terça-feira, 24 de agosto de 2010

TRE-RJ ainda não tem data de novas eleições

A Assessoria de Imprensa do Tribunal Regional Eleitoral do Rio, informou que não existe data marcada para as eleições suplementares tanto em Campos como em Rio das Ostras. Segundo a assessoria, o Tribunal vai aguardar o resultados nos recursos no TSE, para posteriormente divulgar um novo calendário eleitoral. Ainda de acordo com a assessoria do TRE para que ocorra eleições a decisão deve sair em tempo hábil esse ano, caso a decisão se prolongue até 2011, a decisão a eleição será por votação indereta dos vereadores da Câmara.

MPF: Justiça condena Garotinho, Álvaro Lins e oito cúmplices

O Ministério Público Federal obteve na Justiça a condenação dos políticos Anthony Garotinho e Álvaro Lins e outros oito integrantes de uma quadrilha que usou a Polícia Civil do Rio para cometer crimes como corrupção e lavagem de bens. A partir da denúncia proposta pelo MPF em maio de 2008, a 4ª Vara Federal Criminal condenou o ex-deputado estadual Álvaro Lins a 28 anos de prisão (por formação de quadrilha armada, corrupção passiva e lavagem de bens) e o ex-governador Anthony Garotinho a dois anos e meio de prisão por formação de quadrilha (convertidos a serviços à comunidade e suspensão de direitos). Todos os réus podem apelar da decisão em liberdade.
A Justiça condenou ainda os policiais civis Alcides Campos Sodré Ferreira, Daniel Goulart, Fábio Menezes de Leão, Mario Franklin Leite de Carvalho e Ricardo Hallak, entre outras pessoas. Suas penas variam de dois anos de reclusão (Daniel Goulart) a 11 anos e três meses de prisão (Mario Franklin Carvalho). Quatro outros réus investigados na Operação Segurança Pública foram absolvidos.
O processo resultou da continuação de apurações da operação Gladiador, desencadeada pelo MPF e Polícia Federal, da quebra de sigilo fiscal de Álvaro Lins e de investigações posteriores de documentos colhidos pela PF. A Justiça atestou a prática de crimes como facilitação de contrabando (a exploração de caça-níqueis pelo grupo de Rogério Andrade não era reprimida) e corrupção ativa e passiva.
“A sentença é positiva e reflete uma conquista no combate à corrupção e à impunidade no país. Não obstante, o MPF já recorreu, entre outras coisas, para aumentar a pena de alguns dos condenados, entre eles o ex-governador Antony Garotinho”, diz o procurador da República Leonardo Cardoso de Freitas. O texto da sentença consta no site da Justiça. A decisão judicial data do último dia 18, mas sua divulgação sucede agora à comunicação feita aos réus.
Fonte: MPF RJ

Conselho Comunitário de Segurança convoca para discutir reativação da Carceragem da 134º DP

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Amaro Ribeiro Gomes, vai convocar os membros do Fórum Permanente de Entidades Civis e Organizada, que é formada por 35 entidades de serviços do município, para discutir a possível reabertura da Carceragem da 134º DP, conforme foi anunciada no último dia 10, pelo Secretário Estadual de Administração Penitenciária César Rubens de Carvalho, em visita a Campos. Amaro é contra a iniciativa, por entender que é um retrocesso para o município, já que durante anos, lutaram para retirar da área central a carceragem e o Instituo Médico Legal.
Preocupado com está possibilidade, no último dia 12, convocou em caráter de urgência, a diretoria do Conselho Comunitário de Segurança, para discutir a situação, e em seguida foi feita e encaminhada um oficio para o Secretário Estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, demonstrando a sua insatisfação dessa iniciativa, que desagrada parte da sociedade comercial, moradores e educacional.

Nahim e Rogério Matoso reeleitos para presidência da Câmara

O atual presidente da Câmara de Vereadores de Campos, Nelson Nahim, que reassumiu as suas funções legislativas, para concorrer a reeleição, assim como o vice-presidente, Rogério Matoso, foram reeleitos para continuar exercendo as funções de presidente e vice-presidente da Câmara.
Nahim foi eleito por unanimidade, já para a função de vice-presidente Rogério concorreu com o vereador Jorge Magal, que colocou o nome para disputar o cargo. Matoso foi reeleito em vitória apertada, por 9 votos a 7. A sessão da Câmara acabou neste instante.
A mesa diretora da Câmara continua com os nomes de Nelson Nahim (presidente), Rogério Matoso (vice-presidente), Altamir (primeiro secretário), Odisséia (segunda secretária).