terça-feira, 1 de julho de 2008

Direitos Humanos em mesa-redonda na UENF
Contribuir com a formação continuada dos profissionais de educação da rede pública. Esse é o objetivo da mesa-redonda, com o tema “A transversalidade dos direitos humanos na formação do professor-pesquisador”, que a Pró-Reitoria de Extensão da UENF irá promover no dia 09/07, das 14h às 18h, no Auditório do Hospital Veterinário da UENF. As inscrições podem ser feitas até o dia 04/07, através do site da Uenf (
www.uenf.br), ou pelo telefone (22) 27261577.
Participam da mesa-redonda as professoras: Vera Maria Candau (que falará sobre “Direitos humanos: uma experiência em formação continuada”), Adélia Miglievich Ribeiro (“Educação, diversidade e cultura: reflexões a partir do cotidiano escolar”), Maria Leitão Pinheiro (“Lei 10639 — Algumas considerações sobre as tensões religiosas no ambiente escolar”) e Inês Cabral Ururahy de Souza (“Direitos fundamentais e o sistema de acesso por cotas”).
Segundo a coordenadora pedagógica, Cristina Assed, o evento vai reunir especialistas e profissionais da educação das regiões Norte e Noroeste Fluminense: “Nós estaremos dando um fechamento a uma capacitação aos professores da rede pública de ensino, especialmente aos professores de Ensino Médio das Coordenadorias Norte e Noroeste Fluminense” completou Cristina.
O evento também está aberto a outras pessoas interessadas no tema: “O evento será aberto a todos os profissionais da educação que se interessarem pela temática dos direitos humanos, vamos estar reservando 100 vagas para estes professores que virão somente para a mesa-redonda” enfatizou Assed.
Declaração dos Direitos Humanos - A Assembléia Geral da ONU proclama a Declaração Universal dos Direitos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universal e efetiva, tanto entre os povos dos próprios Estados-Membros, quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada pela ONU em 10 de dezembro de 1948.
Ruan Sousa
Essa informação foi publicada na tarde de ontem no site do Superior Tribunal de Justiça.
Corte Especial mantém prefeito de Campos no cargo
A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por unanimidade, manter Alexandre Marcos Mocaiber no cargo de prefeito de Campos de Goytacazes, Rio de Janeiro. A decisão da Corte seguiu o entendimento do ministro Humberto Gomes de Barros, presidente do STJ, em um recurso em reclamação encaminhada ao Tribunal.
Mocaiber estava sendo investigado pela Polícia Federal na operação Telhado de Vidro. Ele foi acusado de fraudar licitações e contratações da prefeitura, que somariam mais de R$ 240 milhões. O Ministério Público Federal (MPF) fez a denúncia contra o prefeito e outros funcionários por improbidade administrativa. Mocaiber foi afastado do cargo pela Justiça do Rio de Janeiro. A defesa do réu recorreu ao STJ e conseguiu suspender o afastamento.
O MPF, o vice-prefeito de Campos e o município recorreram, mas o STJ manteve sua decisão. Apesar desse posicionamento, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª Região afastou cautelarmente o prefeito com base em outros fundamentos legais.
Em sua decisão, o ministro Humberto Gomes de Barros considerou que o afastamento cautelar de agente público eleito por voto popular é uma medida excepcional, só podendo ser tomada em último caso. "De outro modo seria uma interferência do Judiciário no Executivo", comentou. Deveria ser provado que a presença do prefeito interferiria no andamento do processo de improbidade contra Mocaiber. Como tal não ficou demonstrado, o ministro determinou que ele continue no cargo até o fim do processo.

Por que ainda engatinhamos na Fé?
Nesse mês de julho, já avançando para o final de mais um ano, muitas vezes a Igreja vem nos convidar através da Palavra de Deus proclamada principalmente na Eucaristia, a repensar o nosso modo humano e cristão de viver.
Quantas vezes nós nos sentimos na nossa caminhada da vida, como que dando um passo para frente e dois para trás! A vida muitas vezes nos parece, apesar de todos os nossos esforços, absolutamente destituída de sentido. Lutamos sem conseguir o gosto da vitória, trabalhamos, sem usufruir, contudo do fruto do nosso trabalho e vivemos a religião sem experimentar a fé.
Por que isso tantas vezes acontece conosco, que nos empenhamos de verdade e de coração a trilhar o caminho do Cristo? Por que nossa vida não deveria ser afinal uma experiência profunda e continuada das consolações de Deus, quando ao contrário, muitas vezes mais parece uma travessia dolorosa pelo vale de lágrimas em que a vida se torna?
Por certo que a resposta a essas indagações vamos encontrá-la dentro de nós mesmos e de nossa maneira de viver a fé: muitas vezes cremos sem crer, esperamos sem esperar, trabalhamos para Deus sem trabalhar. Vivemos na verdade uma vida de aparências – para nós e para Deus – em que tentamos desesperadamente esconder o fracasso de nós mesmos.
A vida cristã, já disse alguém, poderia ser comparada a uma grande espiral em que os fatos vão se evoluindo para o bem ou para o mal, para cima ou para baixo, de acordo com as nossas escolhas de vida. Nada em nossa caminhada com Deus acontece por acaso e de maneira abrupta e vertiginosa. Tudo é sempre fruto de longa jornada.
Assim, portanto, é tempo de parar para pensarmos o quanto ainda rastejamos na fé. E mais ainda o quanto se poderia crescer mais no nosso avançar para o Cristo, se nosso sim de cada dia tivesse como espelho o sim de Nossa Senhora, a Virgem Santíssima.
Ela sim, soube cooptar em seu coração a vontade de Deus e se colocar à escuta e na obediência a essa Vontade. Claro que muitas vezes não compreendia nada do que Deus queria dela, mas no silêncio de seu coração acolhia.
Nós, ao contrário, até mesmo quando rezamos, colocamos em primeiro lugar nossa vontade, para daí perguntar qual seria a vontade de Deus, nessa ou naquela circunstância da vida. Se o querer de Deus se conjuga ao nosso, somos propensos a aceitar, mas ao contrário, se esse querer fere a nossa vontade, somos capazes de rejeitá-lo, seguindo o nosso próprio instinto e chorando muitas vezes e lamentando o abandono de Deus por nós.
Somos crianças rebeldes que se recusam a crescer, por isso continuamente engatinhamos no caminho da fé. É necessário quanto antes a determinação de alcançar, no dizer de São Paulo, a estatura do Cristo.
A maneira de fazê-lo nós mesmos vamos descobrindo, na medida em que nos abrimos à obediência, renunciando a nossa vontade para deixá-la coincidir com a Vontade de Deus.


Pe. Jorge Guimarães de Oliveira (pároco da Matriz São Gonçalo em Goitacazes)

Vasculhando a internet encontrei esta matéria que coloca mais uma vez a nossa cidade de Campos dos Goytacazes no cenário político nacional. É a briga pelos royaltes do petróleo na República do Chuviso. O site é o Estadão.
DEM desiste de apoiar Rosinha em Campos-RJ
A Direção Nacional do DEM decidiu hoje intervir no diretório municipal de Campos e anular a pré-convenção que indicou o médico e empresário Paulo Hirano (DEM) como candidato a vice-prefeito na chapa do PMDB. A coligação é encabeçada por Rosinha. Com a decisão da ex-governadora do Rio de concorrer à prefeitura de Campos, a disputa pela vaga de candidato a vice-prefeito na chapa pôs em campos opostos Anthony Garotinho e o irmão dele, o vereador Nelson Nahim (PMDB).
Na tentativa de ampliar o arco de alianças em torno de Rosinha, o ex-governador do Rio trocou Nahim por Hirano na vaga. O vereador do PMDB saiu criticando o irmão e não compareceu ao lançamento da candidatura da cunhada, no último domingo. A decisão também não agradou ao prefeito da capital fluminense, Cesar Maia (DEM), principal adversário político do casal. Com a intervenção, segundo Maia, o partido indicará o candidato a vice na chapa do deputado Arnaldo Vianna (PDT), desafeto e principal adversário dos Garotinhos na cidade, que teve a candidatura lançada nesta segunda-feira (30).