sexta-feira, 24 de julho de 2009

Instituto de Segurança Pública divulga índices criminais de maio de 2009

O Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgou hoje as incidências criminais e administrativas de segurança do estado do Rio de Janeiro relativas ao mês de maio de 2009. Segundo os dados, alguns delitos que tiveram redução percentual no mês de maio de 2009 em relação ao mesmo período do ano anterior: roubo de carga (menos 21,9% ou 66 casos), latrocínio (menos 36,4% ou 8 casos) e roubo em coletivo (menos 8,9% ou 76 casos). E os delitos que apresentaram aumento percentual quando comparados ao mesmo período do ano anterior foram: roubo a transeunte (mais 14,1% ou 803 casos), atentado violento ao pudor (mais 40,9% ou 67 vítimas) e estupro (mais 44,4% ou 42 vítimas).
Segundo o Instituto as atividades policiais foram intensificadas, a apreensão de drogas apresentou um aumento positivo de 247 registros (9,3%) no trimestre móvel (mar/abr/maio) de 2009 em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram 2.891 apreensões este ano e 2.644 no mesmo período em relação ao ano passado; o mesmo ocorreu com o número de prisões efetuadas. Foram 836 ocorrências a mais (21,6%) e, se compararmos o trimestre móvel de 2009 com o de 2008 é possível observar que foram 4.703 prisões este ano e 3.867 no mesmo período em relação ao ano passado.

Secretaria de Meio Ambiente de SFI realiza força tarefa

A secretaria de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana, em parceria com representantes da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba/Inea e o Batalhão da Polícia Florestal, realizou hoje, uma operação força tarefa no município. O objetivo da operação foi apurar a denúncia de que uma serralheria estaria funcionando dentro de uma fazenda.

Durante a operação, dois funcionários foram detidos em flagrante, na fazenda Bom Jardim, na localidade de Pingo d´Agua. No local havia foco de incêndio, desmatamento e armazenamento ilegal de madeira.

As madeiras eram exemplares de Óleo vermelho, Braúna e Guarataia. A queimada correspondente a um campo de futebol. Não havia serralheria, mas o desmatamento foi feito tilizando machado, foice, moto-serra e fogo. Durante a força tarefa ainda notificou o proprietário de uma outra fazenda na localidade de Bom Jardim Grande. O proprietário foi notificado por limpar o sub-bosque, a área de vegetação que fica logo abaixo da mata.

Josias Quintal reafirma que o crime foi político em visita a Delegacia de Guarus

Acompanhado de cerca de seis seguranças, o ex-secretário estadual de segurança pública, coronel Josias Quintal, esteve na Delegacia de Guarus, em Campos, para acompanhar informalmente as investigações sobre a morte do secretário de indústria e comércio de Aperibé, Valdemar Duarte, há cerca de um mês.

Josias reafirmou que o crime foi por motivação política. Esta semana Rokc Lanner Barbosa ,de 31 anos, e Maximilano Rocha da Conceição, de 33 anos. Foram presos acusados de participar do crime. O empresário acusado de ter contratado o assassino é considerado foragido da justiça.

ANTT reajusta tarifas de ônibus do transporte semiurbano

O Diário Oficial da União de hoje publica a resolução da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) que reajusta em 6,21% as tarifas de ônibus do transporte semiurbano de passageiros interestadual e internacional. Os novos preços passam a vigorar a partir da zero hora de domingo (26).
O reajuste é concedido anualmente na segunda quinzena de julho e calculado de acordo com os índices de inflação da Fundação Getulio Vargas (FGV), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Conselho Nacional do Petróleo. O último reajuste foi de 8,19%. O transporte semiurbano de passageiros cobre trajetos até 75 quilômetros.

Bodyboard: Macaenses vem a Campos defender a liderança do estadual

A praia do Farol de São Tomé receberá, neste final de semana, as feras do bodyboard. Mais de 120 atletas prometem movimentar as águas de Campos na disputa pela 4ª Etapa do Circuito Estadual 2009. Os macaenses que, desde 2001, não perdem um título na competição, totalizando 10, se preparam para conquistar mais dois canecos em 2009, desta vez, pelas categorias amador masculino e júnior.
Werneck Almeida, campeão estadual em 2008, é o líder da competição e tem tudo para conquistar o bi-campeonato. As únicas ameaças, até o momento, ficam por conta do carioca Matheus Costa, 3º colocado no ranking, e do também macaense Igor Santos, vice líder da competição, mas que deixará de competir em Campos para priorizar as últimas duas etapas. O campeonato estadual é disputado em seis etapas, onde são computados os quatro melhores resultados.