentar aos  juízes eleitorais do estado o planejamento estratégico de segurança para as eleições. A tolerância zero aos crimes de boca de urna foi destaque na reunião. O juiz Felipe Pedalino é titular da 2ª Vara Cível de Campos.

Câmara de SJB sem sessão por falta de quórum


Assessoria de imprensa da Câmara Municipal de São João da Barra informou a pouco, por meio de comunicado aos veículos de comunicação, que não houve sessão hoje, por falta de quórum.
No final da manhã, equipes da Polícia Federal, saíram de Campos em direção a SJB e foram seguidas equipes de quase todos os veículos de comunicação de Campos. Logo na chegada a SJB a recepção foi hostil.

Guardas Municipais de Rio das Ostras apoiam tropas do Exército e PM durante as eleições

A Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano vai dispor de 180 guardas municipais para o plantão do próximo final de semana. O objetivo é que eles, além de guardarem os próprios municipais, ofereçam apoio no sábado, dia 6, durante a distribuição das urnas eleitorais, e no domingo, dia 7, suporte às tropas do Exército Brasileiro e Polícia Militar. A intenção da parceria é garantir o clima tranquilo durante a eleição no município.

Jovem estupra adolescente de 13 anos e divulga vídeo do ato sexual

A Polícia Civil de Itaperuna, no noroeste do Estado do Rio de Janeiro, buscava, nesta quarta-feira (3), um jovem de 19 anos que fez e divulgou um vídeo de dois minutos com cenas de sexo dele com uma menina de 13 anos. De acordo com a vítima, o jovem teria forçado o ato sexual por meio de chantagem. Ele teria filmado a menina consumindo loló, que ele mesmo ofereceu. No dia seguinte, o suspeito afirmou que caso a adolescente não fizesse sexo com ele, mostraria o vídeo para a mãe dela.
A polícia foi a caso do jovem, mas não pode entrar sem um mandado de prisão. O vídeo se espalhou pela cidade. De acordo com a polícia, quem possuir as imagens pode responder também pelo crime. 

TRE orienta eleitores para o dia da votação


Em contagem regressiva para o 1º turno das eleições, que se realizará no próximo domingo, dia 7 de outubro, o TRE-RJ alerta os eleitores quanto a alguns cuidados que devem ser observados no dia do pleito. Um dos pontos principais diz respeito à proibição do uso, na cabine de votação, de celular, equipamento de radiocomunicação ou qualquer outro equipamento que possa comprometer o sigilo do voto. E o Tribunal volta a lembrar aos eleitores que não aceitem qualquer tipo de intimidação: a urna é totalmente inviolável e o voto absolutamente secreto. Ninguém tem como saber em quem o eleitor votou.
No dia da votação, são proibidos também a aglomeração de pessoas e veículos com material de propaganda, o uso de alto-falantes, a realização de comícios, carreatas, transporte de eleitores e boca-de-urna, e qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de candidatos em publicações, como panfletos e cartazes. Porém, não é considerada propaganda a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato, através de adesivos, bandeiras e broches.
No dia 7, o cidadão deve comparecer ao local de votação com um documento de identidade com foto e, preferencialmente, o título de eleitor. Caso tenha perdido o título, o eleitor pode consultar qual a sua seção eleitoral e local de votação no site do TRE-RJ (www.tre-rj.gov.br) ou do TSE (www.tse.gov.br), na aba “Eleitor”, opção “Título e local de votação”. É importante que o eleitor leve uma “cola” no momento de votar, para não errar o número de seus candidatos.

Procuradoria eleitoral investiga políticos presos em São João da Barra

A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio acompanha o inquérito da Polícia Federal que investiga a prefeita de São João da Barra, Carla Machado, o candidato a vice-prefeito Alexandre Rosa e outros políticos por compra de votos e formação de quadrilha. As provas colhidas com a prisão dos dois políticos em flagrante delito serão examinadas pelo procurador regional eleitoral Maurício da Rocha Ribeiro, responsável por processos contra crimes eleitorais no Tribunal Regional Eleitoral.
 "As investigações apontam que a prefeita Carla Machado e três aliados vinham aliciando candidatos da oposição para desistirem de suas candidaturas em troca de vantagens no futuro governo ou pagamento de dinheiro, com a finalidade de eliminar a oposição no futuro governo”, diz o procurador regional eleitoral Maurício da Rocha Ribeiro.
As provas reunidas na investigação revelam que a prefeita Carla Machado tinha posição de destaque na organização criminosa, pois os acordos eram controlados e autorizados por ela. Houve relatos de que alguns adversários da prefeita foram sondados várias vezes para apoiar candidatos da base governista. Segundo a PRE/RJ, há indícios de que Carla Machado e candidatos a vice-prefeito e vereador criaram uma quadrilha estruturada, com tarefas divididas e associação estável e duradoura.