quinta-feira, 21 de outubro de 2010

MPE denuncia vereador acusado de homicídio em Santo Antônio de Pádua

A Promotoria de Justiça Criminal de Santo Antônio de Pádua ofereceu denúncia em face do Vereador Juscelino Cruz de Araújo e outras três pessoas pela prática de homicídio triplamente qualificado. De acordo com a denúncia, o então Presidente da Câmara de Vereadores da cidade planejou e ordenou o homicídio de Josias Quintal de Oliveira, ex-Secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, com quem tinha divergências políticas.

O Juízo da 2ª Vara de Santo Antônio de Pádua recebeu a denúncia na última segunda-feira (18/10) e decretou a prisão preventiva do Vereador e de outros dois denunciados: Carlos José Ambrósio Lessa e Maximiliano Rocha da Conceição, que também participaram do crime. Os mandados de prisão foram expedidos na terça-feira (19/10).

Agentes do Grupo de Apoio às Promotorias (GAP) realizaram diligências para cumprir os mandados nesta quarta-feira (20/10). O acusado Maximiliano Rocha da Conceição já se encontrava cumprindo pena privativa de liberdade pela prática de outro crime. Os denunciados Juscelino Cruz de Araújo e Carlos José Ambrósio Lessa, vulgo Caizé, encontram-se foragidos.

No dia 25 de junho de 2009, o executor do crime desferiu disparos de arma de fogo contra Waldemar Linhares Duarte, pensando tratar-se de Josias Quintal. A vítima foi atingida pelos disparos quando saía do sítio de propriedade de Quintal, conduzindo um veículo idêntico ao utilizado pelo ex-Secretário, e faleceu no local. Waldemar Duarte era Secretário Municipal de Indústria e Comércio de Aperibé e apresentador de um programa de rádio da região.