quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Quarto bloco do debate

Arnaldo pergunta a Rosinha sobre o hospital de animais que ela construiu e está fechado, foi infeliz na pergunta e ela experiente deu a resposta a altura, ela se saiu bem. A tabela está formada, Rosinha pergunta a Feijó e ele preferiu não responder e falar sobre a acusação de Arnaldo ao seu desvio de conduta. Rosinha está usando bem a tabela que formou com Feijó.
Feijó está competente em seu serviço de agredir e provocar Arnaldo, insinuando até que ele pinta o cabelo. Odete indagada por Feijó de sua inexperiência, botou Feijó na parede e acusou ele de ter experiência e participado do governo Mocaiber, conseguiu balançar Feijó. Odete pela primeira vez encurralou Feijó e apontou o fim de carreira política de Feijó dizendo ser lamentável.
Odete está sendo a estrela do bloco. Fez uma pergunta ligth a Arnaldo que se solidarizou aos ataques de Feijó feito a Odete. Arnaldo ataca Rosinha levemente que pediu direito de resposta com relação a uma creche que Arnaldo alega ter sido construída por Garotinho. Odete foi realmente a estrela do bloco.
Colaboração: Herval Machado

O clima esquenta

O jornalista César Tralli está conduzindo de forma brilhante o debate. Odete Rocha ao ser indagada por Feijó qual seria o seu currículum político, afirmou que "esperava uma outra postura do candidato. É lamentável a postura de um político em final de carreira em se aliar a outra candidata e se prestar a este papel lamentável. O meu currículo não envolve corrupção."
Ruan Sousa

Direitos de resposta

Arnaldo Viana (PDT) conseguiu o direito de resposta contra as indagações de Paulo Feijó (PSDB), que o chamou de doido. Viana em sua fala lembrou que sofreu de aneurisma e está recuperado, não tem problema algum, acusando Feijó de distúrbio de conduta. O candidato do PSDB pediu direito de resposta, mas foi negado.
Ruan Sousa

Terceiro bloco do debate

Foi formada uma escandalosa tabela. Feijó escolheu Rosinha e fez a pergunta sobre segurança que foi o tema do bloco. Rosinha escolhe Odete para falar sobre esporte. E pegou o gancho para dizer o que fez como governadora e o que faria como prefeita.
A Odete coube perguntar a Arnaldo e Odete já deu a pergunta pronta, anexou meio ambiente a saúde. Mas infelizmente Arnaldo está péssimo, esquece a câmera de tv durante quase todo o tempo, sua equipe de assessores deveria orientá-lo nos intervalos.
Arnaldo pergunta a Feijó e Feijó tenta desestabilizar Arnaldo e insiste em dizer que ele está nervoso e o chama de doido. Feijó esculhamba Arnaldo está a serviço de outra candidatura mesmo, Feijó não respondeu, não usou seu espaço.
Certamente Arnaldo terá direito de resposta. Se perdurar a tabela que se formou, o debate vai ficar chato como está. Foram formadas duas duplas, isso esta parecendo partida de vôlei. Isso esta parecendo o jogo da velha.
Colaboração: Herval Machado

O debate está morno

O terceiro bloco do debate está morno, os candidatos estão mais tranqüilos com relação ao vídeo, com excessão à Arnaldo Viana. Se o mediador, César Tralli, não intervir o debate vai continuar nesse clima e esfriar ainda mais.
Paulo Feijó está se aproveitando do nervosismo do candidato Arnaldo Viana para levar vantagem. Viana tem recorrido demais as anotações e isso pode contar muito ao final de debate, o nervosismo pode atrapalhar.
Ruan Sousa

Segundo Bloco do debate

Começou Rosinha passando a bola para Feijó, estão fazendo tabelinha, resolveram atacar a administração Mocaiber que não e candidato. Tudo que Rosinha falou de corrupção não é novidade para o eleitor. Temos que fazer justiça, Feijó melhorou muito sua fala. Arnaldo pediu direito de resposta, se o mediador concedesse, ia vestir a carapuça. Feijó cobrou a Arnaldo o dinheiro nos Estados Unidos, assunto levantado por Garotinho que usou isso há muito tempo, mas a Justiça nunca se pronunciou e nunca teve documento oficial.
Arnaldo depois de tanto tempo, não consegue achar a câmera. Isso é ruim para o candidato. Arnaldo ficou feliz de ter que perguntar a Odete. Arnaldo tocou no convênio que Feijó tem com o convênio com a Prefeitura.
Odete se saiu menos pior nesse bloco. Certamente porque não começou agradecendo ao apoio do Dr. Mackoul. Mas está com as perguntas prontas, não sabe improvisar e perguntou a Rosinha o que ela já tinha falado. Arnaldo continua sem encontrar a câmera da televisão, ele se esquece que a maior quantidade do público está do lado de cá. Até agora no meu entender Rosinha está se saindo melhor, está se sentindo mais segura.
Colaboração: Herval Machado

Primeiro bloco do debate

Começou o debate, tentaram caprichar na vestimenta, felizmente Rosinha não apareceu de cor de rosa como foi sugerido, ainda bem. O vermelho da camisa de Arnaldo foi espetaculoso, mas melhor do que a que usou na Record. Feijó de terno, desta vez com uma combinação melhor. Odete a altura da bancada a prejudicou, a torna ainda menor, e isso é ruim, mas caprichou no cabelo, deu uma repaginada.
Todos estavam tensos na abertura do primeiro bloco. A mais insegura com justificativa foi a professora Odete, não tem experiência de tv, ela não perde o vício professoral. Atacou Rosinha no que ela entende que e a educação, perguntada por limpeza, falou sobre educação. Arnaldo atacou Rosinha com relação a ponte. Feijó atacou Arnaldo.
Já que nossa posição aqui é de criticar, vamos lá. O quadro está definido. Odete está do lado de Arnaldo e Feijó do lado de Rosinha, essa é a situação. Se o mediador Tralli não esquentar o debate, ele ficará morno.
Colaboração: Herval Machado

Projetos em debate

O debate começou com a apresentação de projetos dos candidatos à questões importantes como servidor público, trânsito e limpeza pública. Com relação ao trânsito municipal, Arnaldo Viana voltou a defender o seu projeto do metrô de superfície e atacar a construção da ponte e do viaduto do governo do estado na Avenida José Alves de Azevedo. Rosinha por sua vez defendeu a construção da ponte, afirmando que a obra favoreceu a população de Guarus.
Ruan Sousa

Massa de manobra

Um dos primeiros assuntos abordados no debate da InterTV Planície, foi a questão dos terceirizados municipais. A candidata Odete Rocha (PC do B) perguntou ao candidato Paulo Feijo (PSDB), sobre o funcionalismo público. Feijó afirmou que os terceirizados são utilizados como massa de manobra nas eleições municipais.
Ruan Sousa

Inacabadas

As novas instalações da InterTV ainda estão inacabadas, o canteiro de obras tem máquinas e caminhões, mas nem isso deixou com que a frente da nova sede ficasse cheia de manifestantes. Desde as 21h o transito tornou-se lento no sentido Parque Leopoldina para BR 101.
Trio elétrico, telão, carro de som e muita bandeirinha com os militantes completam a festa dos candidatos. O debate só pode durar até a zero hora, uma vez que sexta feira já é proibida propaganda eleitoral.
Colaboração: Herval Machado

Militância

Vários militantes estão desde cedo em frente as novas instalações da InterTV Planície. O debate vai ter início em poucos instantes. Marcelo Vivório (PRTB) e Graciete Santata (PCB) não participam do debate.
Ruan Sousa

A fiscalização e organização da campanha

Tropas Federais, exigência de documento com foto para votar. Essas são algumas das medidas já adotadas, mas não se espantem se outras vierem por aí. O Juiz Eleitoral Pedro Henriques, não tem poupado esforços em fazer dessas eleições a mais limpa de Campos nos últimos tempos. Temos que concordar que é difícil, mas ele diz que vai tentar e tem se esforçado. Pelo menos até aqui conseguiu elevar o nível e impedir truculências e baixaria.
Colaboração: Herval Machado

Debate na InterTV

Agora a pouco o Jornal Nacional se referiu aos debates na cidades em que a Rede Globo possui filiadas ou afiliadas e que promoverão o debate. A Globo voltou a defender o princípio de participação apenas dos candidatos com representação no congresso e com índices expressivos de intenções de votos.
De acordo com o Blog Urgente, do jornalista Vitor Menezes, a pouco o juiz da 76ª Zona Eleitoral, Dr. Pedro Henrique Alves, confirmou a participação dos candidatos à prefeitura de Campos, Graciete Santana (PCB) e Marcelo Vivório (PRTB), no debate de hoje à noite na InterTv Planície.
A emissora entrou com recurso, a fim de evitar a participação dos dois candidatos.
Ruan Sousa
Atualizado às 20:58

Terceirizados municipais

De acordo com o RJ Record 2ª Edição, a juíza Márcia Succi determinou, que os terceirizados municipais afastados por determinação do TAC não podem retornar. A decisão respeita a legislação eleitoral que proíbe a contratação ou exoneração de funcionários públicos em meio ao período eleitoral.
Ruan Sousa

Eleições 2008 - Debate

O telejornal RJ InterTV 2.ª Edição agora pouco, apresentou os locais dos debates, Campos, Nova Friburgo e Cabo Frio. As repórteres de Friburgo e Cabo Frio, além de apresentarem o local, informaram que a produção do debate na parte da tarde havia entrado em contato com assessoria dos candidatos e esses confirmados as presenças.
Já o apresentador paulista César Tralli, deslocado para Campos para mediar o debate, mostrou as instalações, falou que um esquema de segurança especial está montado para receber os candidatos para, mas em momento algum disse o nome dos debatedores e muito menos fez menção com relação a confirmação das presenças. Ao que tudo indica a expectativa não é só do lado de cá de nos pobres mortais. É aguardar pra vê.
Colaboração: Herval Machado

Está chegando a hora

Vamos fazer uma avaliação das candidaturas e suas ligações como o governo municipal em exercício.
Rosinha Garotinho: se não é a responsável por tudo isso que passamos até aqui, foi conivente, é casada com o grande mentor intelectual de tudo isso que vivemos. Rosinha e Garotinho criaram Arnaldo, que criou Alexandre Mocaiber.
Arnaldo Viana: é o grande responsável de ter levado a população campista a eleger Mocaiber, com seu carisma pediu votos, avalizou a integridade e honestidade que não existia e foi traído imediatamente após a eleição. Dr. Arnaldo tem como vice um ex-presidente do PT que foi secretário de Mocaiber e não queria sair.
Paulo Feijó: é cumplisse, participou do governo de Mocaiber, dentre várias das suas indicações, esteve a de Ivanildo Cordeiro, fiel escudeiro e hoje são inimigos. Feijó participou e muito, só saiu porque perdeu espaço para Cordeiro que nunca teve cargo eletivo e ainda está no governo municipal.
Odete Rocha: essa se sujou no final. Estava limpinha e há menos de dez dias das eleições se aliou ao médico Dr. Makhoul. Contaminou-se. O doutor que foi colocado de lado no PT, para não ficar fora do processo, pegou uma carona com a professora, mas quando o PT esteve no governo de Mocaiber, ele estava lá.
Marcelo Vivório: esse também, tão jovem, mas contaminadíssimo, foi presidente da Emut no governo de Alexandre Mocaiber, alega que só por pouco mais de 3 meses, mas quando esteve lá já era do domínio público e já estava todo o governo sendo monitorado pela PF e pelo MPF, será que só ele não sabia.
Graciete Santana: foi quem sobrou, essa senhora, respeitada, nada de negativo se tem para falar de sua idoneidade pessoal e política, parabéns candidata. Há que ponto chegamos, ter que parabenizar alguém por ter sido honesta, é o fim dos tempos.
Colaboração: Herval Machado

Circuito de Iniciação Científica no Cefet Campos

O V Circuito de Iniciação Científica do Cefet Campos será realizado no período de 6 a 9 de outubro, em Campos e na UNED Macaé. O objetivo do evento é apresentar os trabalhos de iniciação científica que vem sendo desenvolvidos pelos alunos da instituição para a comunidade em geral.
O evento encerra no dia 9 com apresentações dos Projetos de Pesquisas na Unidade de Pesquisa e Extensão Agroambiental (UPEA), do Cefet Campos, em Barcelos. A programação completa está no site.
Ruan Sousa

Dois pequenos recados

1. Gente eleição é uma coisa séria, para que essa boataria? O boato leva o nada a lugar nenhum, só atrapalha o processo.
2. Tem blog que se diz sério e independente, mas esta a serviço de candidato, basta ler com mínimo de atenção, isso faz perder a credibilidade.
Colaboração: Herval Machado

Produção da indústria de alimentos tem o pior resultado em 8 anos

A produção da indústria de alimentos registrou em agosto queda de 7,4% na comparação com o mesmo mês do ano passado. É o pior resultado apurado pelo IBGE nesse segmento em 8 anos. Açúcar cristal, suco de laranja e carne vermelha puxaram a queda. Em agosto, a produção industrial recuou 1,3% frente a julho.
Ruan Sousa

Faltam 3 dias para irmos as urnas

Com tão poucos dias, a situação aqui é inusitada. Divulgação de pesquisa anteriormente suspensa, central de boatos funcionando a todo vapor, decisão do Tribunal superior com relação a funcionários demitidos, doença cardíaca do vice-prefeito, último dia de propaganda eleitoral gratuita, varias denuncias de compra e venda de votos nas madrugadas, debate na afiliada da Rede Globo com eminência de ausência de candidato, não esta faltando quase nada.
Colaboração: Herval Machado

Eleições na terra do chuvisco

Campos dos Goytacazes realmente é conhecida e reconhecida dentro do cenário nacional, como a cidade em que tudo pode acontecer, até mesmo nada. O anúncio do possível retorno dos terceirizados municipais está funcionando como pirulito na boca de criança, o doce que estava guardado, foi oferecido às portas do dia 5 de outubro.
De acordo com informações, a decisão do ministro do STF Joaquim Barbosa, não dá o direito da PMCG recolocar em seus quadros os 40% dos terceirizados afastados de suas funções pelo TAC. A liminar do STF apenas impede que o governo municipal contrate mais pessoas, ao mesmo tempo que anula a possibilidade de demitir mais funcionários neste período eleitoral. Desse modo o TAC ainda estaria mantido. Sabemos que nós brasileiros somos muito criativos, podemos interpretar decisões de magistrados e leis da "maneira que nos é benéfica".
Agora cabe a Justiça Eleitoral se manifestar, dia 5 está próximo. Algumas questões precisam ser resolvidas, dentre elas as duas pesquisas eleitorais divulgadas. Afinal qual está mais próxima da realidade, se ela existir? Quais os critérios utilizados para as pesquisas?
Eleitor abra o olho, em suas mãos há o poder de transformar e decidir os rumos de nossa cidade. Voto não tem preço, tem conseqüência. Será que R$ 80 e um sacolão valem mais que o seu voto?
Ruan Sousa

Programa eleitoral na TV

Ontem foi ao ar o último famigerado e ridículo programa obrigatório eleitoral gratuito com relação aos candidatos à prefeito. Fazemos aqui um comentário despretensioso, na condição de telespectador/eleitor e a ordem dos candidatos abaixo, é crescente com relação aos números eleitorais.

Arnaldo Viana: Ficou devendo seu último programa foi fraco, merecia e podia ter rendido mais. Colocou para pedir voto dois ex-prefeitos e atuais secretários do governo desmoralizado de Alexandre Mocaiber. Por motivos óbvios, não explorou o fator família que todo político gosta.

Rosinha Garotinho: Querendo ou não, votando nela ou não, foi o melhor programa. Soube explorar bem o tempo. Fingiu que não sabia da homenagem familiar, (tá fica combinado assim...). Foi as lágrimas... Apresentou pela segunda (primeira e última) vez nesta campanha seu marido Garotinho, mas por pouquíssimos segundos. Explorou o que os outros não exploraram a família.

Graciete Santana: Entrou e saiu com o mesmo discurso. Gravou uma única vez, se quer apresentou sua vice, desconhecida do grade público até hoje, com relação a seu programa eleitoral gratuito é como diria a Copélia: ¨Prefiro não declarar...¨.

Marcelo Vivório: Este mais uma vez, fez o último programa como os demais, fazendo todos rir, mas pelo menos deixou de ser papagaio de pirata, fez sua despedida aos berro, escarrapachado em um sofá de sala de visita.

Paulo Feijó: Já teve final melhor em outras campanhas, já teve oportunidade em que juntou a família e desempenhava um papel bonito, melhorou muito nesse final, falou solto, esteve a vontade, mas foi só no final.

Odete Rocha: Parece implicância, mas não é! Dedicou maior parte de seu tempo usando a imagem do Dr. Mackoul pedindo voto para ela. É obvio que se ele tivesse voto, seria candidato. Os 33 mil votos que teve, mais da metade era do PT que tem uma militância muito organizada, o restante dos votos na época, foram votos de pessoas esclarecidas, votos de protesto e que votaram nele. Odete foi usada e não se deu conta, achava que estava usando.

Colaboração: Herval Machado

Partidos e candidatos não podem oferecer transporte no dia das eleições

Os partidos políticos e candidatos não podem oferecer veículos nem embarcações para transportar eleitores desde o dia 4 até o dia 6 de outubro, ou seja, desde o dia anterior até o posterior ao pleito do próximo domingo (5).
De acordo com a Lei, somente a Justiça Eleitoral pode transportar gratuitamente os eleitores no dia da eleição, e mesmo assim, o transporte fica restrito aos moradores de zona rural das localidades em que o juiz eleitoral o tenha solicitado.
Ruan Sousa

Há controvérsias

Ontem à noite os blogs da cidade apresentavam os mais controvertidos comentários com relação aos mais de 6.000 demitidos da PMCG. Teve blog postando que o retorno era imediato e definitivo, outro postou que a decisão só impedia a demissão de mais funcionários, teve blog que postou página do Tribunal que nada tinha a ver com o assunto.
Somente aqui pelo colega Ruan foi postado a íntegra da decisão do ministro Joaquim Barbosa. Mas sem conhecer os autos, é impossível analisa a decisão e emitir um parecer correto, isento e sem apaixonismo e partidarismo.
Colaboração: Herval Machado

Pesquisas o grande problema desta eleição

Duas pesquisas, dois resultados atendendo a interesses de cada um. Primeiramente impedida sua divulgação, posteriormente liberada. O jornal Folha da Manhã escolheu a que mais lhe convinha e o jornal O Diário fez o mesmo. Com isso, todos perdem. Perde o eleitor que fica só com a dúvida e também com a única certeza de que os jornais têm cada um seu partido, candidato e interesse, até segunda ordem suspeito.
Os jornais com a falta de coerência, perdem com isso a credibilidade. O Diário que tinha pulado de lado, voltou a seu antigo ninho. A Folha da Manhã permaneceu em sua posição, mas sabe-se lá até quando. É hora de a Justiça Eleitoral acabar com essa farra e nas próximas eleições, fazer o que fez com tantas outras ferramentas eleitorais (camisetas, bones, showmicios e etc) e definitivamente banir as pesquisas do processo eleitoral. Só assim a coisa vem para o lugar.
Colaboração: Herval Machado