

A secretaria de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana, em parceria com representantes da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba/Inea e o Batalhão da Polícia Florestal, realizou hoje, uma operação força tarefa no município. O objetivo da operação foi apurar a denúncia de que uma serralheria estaria funcionando dentro de uma fazenda.
Durante a operação, dois funcionários foram detidos em flagrante, na fazenda Bom Jardim, na localidade de Pingo d´Agua. No local havia foco de incêndio, desmatamento e armazenamento ilegal de madeira.
As madeiras eram exemplares de Óleo vermelho, Braúna e Guarataia. A queimada correspondente a um campo de futebol. Não havia serralheria, mas o desmatamento foi feito tilizando machado, foice, moto-serra e fogo. Durante a força tarefa ainda notificou o proprietário de uma outra fazenda na localidade de Bom Jardim Grande. O proprietário foi notificado por limpar o sub-bosque, a área de vegetação que fica logo abaixo da mata.
Acompanhado de cerca de seis seguranças, o ex-secretário estadual de segurança pública, coronel Josias Quintal, esteve na Delegacia de Guarus, em Campos, para acompanhar informalmente as investigações sobre a morte do secretário de indústria e comércio de Aperibé, Valdemar Duarte, há cerca de um mês.
Josias reafirmou que o crime foi por motivação política. Esta semana Rokc Lanner Barbosa ,de 31 anos, e Maximilano Rocha da Conceição, de 33 anos. Foram presos acusados de participar do crime. O empresário acusado de ter contratado o assassino é considerado foragido da justiça.
O reajuste é concedido anualmente na segunda quinzena de julho e calculado de acordo com os índices de inflação da Fundação Getulio Vargas (FGV), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Conselho Nacional do Petróleo. O último reajuste foi de 8,19%. O transporte semiurbano de passageiros cobre trajetos até 75 quilômetros.
Werneck Almeida, campeão estadual em 2008, é o líder da competição e tem tudo para conquistar o bi-campeonato. As únicas ameaças, até o momento, ficam por conta do carioca Matheus Costa, 3º colocado no ranking, e do também macaense Igor Santos, vice líder da competição, mas que deixará de competir em Campos para priorizar as últimas duas etapas. O campeonato estadual é disputado em seis etapas, onde são computados os quatro melhores resultados.