quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

INSS garante direitos de segurados não atendidos por causa da chuva

Segurados da Previdência Social nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro que, em decorrência da chuva, não conseguiram ser atendidos nas Agências da Previdência Social (APS) na data agendada para o requerimento de um benefício, terão seus direitos garantidos. Tanto os segurados que não conseguiram chegar até a APS como os que não puderam ser atendidos em agências que tiveram seu funcionamento prejudicado, terão a garantia da fixação da Data de Entrada de Requerimento. Assim, valerá, para efeitos de concessão de benefícios, a data do primeiro agendamento.
Nos casos em que o atendimento na APS não foi possível, o segurado deve ligar para a Central 135 e agendar nova data. A medida vale para todos os municípios onde foi decretado estado de emergência.

Secretaria Estadual de Assistência Social instala gabinete de crise em Campos

O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, anunciou hoje, durante a assinatura do prorrogamento do Aluguel Social em São Gonçalo, a criação de um gabinete de crise, a ser instalado em Campos, para auxiliar os municípios atingidos pela chuva. Na tarde desta quinta-feira, o secretário visitará as regiões Norte e Noroeste para acompanhar os trabalhos das secretarias municipais de Assistência Social dos municípios afetados e apoiá-las. Ele irá acompanhado da subsecretária de Assistência Social e Descentralização da Gestão, Nelma Azeredo.

Defesa Civil do estado dá assistência as famílias de Campos

Trinta bombeiros e 30 militares do Exército estão auxiliando na retirada dos moradores de Três Vendas, em Campos. A Defesa Civil do estado montou 250 barracas para acomodar os desabrigados, cada uma com capacidade para até seis pessoas. Uma escola também foi disponibilizada em Cardoso Moreira para receber parte dos desalojados. A previsão é de que a água chegue ao local por volta das 17h. Cerca de 1,2 mil famílias vivem no bairro. Os bombeiros vão verificar as necessidades do local para que providências possam ser tomadas pela Defesa Civil estadual.
A situação do município de Laje do Muriaé, no Noroeste Fluminense, uma das cidades que estavam em estado de emergência depois das enchentes provocadas pelas chuvas que atingem o Estado do Rio nesses primeiros dias do ano, está sob controle. De acordo com a Defesa Civil estadual, o nível da água do Rio Muriaé baixou 1,20 metros e diminuirá 5 cm por hora. A expectativa é de que não haja mais pontos de alagamento na cidade até amanhã, e que seja iniciado o trabalho de limpeza e higienização na região.

Ministério da Saúde envia 4 toneladas de remédios aos municípios fluminenses

Os municípios mais afetados pelas enchentes na região serrana e no noroeste do estado recebem do Ministério da Saúde 20 conjuntos de medicamentos e insumos estratégicos usados em caso de desastres. Ao todo são 4 toneladas de produtos, que serão enviados ainda hoje. O envio compreende antibióticos, antiinflamatórios, antiparasitários, analgésicos, antitérmicos, anti-hipertensivos, ataduras, esparadrapos, luvas, máscaras, cateteres e seringas, entre outros materiais. O material pode atender 30 mil pessoas durante um mês. A medida faz parte das ações da Força Nacional do SUS.
A pasta disponibilizou equipes da Força Nacional do SUS, composta por profissionais de vigilância e atenção à saúde, aos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Governo do estado envia aeronaves a Três Vendas

Por determinação do governador Sérgio Cabral, duas aeronaves tripuladas por bombeiros foram enviadas, na manhã de hoje, para a região afetada pelo rompimento de um dique (barragem para conter a água de rios) no bairro Três Vendas, em Campos. Os bombeiros vão verificar as necessidades do local para que providências possam ser tomadas pela Defesa Civil do Estado.

Secretaria Estadual de Saúde vai montar base em Itaperuna para distribuição de kits de calamidade

A cidade de Itaperuna vai ser a base da Secretaria de Estado de Saúde para dar apoio às cidades afetadas pelas chuvas no Norte e no Noroeste Fluminense. O ponto de apoio e distribuição vai funcionar no Núcleo Descentralizado de Vigilância em Saúde do município, de onde sairão os kits de calamidade solicitados pelas prefeituras e outros eventuais medicamentos e insumos hospitalares necessários para as áreas atingidas pelas chuvas e transbordamento de rios.
A visita do secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, à região só terminou por volta de 21h desta quarta-feira, em Itaperuna. Côrtes e as equipes de Vigilância e Atenção à Saúde da Secretaria passaram por Laje do Muriaé, Cardoso Moreira, Santo Antônio de Pádua, Italva e Itaperuna.