segunda-feira, 23 de julho de 2012

Operação do MP prende Delegado de Italva e inspetores


O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público em conjunto com a Promotoria de Justiça de Italva denunciou um delegado da Polícia Civil, três inspetores e dois advogados pelos crimes de formação de quadrilha armada e extorsão qualificada. As investigações realizadas em parceria com a Subsecretaria de Inteligência e com a Corregedoria Geral Unificada da Secretaria de Segurança Pública resultaram, até o momento, na prisão de quatro denunciados, na manhã de hoje, durante a “Operação 148”.
Segundo denúncia do GAECO, o delegado Carlos Alberto de Andrade Souza, titular da 148ª DP (Italva), e os inspetores Luís Carlos de Castro Gandra, Ivanildo Ribeiro de Souza e Pedro da Silva Gonçalves, lotados na mesma delegacia, extorquiam diversos comerciantes dos municípios de Italva e Cardoso Moreira. Eles contavam, ainda, com a participação dos advogados Welbert Cardoso Rosa e Genílson de Sousa Leite, que desempenhavam as funções de intermediação das negociações e arrecadação dos valores extorquidos, além de prestarem “orientação jurídica” às vítimas para que cedessem às exigências criminosas.
De acordo com a denúncia, cinco crimes de extorsão foram cometidos nos meses de junho e julho deste ano. Antes, a equipe chefiada pelo delegado Carlos Alberto e composta pelos inspetores Gandra, Ivanildo e Pedro atuava à frente da 145ª DP (São João da Barra).
Além das prisões preventivas, o Juízo de Italva expediu sete mandados de busca e apreensão, que foram cumpridos na 148ª Delegacia Policial e nas residências dos denunciados.