domingo, 14 de dezembro de 2008

Muitos motoristas e poucas ambulâncias

A assessoria da prefeita eleita, Rosinha Garotinho, divulgou, que na prefeitura de Campos existem 147 ambulâncias, porém somente 59 delas estão em condições de uso. Estas e outras informações que demonstram a saúde da administração municipal foram levantadas pelo futuro secretário de Administração Fábio Ribeiro, baseadas nos documentos recebidos pelo Gabinete de Transição.
Ao mesmo tempo em que a discrepância entre o número de carros à disposição de pacientes e a quantidade deles indisponível, sobram motoristas. Ou seja, atualmente a prefeitura tem 80 motoristas de ambulância estatutários e 748 terceirizados, mais de 800 profissionais. Mesmo fazendo o cálculo de quatro motoristas por ambulância, ainda assim os números estariam bem inflacionados porque a necessidade seria de 588 profissionais.
Analisando os dados, Fábio demonstra que existem muitos contratados sem função ou mal aproveitados. "Isso reforça ainda mais a necessidade de saber quem realmente trabalha e quem está recebendo sem fazer nada", explicou.
A situação de abandono das ambulâncias é alvo de uma investigação mais profunda para saber o real motivo dos veículos estarem sem conserto e se deteriorando. Pelo que foi levantado pela Coordenadoria de Administração do gabinete de transição, tudo indica que as oficinas conveniadas com a prefeitura para realizar os reparos nas ambulâncias rescindiram os contratos por falta de pagamento do executivo municipal, restando apenas uma que não dá conta dos inúmeros pedidos.
Uma outra informação importante sobre o descontrole municipal é que a Secretaria de Administração não tem em seus arquivos o Documento Único de Transferência (DUT) de muitos veículos comprados pela municipalidade. "Por causa disso a Secretaria de Administração desconhece quais foram os carros vendidos em leilão pela Secretaria de Transportes", afirmou Fábio. Também está em levantamento o motivo da prefeitura gastar de 7 a 8 mil litros de gasolina e 6 mil litros de óleo diesel por mês.