segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Beltrame diz em depoimento que não faltou treinamento aos PMs

O secretário estadual de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, afirmou, em depoimento à Justiça nesta segunda-feira, que "não faltou treinamento, mas critério dos PMs na ação" que resultou na morte do menino João Roberto Amaral, de 3 anos, em julho. Na época do ocorrido, Beltrame havia dito que tinha faltado preparo aos policiais militares suspeitos de terem efetuado os disparos: cabo Willian de Paula e soldado Elias Gonçalves da Costa Neto.
Respondendo à pergunta do Ministério Público, Beltrame negou que tenha havido orientação do governador Sérgio Cabral para que haja enfrentamentos "em combate à meliantes", mesmo colocando em risco a vida das pessoas.
O que o governo não pode fazer é tentar tapar o sol com a peneira, até mesmo porque o leite infelizmente já foi derramado. O ideal é assumir o erro e procurar solucioná-lo.
Ruan Sousa
Para mais informações clique aqui.

Os EUA está em plena crise

A crise financeira iniciada nos Estados Unidos, neste exato momento assola todo o planeta. Ninguém sabe exatamente como será a reação das bolsas em Hong Kong que amanhece daqui a pouco e já se sabe que fechou e fecha em baixa uma grande maioria de bolsas de paises agora nesse fim de tarde inicio de noite.
No Brasil, autoridades financeiras, já admitem uma retração nos juros, isso significa menos empréstimos e automaticamente menos dinheiro circulando. O dólar disparou. Dois bancos europeus sofreram intervenção. É como se fala: Uma crise econômica sabe-se quando começa, mas nunca se sabe como termina.
Colaboração: Herval Machado

Nenhum eleitor poderá ser preso a partir desta terça-feira (30) até o dia 7 de outubro

A partir desta terça-feira (30) e até o dia 7 de outubro (48 horas após a eleição), nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto.
De acordo com a Lei das Eleições esta terça-feira também é o último dia para os partidos políticos e coligações indicarem aos juízes eleitorais representantes para o Comitê Interpartidário de Fiscalização, bem como os nomes das pessoas autorizadas a expedir as credenciais para fiscais e delegados.
Ruan Sousa
Mais informalções clique aqui.

O debate da Record e os candidatos

Resolvemos deixar para fazer uma análise meramente pessoal, depois que as emoções amainasse e a razão falasse mais alto. Abaixo os candidatos estarão dispostos pela ordem de seu respectivos números eleitorais.

Arnaldo Viana: Poderia e deveria ter se saído melhor. Político experiente, já com longa estrada, um dos mais velhos da bancada, pecou quando deixou transparecer ansiedade e desconforto, titubeou algumas vezes e por mais de 2 vezes o mediador o alertou que ainda tinha segundos a sua disposição o que deixou transparecer não ter ou não saber o que falar, também teve dificuldade em encontrar a câmera, foi uma verdadeira briga, olhava sempre para o lado errado. Também ficar ao lado de Rosinha, ficou desconfortável para ambos.
Foto: Blog Urgente!
Rosinha Garotinho: Tarimbada, experiente, acostumada com os holofotes e câmeras, não poderia ser de outra forma. Mas deixou que os índices das últimas pesquisas subisse a cabeça e em vários momentos deixou passar a arrogância do ¨já ganhou¨. Apesar da sua figura ser leve, a roupa lhe parecia apertada e passava desconfortável. Também se sentiu desconfortável em estar na bancada ao lado do maior adversário e ex-aliado Arnaldo Viana, mas foi tudo uma questão de sorteio, sorte ou azar?
Graciete Santana: Entrou na corrida por último. Tem um posicionamento firme. Teve contra ela o visual, esteve todo o tempo de óculos pesado e roupa escura, faltou um ¨personal¨. Mas entre os considerados pequenos, foi a única que teve a lembrança de agradecer a Tv Record de ter tratado todos os candidatos igualmente, foi sutil e elegante. Foi mais elegante ainda quando instigada para falar da impugnação do candidato Arnaldo, foi categórica e firme, alegou que era assunto da Justiça Eleitoral e preferia falar de seus projetos.

Marcelo Vivório: Esse já mostrou à que veio. Começou batendo abaixo da cintura. Recentemente foi visto saindo de um determinado jornal depois de zero hora. Faz questão de dizer que sua candidatura não é linha auxiliar. Seu papel é mesmo bater, para aparecer. Os adversários nenhum se preocupou em atacá-lo, especialmente para falar de sua passagem pelo governo Mocaiber a frente da EMUT. Em algumas vezes foi desnecessariamente deselegante e grosseiro. Cuidou de atacar Rosinha Garotinho e Paulo Feijó, poupando Arnaldo Viana. Está cumprindo seu papel. Mas para um bom observador, ficou clara sua função nesse contesto.
Foto: Blog Urgente!
Paulo Feijó: Este foi a grande surpresa da noite. Resolveu soltar o canto como um pássaro tucano. Todo o seu péssimo desempenho frente as câmeras dos programas eleitorais, caiu por terra. Apesar da qualidade e falta de modernidade da indumentária, fez o diferencial. Foi eloqüente e convincente, mas este segundo, só em alguns poucos momentos. Atacado por Vivório, respondeu a altura o deixando até de ¨saia justa¨. Feijó sabe que já cumpriu seu papel. Está somente marcando território e sabe para de que lado vai ficar no segundo turno. Teve e usou a oportunidade que precisava para se dizer inocente no escândalo das ambulâncias. Mesmo perdendo sai ganhando. Não podemos esquecer que chegou em quarto lugar na última eleição para prefeito.

Odete Rocha: A candidata está se achando, está se sentindo. É seu dever, tem que acreditar. Mas pecou feio, citou o Dr. Makhoul logo no sua apresentação, achando pouco o citou novamente mais adiante. O médico, dublê de político não tem votos e não transfere votos, os votos que teve na última eleição, são os mesmos que ela terá. São votos dos esclarecidos revoltados, dos insatisfeitos e dos sem opção, mas não são os votos do povão, da maioria, necessários para a ida ao segundo turno. Pecou ao citar o doutor, porque ele como o PT, estavam no governo Mocaiber, serviram e se serviram dele. A candidata Odete maculou seu currículo aceitando esse apoio de última hora. Seu desempenho perante as câmeras foi pífio, titubeou deu muxoxo público e recusou vários minutos.
Herval Machado e Ruan Sousa

Novo Líder e Novo lanterna

A 27º rodada do campeonato brasileiro pegou fogo. Aqui no blog nós avisamos e previmos que a rodada seria importantíssima, e foi. O campeonato tem novo líder, o Grêmio que foi goleado pelo rival Internacional por 4 x 1 deixa de ser líder e passa o status para o Palmeiras. O verdão paulista mesmo tendo empatado em 0x0 com o Náutico assume a ponta, pois tem um saldo de gols melhor que o time gaúcho. Ambos com 50 pontos.
Os cariocas também viveram emoções neste fim de semana. No sábado o Flamengo assustou seus torcedores. O time perdia o jogo até os 36 minutos do segundo tempo para o Sport e conseguiu a virada com Juan e Vandinho as 45 minutos do segundo tampo e venceu o jogo por 2 x 1. O time está na 4º posição com 46 pontos e segue assim na zona de classificação para Libertadores da América.
No clássico Botafogo x Fluminense, empate em 1x1. Resultado ruim para os dois times, mas o peso maior caiu para o lado do Fluzão. O time agora é o ultimo colocado e corre serio risco de cair para a segunda divisão. O novo lanterna por pouco não saiu derrotado do clássico, isso porque conseguiu a igualdade no placar aos 46 minutos do segundo tempo com gol do zagueiro Edcarlos. O Botafogo segue na 6º posição com 43 pontos.
E o Vasco? O time de São Januário perdeu mais uma. O Ipatinga conseguiu uma bela vitória por 3 x 1 e ultrapassou o próprio Vasco da Gama na tabela, porém ambos seguem na zona da degola. O Vasco é o penúltimo colocado com 26 pontos, na frente apenas do Fluminense.

Colaboração: Fernando Soares

A não divulgação da pesquisa

A pesquisa que serviria de parâmetro para atestar e autorizar a presença dos candidatos ao debate da InterTV foi vetada a pedido do candidato Arnaldo Viana na Justiça Eleitoral. E agora?Como ficam as regras? Serão balizadas por que tipo de parâmetro? É desrespeitosa para com o eleitor a ausência impositiva de qualquer um dos candidatos.
Todos são candidatos e todos têm o mesmo direito. Aceitando e concordando com esse tipo de atitude, ficam todos vulneráveis em seus conceitos democráticos. Esse não é o momento de discriminações, ainda se espera que o bom senso venha imperar.
Colaboração: Herval Machado

O dia seguinte

Carlos Emir/Tv Record
Os comentários sobre o primeiro debate das Eleições 2008 de Campos tomou conta do centro da cidade. Em todos as rodinhas não se falava em outra coisa. Os assuntos foram variados desde as camisas espalhafatosas e de tons berrantes, as tabelinhas formadas principalmente entre Paulo Feijó (PSDB) e Rosinha (PMDB), contra Marcelo Vivório (PRTB) e Arnaldo Viana (PDT).
Muitos eleitores, principalmente os que vivem no interior se surpreenderam com o candidato Vivório, embora para os "entendidos da pedra", o desempenho tenha sido beira do desespero. Franco atirador, o candidato encontrou na dupla Feijó/Rosinha o alvo ideal para as suas flechas.

As atenções dos eleitores se voltam agora para o próximo debate, que será realizado nas novas instalações da Rede InterTV Planície. Entretanto, é lamentável que o debate não seja aberto a todos, de modo igualitário. A direção da rede acredita ser mais viável a convocação dos candidatos que possuam ao menos 5% das intenções de voto, ou que tenham representação no Congresso Nacional. Essa é a nossa Campos, lugar que tudo pode acontecer, até mesmo nada.
Ruan Sousa

O próximo debate é na InterTV

Já vem outro debate aí e certamente a mídia se ocupará desse outro, mas o debate da Rede Globo, tem regras, injustas, ilegais e inconstitucionais. Perante a Lei, todos os candidatos são iguais, mas para InterTV, uns são mais iguais que outros. A emissora, acordou com os candidatos que só participariam os que aparecessem na pesquisa acima do percentual de 5%. Pesquisa não é Lei e muito menos parâmetro para regra desse tipo, as pesquisas são vulneráveis e manipuláveis.
O que causa espécie são os candidatos concordarem com esse ato antidemocrático. Mais espécie nos causa ainda, a concordância por parte da professora Odete Rocha que se diz comunista e não está praticando o comunismo. Da outra comunista Santana, não se pode cobrar, porque de muito vem sendo alijadra do processo. A Justiça deveria interferir imediatamente.
Colaboração: Herval Machado

O debate na Tv Record Campos

Está de parabéns a Record. Teve falhas? Sim, claro que teve. Mas no custo benefício, valeu a pena. Está de parabéns por ter tratado a cidade de Campos dos Goytacazes com a dignidade que a cidade merece e muitos não tratam, especialmente quando cuidou do cenário, idêntico ao de São Paulo. De parabéns também está por ter dado o mesmo tratamento a todos os candidatos, o que não é favor, e dever, mas nem todas (Rede) tratam dessa forma.
É nítido que a Tv Record está palmo a palmo minando a audiência da poderosa Rede Globo. Não sou ante-Globo, somente acho saudável a concorrência, especialmente para o telespectador.
Colaboração: Herval Machado