domingo, 19 de outubro de 2008

Enfim o debate da Record acabou

Sem partidarismo. Analisando separadamente. Por questão de elegância por se tratar de mulher, começaremos por Rosinha:
Rosinha Garotinho foi simplesmente eloqüente, austera, prepotente com uma leve arrogância. Dominou a câmera respondeu todas as perguntas, usou bem seu espaço, afinal tem experiência de governo e de televisão (comandou programa de tv e rádio). A candidata Rosinha mostrou domínio sobre o que falava, não deu espaço a Arnaldo e ganhou dois direitos de resposta. A candidata tratou o debate com seriedade, só pecou na quantidade de vezes que falou da impugnação, ficou cansativo.
Arnaldo Viana deu espaço a Rosinha, não respondeu sobre cultura perguntada por Rosinha, falou em shows e deu o gancho a Rosinha para falar sobre superfaturamento dos mesmos e foi inoportuno quando debochou perguntando se Álvaro Lins seria o secretário de segurança dela se eleita. Arnaldo deixou tempo e foi lembrado pelo mediador por várias vezes. Foi várias vezes irônico e isso não é bom para quem assiste. O candidato Arnaldo tem que se preparar para o próximo debate da InterTV porque senão será engolido pela adversária. Vamos aguardar o próximo.
Colaboração: Herval Machado

Pe. Pedro Cruz é assassinado

A Igreja Católica de Campos está de luto, o Padre Pedro Cruz de Oliveira, foi assassinado com um tiro na cabeça. O padre estava desaparecido desde a última sexta-feira (17), as primeiras informações dão conta de que o religioso foi vítima de latrocínio (roubo seguido de morte), pois junto aos seu corpo encontrado hoje, não haviam dinheiro e nem documentos. O carro continua desaparecido.
A Diocese de Campos realiza Missa de corpo presente nesta segunda-feira (19), às 10h, na Igreja Nossa Senhora do Rosário (Igreja do Saco), no Parque Leopoldina.
Ruan Sousa

Debate na Record: Considerações finais

Rosinha ganha outro direito de resposta sobre Rosinha responder processo criminal, ela alega que é acusada, mas não responde a processo. Rosinha faz as considerações finais e começa falando de sua religiosidade e faz um discurso bonito, um discurso de profissional experiente. Arnaldo faz suas considerações finais começado pelo seu registro e ironiza Rosinha e poderia ter explorado melhor. Acaba o debate.
Herval Machado e Ruan Sousa

Debate na Record: Quarto bloco

Arnaldo pergunta a Rosinha alegando que ela veio para atacar ele e pergunta a ela as parcerias, ela alega que vai primeiro arrumar a prefeitura e depois fazer as parcerias e conversará até com o presidente. Arnaldo futuca Rosinha e Rosinha futuca Arnaldo com relação a Cabral e Luiz Inácio.
Rosinha pergunta se a Arnaldo se ele tem o registro deferido, Arnaldo se sai bem, mas pela tangente. Rosinha bate firme alegando falar a verdade e dá os n.º dos processos que dá Arnaldo impugnado. Arnaldo pela primeira vez consegue desestabilizar Rosinha que pede no ar direito de resposta.
Rosinha diz que não fará um governo de perseguição e desfia insinuando uma série de irregularidades e afirma que os que trabalham não serão prejudicados, mas os demais que recebem sem receber serão. Arnaldo diz que não usa a estrutura da Prefeitura em sua campanha e falam sobre Mocaiber. As alfinetadas continuam de ambos os lados. Rosinha ganha direito de resposta sobre documento falsificado e fala da boataria de Arnaldo e sobre crime eleitoral.
Rosinha pergunta a Arnaldo sobre uma avaliação do governo de Mocaiber. Arnaldo fica de saia justa e reafirma a amizade com Mocaiber e diz não poder fazer uma avaliação e abre mão do seu tempo. Rosinha bate firme em Arnaldo e na equipe de Mocaiber dizendo ser a mesma de Arnaldo.
Arnaldo fala de Silverinha e Álvaro Lins e compara os dois a Mocaiber. Arnaldo pergunta a Rosinha sobre as casas que ela contratou e não pagou, Rosinha disse desconhecer e não ter entendido a pergunta e volta a atacar sobre a impugnação a candidatura de Arnaldo. Este bloco está ficando empatado com referência as fustigações entre ambos os candidatos.
Rosinha pergunta a Arnaldo sobre o que ele fará para a cultura e ele diz que vai investir, fala, mas não diz nada de concreto. Arnaldo falou em shows e deu a chance de Rosinha falar nos shows super faturados e falar de seus projetos culturais, Arnaldo perdeu dessa vez. O bloco chega ao final.
Herval Machado e Ruan Sousa

Troca de farpas

O candidato Arnaldo Vianna (PDT) não responde as perguntas da candidata Rosinha Garotinho (PMDB). Os candidatos estão utilizando os tempos de resposta para atacar ao outro. O debate está servindo e muito para demonstrar o nível de preparação dos candidatos.
Ruan Sousa

Debate na Record: Terceiro bloco

Começa com uma pergunta a Arnaldo feita pela jornalista. E é indagado sobre a fiscalização dos recursos e Arnaldo rodeia sobre o recurso dos royaltes. Rosinha réplica dizendo ser necessário fazer uma controladoria que controla e não como a de Arnaldo que triplica falando do Fundecam e agora está usando melhor todo o seu tempo.
Rosinha é perguntada sobre as moradias as margens da BR-101 e aproveitou para falar de suas casas populares, ela está austera e imponente. Arnaldo ironiza Rosinha e fala dos projetos de CGV que não usava tijolos e telhas e fala da creche no tempo de Garotinho que dava choque. Rosinha admite e fala o que vai fazer, faz seu discurso.
Arnaldo perguntado sobre casas populares, resolve começar a pergunta olhando no papel e falando da APIC dando um gancho a Rosinha para falar de Ilsan e Arnaldo passa a atacar a ponte Rosinha, Arnaldo esquece a câmera. Rosinha responde sobre a ponte e joga Arnaldo contra a população de Guarus e bate firme em Arnaldo. Arnaldo na tréplica ironiza e tem que se explicar acusando que Rosinha trouxe para Guarus o presídio. Rosinha é indagada sobre o transporte coletivo e diz que vai legalizar as vans. Arnaldo na tréplica trata de Barra do Furado. Rosinha fala que governou para o todo o Estado e fez seu discurso.
Arnaldo é indagado sobre a cana de açúcar e diz que seu governo irá investir na agricultura, Rosinha confirma, Arnaldo alfineta sobre a ponte que liga o nada a lugar nenhum. Arnaldo fala que o Frutificar faliu e deixa tempo e volta a falar, coisa que não deve fazer. Rosinha é indagada sobre o setor ceramista, o que será feito. Rosinha desfia o que fez no governo do Estado e diz que vai continuar fazendo. Arnaldo diz que quem fez a estrada dos ceramistas foi ele no município e diz que pagou a parte do Estado, abriu mão do seu tempo. Rosinha ataca novamente sobre as contas de Arnaldo.
Herval Machado e Ruan Sousa

Debate na Record: Segundo bloco

Arnaldo começa perguntando e quer saber o que Rosinha fará sobre a saúde de Guarus. Arnaldo usa a resposta de Rosinha para falar o que vai fazer na saúde. E Rosinha na tréplica fala que Arnaldo na convenção convidou Mocaiber para ser Secretário de Saúde e bate firme nisso. Rosinha pergunta o nome dos empresários que Arnaldo contactou para viabilizar a Barra do Furado, Arnaldo ironizou e não respondeu. Rosinha deu nome dos empresários e deu um banho.
Na tréplica Arnaldo agora falando para as câmeras e conseqüentemente para o telespectador não respondeu. Arnaldo pergunta sobre o pib per capta dos municípios com relação ao Estado e Rosinha deu um banho na resposta. Arnaldo lê os números do pib num papel na bancada. Rosinha replicou e acusa Arnaldo de não ter lutado pela Refinaria do Petróleo e alega que a Prefeitura inadimplente. Rosinha pergunta sobre a água em Travessão e Arnaldo sai pela tangente e troca acusação.
Rosinha levanta a problemática do contrato com a concessionária de Águas do Paraíba. Arnaldo sai pela tangente e não responde convincentemente. Arnaldo tenta demonstrar uma tranqüilidade e firmeza que não está passando e pergunta a Rosinha sobre a segurança e se o Álvaro Lins será o secretário de segurança e por pouco Rosinha não sai dos trilhos, Rosinha ataca sobre prestações de contas e sobre processos. Arnaldo na tréplica tenta desestabilizar e muda de assunto falando da religião de Rosinha e dele.
Rosinha chama Arnaldo de cara de pau e chama Arnaldo de boateiro e afirma ser ela a candidata e não Garotinho. Rosinha pergunta sobre a praça São Salvador e o banheiro de Goitacazes. Rosinha diz achar que Arnaldo é apaixonado por Garotinho e afirmou existir os desmandos do governo de Arnaldo. Arnaldo termina o bloco.
Herval Machado e Ruan Sousa

Cobertura do Blog

O Blog esclarece que a cobertura do Debate da Tv Record está sendo feita por blocos, pois a informação fica completa e resumida do que realmente está acontecendo. O blogueiro e seus colaboradores agradecem a audiência dos leitores que se encontram nas plataformas de Campos, que devido a impossibilidade do sinal da Tv Record, acompanham o debate pelo Blog.
Ruan Sousa

Debate na Record: Primeiro bloco

O debate começou com Arnaldo um pouco mais firme na apresentação, mas a primeira pergunta foi uma saia justa, sobre sua impugnação. Arnaldo se atrapalhou e sobrou tempo. Rosinha na réplica bateu firme. Na tréplica Arnaldo não foi convincente e mais uma vez deixou sobrar tempo, não tinha como explicar.
Rosinha iniciou com uma postura imperial, nem parecia a Rosinha da Lapa de Campos, parecia uma rainha e respondeu bem sem tropeços. Arnaldo na réplica deixou tempo, não bateu como podia, não ensinaram a ele que não é legal dar espaço. Rosinha na tréplica foi firme e deu seu recado, usou todo seu tempo.
Arnaldo foi perguntado sobre o metrô, desta vez não respondeu para a câmera, só se saiu bem porque cobrou de Rosinha resposta sobre o preço da viação 1001. Na tréplica Arnaldo apertou sobre a passagem Campos-Rio, foi firme e encontrou a câmera.
A pergunta feita a Rosinha foi sobre a polícia ter batido nos professores, elegantemente disse não ser da responsabilidade dela, que não mandou bater em ninguém deu números da educação. Arnaldo reafirma a pancadaria nos professores e ironizou e Rosinha na tréplica tratou de mudar de assunto. A pergunta agora tenta unir Arnaldo a Mocaiber e ele fala dos presos do governo Rosinha e Rosinha fala das prestações de contas de Arnaldo e dos votos inválidos de Arnaldo. Arnaldo insinua que Rosinha não mora em Campos e sim no Rio de Janeiro, onde a filha dela foi vereadora.
Rosinha é perguntada sobre a prisão de seus servidores o governo do Estado, partiu para atacar Arnaldo e Alex o procurador do município que ainda está preso, Rosinha insiste na impugnação de Arnaldo. Arnaldo desmente ter ido testemunhar. Rosinha dá o endereço do TSE e n.º do processo que Arnaldo está impugnado e insiste na impugnação. O primeiro bloco chega ao final e prematuro qualquer julgamento.
Herval Machado e Ruan Sousa

Debate com tiroteio

O primeiro bloco do Debate com os candidatos a Prefeitura de Campos está "fervendo", os candidatos começaram o programa apresentando algumas propostas e muito ataque.
Ruan Sousa

O pau cantou...

Um informante deste blog, morador de Guarus, contou que a chuva no final da tarde de sábado, que caiu por volta das 16 horas, não foi a única responsável pela dispersão das duas carreatas dos candidatos da eleição do dia 26.
Os dois candidatos resolveram fazer suas respectivas carreatas do outro lado do rio Paraíba do Sul e acabaram se encontrando exatamente na saída do Parque Lebret, bem na esquina da Nazário Pereira Gomes, ali próximo a um grande supermercado, o confronto foi inevitável e a pancadaria foi generalizada.
A sorte foi que a caminhonete que carregava um dos candidatos não era o primeiro carro o que conseqüentemente possibilitou que uma manobra fizesse com que esse candidato tivesse a possibilidade de desviar passando por dentro de uma comunidade carente, evitando assim, maior estrago. Mas felizmente nada além da pancadaria. O que não se conseguiu apurar é se o encontro foi mera coincidência ou provocação.
A situação é semelhante com a que já foi noticiada em outra nota publicada pelo blog. O intrigante que a briga sempre é proporcionada pelos militantes, a massa de manobra política. Um vexame a mais para a política local.
Herval Machado e Ruan Sousa

Rosinha não concede entrevista

O jornal Folha da Manhã neste domingo explica que não publica entrevista da candidata Rosinha Garotinho, face ter sua coordenação tentado modificar as regras da entrevista previamente pactuadas.
Resumindo, Rosinha queria dar sua entrevista por e-mail. Mesmo quebrando a regra, é seu direito. Vai se expor para que? Todos sabem que os dois jornais locais (Folha e Diário), cada qual tem seu candidato e ela resolveu não se expor, resolveu não correr risco, a posição dela na campanha permite isso. Corria o risco de perder mais do que ganhar, resolveu não ariscar.
Colaboração: Herval Machado

FestCampos de Poesia Falada

O X FestCampos de Poesia Falada acontece nos próximos dias 24 e 25. Dos 220 poemas inscritos, 20 foram classificados para a fase semifinal e serão apresentados no dia 24, às 20h, no Palácio da Cultura. Destes, serão selecionados 10 poemas para a final, no dia 25.
Segundo o coordenador do concurso, Antonio Roberto Fernandes, os poemas para a fase semifinal foram selecionadas por uma comissão formada por profissionais ligados às áreas de comunicação, teatro e literatura.
Ruan Sousa

Marcos Bacellar 3

Irmão de Plínio Barcellar, já falecido e de saudosa memória, colega e advogado respeitado e querido por todos. Marcos é o oposto do irmão em tudo, desde o tamanho (Plínio era baixo e franzino), até no aperto de mão, passando pelo modo de falar, absolutamente diferentes em tudo. Mas Barcellar tem seu valor, minha admiração e é o meu respeitado, gosto de ver sujeito duro, positivo e destemido, admiro cabra assim. Sindicalista, amado por uns e odiado por outros, resolveu entrar na política partidária colocando seu nome a prova.
A partir daí, com sua marca peculiar, a política de Campos esta vendo crescer uma nova liderança no espaço aberto pelo desgaste imposto a Arnaldo e Garotinho. Ambos não tem sucessores, Arnaldo já tentou criar (Mocaiber, trator e etc) todos tombaram pelo caminho, Garotinho que se acha Deus (apesar de ateu), não acredita que terá sucessor, se acha único, onipresente, imbatível e certamente imortal.
É nesse vácuo que esta sendo aberto que Barcelar esta como o pássaro fênix, surgindo das cinzas, basta agora usar de sua sagacidade para não tropeçar nas pedras que encontrará pela frente.
Colaboração: Herval Machado

Análise do debate da Record

O Blog vai realizar durante o Debate TV Record uma análise do desempenho dos dois candidatos que concorrem a prefeito de Campos dos Goytacazes.
Ruan Sousa

Marcos Bacellar 2

Ninguém joga pedra em árvore que não dá fruto. Marcos Barcellar hoje é a bola da vez. Nas últimas horas têm sido muitas as atribuições e articulações ao seu nome e pessoa. Na metade do dia desta sexta-feira que passou, circulava no Boulevard, o boato de que a campanha de Arnaldo Vianna lhe teria sido entregue a coordenação.
Outro boato é que teria conseguido afastado da mesma campanha Ilsan Vianna. Com relação a Ilsan, muito se tem falado das atitudes e posturas de Marcos que inclusive a nocauteou nos votos para vereador nesta eleição. Até uma acusação de compra de voto Barcellar está sendo acusado e nega dizendo que eleição com ele é no ¨pau que disputo¨.
Garotinho está agindo nos bastidores, não poderia ser de outra forma, afinal de contas, via Rosinha está sendo selado seu futuro. Mas Garotinho não podia imaginar que Marcos Barcelar é osso duro de roer, está tirando proveito e colhendo dividendos de todas as investidas feitas por Garotinho. Não se espantem se futuramente estiverem juntos.
Herval Machado e Ruan Sousa

Debate na Record

Hoje Às 21 horas, os dois candidatos ao segundo turno aqui em Campos, terão a oportunidade de apresentar suas idéias e propostas na Rede Record de Televisão. Arnaldo Vianna encontra-se atrás de Rosinha Garotinho nas últimas pesquisas apresentadas, conseqüentemente não pode errar. Este debate e qualquer outro no momento só interessa a Rosinha.
Arnaldo já em outras oportunidades provou que não é bom de televisão ao vivo, mas nos anteriores tinha com quem dividir, agora não, é tete a tete. Necessariamente Arnaldo tem que ter um bom desempenho, caso contrário vai entregar o ouro...
Por sua vez, Rosinha também não pode nem deve bater com força, para não transformar Arnaldo em vítima. A condição de ser mulher, dá à candidata uma certa tranqüilidade, Arnaldo não poderá ser se quer deselegante, fica ruim e isso poderá ser explorado contra ele.
Os 8 anos no governo do Estado do Rio de Janeiro (quatro com primeira dama e mais quatro como governadora), trabalhando em rádio desde a juventude, já tendo conduzido programa semanal em televisão, dão a candidata Rosinha uma tranqüilidade maior. Definitivamente esse debate não é interessante para Arnaldo, somente para Rosinha. Vai valer a pena conferir.
Colaboração: Herval Machado

Calada da noite

A Justiça Eleitoral precisa ficar mais atenta as negociações que acontecem por debaixo dos panos. Há vereadores realizando reuniões com à calada da noite, e garantindo ao seu candidato que é capaz de transferir todos os votos para o seu partidário a majoritária. Comenta-se à boca pequena que estão oferecendo aos eleitores quantias equivalentes a R$ 100, por pessoa da família que "ajudar" o candidato.
Ruan Sousa

Novos apoios na campanha

Dizem que bebe água limpa quem chega primeiro... Mas também dizem que em campanha política, todo apoio é bem vindo. Assim, desde sexta-feira Rosinha tem o apoio público de partidos e candidatos como Gil Vianna e Lelé do PSDC, boas lideranças, o primeiro porque foi bem votado e eleito vereador e o segundo por ser uma antiga liderança.
O PHS também declarou apoio a candidata, chegou tarde, mas chegou. A nota destoante é que no anúncio do apoio já aparece Garotinho colocando o nariz fora d’água, seria esse o momento certo? Enquanto isso pelo menos no jornal Folha da Manhã Arnaldo não declarou nenhum apoio novo recebido, o que dá demonstração de enfraquecimento e isso não é bom, ele precisa de novas adesões, porque esteve e está oficialmente em segundo lugar, foi o segundo colocado.
Colaboração: Herval Machado

A disputa na baixada

Os candidatos a Prefeitura de Campos intensificaram suas campanhas em direção a baixada campista. Na última sexta-feira a principal avenida do distrito de Goitacazes (onde fica o famoso calçadão), foi tomada por militantes dos candidatos Arnaldo Vianna (PDT) e Rosinha Garotinho (PMDB).
O incrível da situação é que as lideranças partidárias acreditam que os militantes expostos de forma desorganizada como se encontravam, conseguem atrair votos. No mínimo afastam, pois o local parecia zona de guerra, com direito a presença policial.
Ruan Sousa

O blog e seus comentaristas...

O proprietário do blog, Ruan Sousa, decidiu democraticamente filtrar os comentários, concordei. Entendo que quem sai na chuva é para se molhar...
Textos ofensivos, palavreado chulo e de baixo calão, não me incomodam. Ninguém atira pedra em árvore que não dá fruto. Aqui na condição de colaborador, estou tão somente para comentar as noticias já existentes e emitir meu ponto de vista, minha opinião.
A internet é uma ferramenta democrática, porque é gratuita e entra nela tão somente aqueles que querem. Não estou aqui para agradar a ninguém, este espaço é gratuito, não recebo recurso de nenhuma fonte, não estou atrelado a ninguém. Também nenhum de nós aqui tem vínculo público, portanto somos independentes.
Não tenho qualquer tipo de sentimento com as ofensas que me são dirigidas, até porque não conheço meus detratores, só tenho o sentimento de que estou no caminho certo, estou expondo a verdade, tenho certeza de que estou incomodando e o melhor, estou sendo honesto. Se quiserem escrever, façam como eu, procure um blog.
Colaboração: Herval Machado

Marcos Barcellar

O vereador Marcos Barcellar está certo, compor com Garotinho nesse momento para que? Por quê? Que vantagem teria o vereador? Nesse momento colar com Barcellar, quem ganha é Garotinho.
A independência do vereador nesse momento e no futuro próximo, só lhe beneficia. Mesmo com sua postura truculenta, mesmo com seus métodos pouco convencionais, Barcellar reconhecidamente, hoje é uma liderança, além de presidente da Câmara Municipal, foi o vereador mais votado nesta eleição.
Sua ida para o colo de Garotinho, só beneficia Garotinho. Mesmo Rosinha ganhando, Barcellar deverá permanecer numa situação independente e somente discutir com o possível futuro governo, em caso de interesses da população. Agindo dessa forma, Marcos Barcellar estará no caminho certo para ocupar um espaço que vem sendo aberto e ficará vago em 2012. Garotinho! Barcellar não é bobo..., enxerga longe...
Colaboração: Herval Machado