segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Eleições: 20 % dos municípios do Rio vivem na expectativa de Terceiro Turno por pendência na Justiça

Um em cada cinco municípios fluminenses vive uma espécie de terceiro turno por pendências de candidatos mais votados com a Justiça Eleitoral. Cinco cidades do Rio de Janeiro tiveram seus eleitos mudados e 14 ainda declaram com cautela o nome do futuro prefeito.
Em Santo Antônio de Pádua, Bom Jesus de Itabapoana e Saquarema, a contagem majoritária dos votos não foi o suficiente para decidir a eleição, a Justiça Eleitoral considera até a hipótese de novas eleições. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 50 processos de candidatos a prefeito ainda correm na Justiça, com recursos e agravos, e outros sete não tiveram nenhum tipo de decisão.
Casos de mais difícil resolução estão nos municípios com alto número de votos nulos. Além da anulação, há candidaturas impugnadas.
O clima de golpismo é acusado por alguns prefeitos. Esse é o caso de Marquinhos Mendes (PMDB), reconduzido à prefeitura de Cabo Frio. No TSE, a ressalva de sua candidatura está declarada na expressão "com recurso" estampada em sua ficha.
Em Búzios, o Ministério Público tentou impugnar a candidatura de Mirinho Braga (PDT), mais votado no município. A situação de Eliel Almeida (PMDB), eleito em Italva, também é indefinida. Atualmente, o processo contra sua candidatura é avaliado na Procuradoria Geral Eleitoral.
Em vez de indicar popularidade dos candidatos, resultado revela distorção pelo grande número de impugnações. Este ano, o TSE registrou mais de 6 mil pedidos, o dobro em relação a 2004. A maior parte dos candidatos com registro negado não apresentou atestado de boa administração em gestões anteriores. Ressalvas de tribunais de contas do Estado e da União pesam em recursos eleitorais.

Nenhum comentário: