quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Homem é preso acusado de estupros em Macaé

A Polícia Militar de Macaé prendeu na manhã desta quinta-feira, Ronaldo Soares Ferreira, de 18 anos, acusado de estuprar, pelo menos, seis mulheres nos últimos seis meses. Ronaldo estava na lista dos homens mais procurados pela polícia militar em macaé.

Dentre as vítimas estava uma menina de 11 anos de idade, outra teria ficado grávida. A polícia encontrou o casaco e o boné que o criminoso usava para cometer os abusos. As roupas estavam dentro da casa onde ele morava. De acordo com a polícia, o acusado agia sempre aqui nos bairros Piracema e Águas Maravilhosas.

MPF: INSS deve pôr fim a desordem no arquivo em Campos

A partir de uma ação do Ministério Público Federal em Campos (RJ), o INSS terá que colocar em ordem seus processos administrativos, transferindo-os para o setor de arquivo recém-construído na cidade. A mudança foi determinada em sentença da 1ª Vara Federal de Campos, que resulta de ação civil pública movida pelo procurador da República Eduardo Santos de Oliveira em agosto do ano passado.

O MPF propôs a ação para o INSS transferir os processos arquivados do prédio na Av. São Fidélis para o novo setor na R. Treze de Maio, 70. O antigo prédio não tem as mínimas condições de preservar documentos, o que prejudica o andamento dos processos e os usuários da Previdência Social. Se a sentença não for cumprida, será cobrada multa de cinco salários mínimos por dia.

Segundo a lei, cabe ao INSS a gestão documental e a proteção especial a documentos de arquivos. Vistorias no arquivo atual flagraram a desorganização no acondicionamento e a exposição de documentos à sujeira e ao sol, vento e chuva. Em 2007, o MPF encaminhara recomendação para o INSS pôr ordem no arquivo, mas, como não foi atendido, o problema foi levado para o Judiciário.

Prefeitura de São Francisco terá horário de expediente reduzido para conter gastos

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, à partir desta segunda-feira (21), vai ter novo horário de expediente interno, de 13:00 às 17:00h, para todas as secretarias com exceção de setores essenciais como, arrecadação, saúde, educação e serviços públicos. Estes setores continuarão no horário de 8:00 às 17:00h. O decreto, foi publicado hoje, no Diário Oficial do município.

A redução do horário foi adotada como medida de contenção de gastos em função da crise financeira mundial que atingiu principalmente as prefeituras de pequenos municípios e, a princípio, deve vigorar até o fim deste ano. Ao longo dos últimos meses, o executivo municipal, também vem promovendo cortes de pessoal, visando se adequar à nova realidade orçamentária.

De acordo com o decreto, os secretários municipais ficam autorizados a fixar horários diferenciados em suas respectivas secretarias obedecendo ao horário regular.

ISP divulga estatística de julho e aponta aumento de homicídio no segundo trimestre

O Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgou nesta quinta-feira as incidências criminais do estado do Rio de Janeiro relativas ao mês de julho de 2009. Segundo o ISP alguns delitos que tiveram redução percentual no mês de julho deste ano, em relação ao mesmo período do ano anterior: latrocínio (menos 14,3% ou 3 vítimas) e roubo de veículo (menos 10,2% ou 225 casos).

Já os delitos que apresentaram aumento percentual quando comparados ao mesmo período do ano anterior foram: homicídio doloso apresentou aumento de 10,7% (mais 131 vítimas) em relação ao trimestre móvel (maio/jun/jul) do ano anterior. Foram 1.358 vítimas em 2009 e 1.227 no mesmo período do ano passado. Em relação ao mês de julho deste ano ao ano anterior foi registrada uma diminuição de 3,9% (menos 16 vítimas).

Outros delitos que apresentaram aumento foram: roubo a transeunte (mais 2,5% ou 145 vítimas), roubo de rua (mais 2,8% ou 209 casos) e atentado violento ao pudor (mais 20,0% ou 36 vítimas).

As apreensões de drogas apresentaram um aumento positivo de 301 registros (12,3%) no trimestre móvel (maio/jun/jul) de 2009 em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram 2.750 apreensões este ano e 2.449 no mesmo período em relação ao ano passado.