segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Eleições: 20 % dos municípios do Rio vivem na expectativa de Terceiro Turno por pendência na Justiça

Um em cada cinco municípios fluminenses vive uma espécie de terceiro turno por pendências de candidatos mais votados com a Justiça Eleitoral. Cinco cidades do Rio de Janeiro tiveram seus eleitos mudados e 14 ainda declaram com cautela o nome do futuro prefeito.
Em Santo Antônio de Pádua, Bom Jesus de Itabapoana e Saquarema, a contagem majoritária dos votos não foi o suficiente para decidir a eleição, a Justiça Eleitoral considera até a hipótese de novas eleições. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 50 processos de candidatos a prefeito ainda correm na Justiça, com recursos e agravos, e outros sete não tiveram nenhum tipo de decisão.
Casos de mais difícil resolução estão nos municípios com alto número de votos nulos. Além da anulação, há candidaturas impugnadas.
O clima de golpismo é acusado por alguns prefeitos. Esse é o caso de Marquinhos Mendes (PMDB), reconduzido à prefeitura de Cabo Frio. No TSE, a ressalva de sua candidatura está declarada na expressão "com recurso" estampada em sua ficha.
Em Búzios, o Ministério Público tentou impugnar a candidatura de Mirinho Braga (PDT), mais votado no município. A situação de Eliel Almeida (PMDB), eleito em Italva, também é indefinida. Atualmente, o processo contra sua candidatura é avaliado na Procuradoria Geral Eleitoral.
Em vez de indicar popularidade dos candidatos, resultado revela distorção pelo grande número de impugnações. Este ano, o TSE registrou mais de 6 mil pedidos, o dobro em relação a 2004. A maior parte dos candidatos com registro negado não apresentou atestado de boa administração em gestões anteriores. Ressalvas de tribunais de contas do Estado e da União pesam em recursos eleitorais.

Obama e Bush têm hoje primeiro encontro para discutir transição

O presidente eleito dos EUA, Barack Obama, terá hoje a primeira reunião com o presidente George W. Bush após a vitória nas urnas. Na Casa Branca, o senador deve discutir com Bush os desafios que o esperam a partir de janeiro. Obama deve abordar questões relacionadas à transição do governo, aos problemas da economia e à Guerra no Iraque.

Terceirizados fazem manifestação no Centro e caminham em direção à Prefeitura

Cerca de 300 funcionários terceirizados da Prefeitura de Campos, realizaram na manhã de hoje uma manifestação na Praça do Santíssimo Salvador, no Centro. Os funcionários cobram da administração municipal mais informações sobre como o governo vai diante da decisão da Justiça do Trabalho de Campos.
Os funcionários estão indo em direção à sede da Prefeitura de Campos (CESEC). Eles exigem uma reunião com o secretário de administração e o prefeito Alexandre Mocaiber.Segundo o diretor de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores Federais da Saúde, Trabalho e Previdência (Sindisprev), Wallace Oliveira, há uma reunião agendada para a tarde de hoje com a prefeita eleita, Rosinha Garotinho. De acordo com Oliveira, Rosinha afirmou que não pode fazer nada neste momento, mas que em janeiro fará um cadastramento junto aos funcionários e comprovar os que realmente trabalhavam, depois buscará na justiça uma forma de retornar os funcionários essenciais, até a realização do concurso público.

Rosinha: 'vou auditar todas as dívidas pagas e que não foram pagas da PMCG'

Em entrevista realizada hoje ao programa Repórter Diário 1º Edição, da Rádio Diário FM, a prefeita eleita Rosinha Garotinho (PMDB), informou que vai auditar todas as contas da Prefeitura de Campos. "Eu não sou boba, vou auditar todas as contas pagas e as que vão deixar para o meu governo. Não pago nada que não seja auditado" afirmou Rosinha.
A prefeita eleita afirmou que há uma tentativa do atual governo municipal, em dificultar o seu governo, realizando licitações de obras que não serão concluídas. "Na educação estão alugando vans para transporte escolar com preços de R$ 50 mil reais, o valor dá para comprar um veículo novo ao invés de alugar. Tudo isto agora, ao final do governo" informou a prefeita eleita.

Equipe de transição do novo governo se reúne as 9h

A equipe de transição da prefeita eleita Rosinha Garotinho (PMDB), se reúne hoje às 9h, no Vila Maria, para analisar todos os documentos apresentados até o momento pelo governo Alexandre Mocaiber. A tarde haverá uma coletiva de imprensa, provavelmente as 16h. O motivo de mais uma coletiva é o de cobrar do atual governo mais documentações e informar a tentativa, que segundo a ex-governadora Rosinha, o prefeito Mocaiber está licitando obras que não terá condições de cumprir deixando dívidas para o seu governo.
De acordo com a equipe de transição, coordenada pelo vice-prefeito Roberto Henriques, a comissão está com os trabalhos prejudicados por falta de documentos que possam dar condições de se conhecer realmente a realidade administrativa e financeira da prefeitura, para então, elaborarmos as ações de continuidade de cada no novo governo, conforme previsto no Artigo 75 da Lei Orgânica do Município.