segunda-feira, 3 de agosto de 2009

O Ministério Público Federal avalia ações de combate à gripe A em Campos

O Ministério Público Federal (MPF) em Campos instaurou inquérito civil público para investigar quais foram as medidas adotadas pelo poder público local para conter a gripe A (H1N1). O MPF quer saber qual a capacidade de atendimento e tratamento da doença pelos hospitais públicos e unidades de saúde em Campos dos Goytacazes.

O procurador da República Eduardo Santos de Oliveira instaurou inquérito civil em razão do aumento de casos no estado do Rio de Janeiro. Em várias escolas públicas, a volta às aulas foi adiada, medida também adotada UENF. No município de Campos, a procura por atendimento médico de pessoas com suspeita de gripe também aumentou demasiadamente, o que criou a possibilidade de adiamento do retorno às aulas, também, na rede de ensino no município. Com o aumento de 40% no número de atendimentos em suas unidades de saúde, o município de Macaé/RJ já decretou estado de emergência.

Como medidas iniciais, o MPF pediu às Secretarias de Saúde, estadual e municipal, que informem no prazo de 72 horas, as medidas adotadas para evitar a proliferação do vírus, além de detalhes sobre a capacidade de atendimento e tratamento na rede de saúde, indicando a quantidade de leitos e kits de medicamentos disponíveis.

Morre homem com suspeita de gripe A em Macaé

O paciente internado na UTI do Hospital Público Municipal de Macaé, com suspeita da gripe A (H1N1), faleceu na madrugada de hoje em decorrência de complicações respiratórias graves. De acordo com a diretora técnica do HPM, Márcia Amaral, o corpo do homem de 38 anos, foi encaminhado para exame de necropsia no Instituto Médico Legal, como recomenda a Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde.

Assim que deu entrada no hospital no dia 23 de julho, o paciente - que apresentava problemas respiratórios - passou por uma série de exames, inclusive o Swab onde é feita a coleta de secreção das vias aéreas superiores, para diagnóstico da Gripe A. O exame foi encaminhado no dia 24 para a Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, unidade de referência do Ministério da Saúde. O HPM ainda aguarda o resultado. A diretora explica que após descartar algumas patologias infecciosas, há uma forte suspeita que a vítima tenha contraído a nova gripe e evoluído rapidamente.

Secretaria de Saúde de Macaé diz que bebê encontrado passa bem

Passa bem o bebê encontrado por um casal na Cachoeira do Escorrega, no distrito do Sana, em Macaé. O bebê, uma menina, está internada em observação no Hospital Público Municipal (HPM), fez todos os exames e está com boa saúde, se alimentando bem. Ao dar entrada no hospital, a criança estava pesando 2,980 quilos.
De acordo com os médicos, ao ser encontrada no último sábado, a menina tinha nascido há cerca de seis horas, em uma gestação entre 38 e 40 semanas. O Conselho Tutelar já foi acionado e vai ficar responsável pela guarda da menina, que deverá ser encaminhada para adoção. A Polícia Civil vai investigar o caso.

Mundial de Kart agita Macaé Centro

Com a participação de 145 pilotos de 16 países, o Campeonato Mundial de Kart Indoor – o Indoor Kart Word Championship (IKWC) - vai agitar o Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro) até o próximo sábado (9), com entrada franca. O evento foi aberto oficialmente na tarde de ontem, com a Copa das Nações – uma espécie de amistoso entre os países competidores. O IKWC tem apoio total da prefeitura.
Ao todo, serão seis corridas até a final, em duas categorias: Top, para pilotos de até 90 quilos, e 50, para os de até 50 quilos. São 120 pilotos da categoria Top e 25 da categoria 50. Nesta segunda-feira, a pista está liberada para treinos livres, das 10h às 22h. As corridas começam na terça-feira, no mesmo horário, e seguem até sexta-feira. No sábado, acontece a grande final, com duas corridas de 45 minutos.