sábado, 4 de outubro de 2008

NOTA OFICIAL

Muito oportuna a nota oficial expedida pela candidata Graciete Santana com relação ao episódio de sua não participação no debate e a forma que os fatos se deram.
A nota oficial não me foi enviada, mas gostaria de como eleitor afirmar publicamente que concordo em gênero, número e grau com o que está posto na nota e ainda hipotecar minha solidariedade pessoal irrestrita.
Colaboração: Herval Machado
Nota do Diretório Municipal do PCB
Repúdio!
Manifestamos nosso repúdio diante da ditadura da informação exercida pela REDE GLOBO e sua afiliada INTERTV Planície que nos atingiu no dia 2 de outubro ao impedir nossa participação no debate de candidatos à prefeito de Campos dos Goytacazes. Felizmente outras emissoras de TV não adotaram os mesmos critérios elitistas e excludentes da mesma. A INTERTV teve uma postura antidemocrática ao buscar liminar para cassar a decisão do juiz eleitoral de Campos que autorizou a participação de todos no debate. Nós, do PCB, como opção de governo popular, sem os mesmos recursos dos demais partidos lembramos, como garante a lei eleitoral vigente, que os meios de comunicação devem ter como objetivo maior a informação, sem prejuízo da democracia, sem manipular a opinião pública ao seu bel prazer, porque seu compromisso deve estar acima de tudo como detentora de concessão pública, a serviço do interesse público, com agravante de que estamos num momento crucial onde a imparcialidade dos meios de comunicação deve prevalecer.
Na noite de quinta-feira depois de nos acomodar nas dependências da INTERTV fomos surpreendidos por um representante dessa empresa que solicitou nossa saída do estúdio alegando que estava a caminho uma liminar cassando nossa participação naquele programa visto que dispúnhamos de uma autorização da justiça eleitoral em Campos expedida pelo MM juiz da 76º ZE.
O processo democrático foi duramente atacado pela INTERTV Planície que no descumprimento de seu papel trouxe prejuízo principalmente ao povo campista diante da supressão da nossa participação num momento importante como este, em que nosso município precisa romper com práticas políticas que fazem da democracia apenas uma palavra vazia usada antes e depois da compra de votos pelos esquemas clientelistas e populistas.
Diretório Municipal do PCB de Campos dos Goytacazes

Rádio Cultura realizará a cobertura das Eleições 2008

Neste domingo (5), a Rádio Cultura Fluminense vai acompanhar a apuração dos votos das eleições municipais. A emissora reforçou a equipe e estará com vários profissionais nas ruas realizando a cobertura até o resultado final.
Integrando a equipe estão os locutores Jadir de Oliveira, Luiz Henrique, Rui Ulhmann e Cacau Borges, os repórteres são Souza Netto, Jorge Luiz (o Jorginho) e Leandra Nicolau, a produção fica por conta de Juliana Maciel e este blogueiro Ruan Sousa. O nosso colaborador Herval Machado, foi convidado e fará os comentários sobre o clima das eleições diretamente dos estúdios da Cultura.
O Blog também irá acompanhar a apuração e informará aos leitores o resultado das eleições 2008.
Ruan Sousa

Não foi novidade

Com a decisão de ter candidato próprio as duas maiores forças políticas do município, Arnaldo Viana e Rosinha Garotinho, não deixou dúvida para qualquer um de mediana inteligência e conhecimento de política de que a eleição ficaria polarizada entre os dois.
Qualquer outra candidatura viria a reboque. Hoje está claro e bem definido: Arnaldo Viana tem como candidatura auxiliar Odete e Vivório. Rosinha Garotinho tem como candidatura auxiliar Feijó. Cada um cumpriu o papel a que se propôs. Para eles não seria novidade.
Nessa história só restou Graciete Santana que substituiu uma candidatura que se quer apareceu na propaganda eleitoral gratuita.
Colaboração: Herval Machado

Exército nas ruas

As tropas do exército que farão o reforço da segurança no dia das eleições, já percorreram vários pontos do município. Afinal, a segurança do eleitor está em primeiro lugar. A Justiça Eleitoral está com os olhos bem abertos a fim de coibir a compra de votos.
Ruan Sousa

Curtas, Curtíssimas 2

Não será novidade se Paulo Feijó chegar em 4.º lugar, foi assim na eleição 2003/2004.
A professora Odete Rocha não está fazendo vantagem nenhuma em vir na frente de Paulo Feijó, isso já aconteceu com relação ao dr. Mackoul na eleição passada.
Vir em 3.º lugar não quer dizer que a professora Odete é boa de voto, os demais é que são muito ruins.
E o candidato Arnaldo Viana chega o dia da eleição candidatíssimo concorrendo normalmente, contrariando muitas previsões de seus opositores.
No debate da InterTV Paulo Feijó tomou o lugar de Marcelo Vivório. Mesmo liberado, esta campanha foi pobre em comitês dos candidatos.
Colaboração: Herval Machado

Ou tudo ou nada

Os candidatos tanto à majoritária quanto à proporcional, estão promovendo as "útlimas" cartadas, a fim de conquistar o eleitor. As carreatas barulhentas estão espalhadas pela cidade, junto com ela a distribuição em massa dos famosos "santinhos".
Ruan Sousa

Curtas, Curtíssimas

Quem no primeiro turno fica em primeiro lugar, históricamente no segundo turno tem perdido a eleição.
A estimativa é de que para levar essa eleição no primeiro turno, o candidato tem que fazer mais de 130 mil votos. Somente um grande acidente de percurso.
Colaboração: Herval Machado

Dia das eleições é feriado

O Código Eleitoral determina que será feriado nacional o dia em que se realizarem as eleições de data fixada pela Constituição Federal. O artigo 29 da Constituição marca a eleição para o primeiro domingo de outubro do ano anterior ao término do mandato dos que devam ser sucedidos. Caso haja segundo turno, os eleitores devem voltar às urnas no último domingo do mesmo mês. Dessa forma, os turnos desta eleição municipal serão realizados amanha (5) e no dia 26.
Ruan Sousa

As últimas 48 horas que antecedem a eleição

As duas pesquisas divulgadas se contradizem. Deveriam ter sido impedidas definitivamente de ser divulgadas. Não atenderam aos interesses democráticos e da população, mas sim a interesses eleitoreiros dos interessados.
As pesquisas foram ponto negativo desta campanha, já foi tempo, os institutos perderam a credibilidade. O debate da InterTV, foi o motivo de conversa em todas as rodas na sexta-feira. Foi impossível ficar indiferente. Quem mais faturou foi Odete Rocha e quem mais perdeu foi Arnaldo Viana. Ficaram no meio termo a arrogância de Rosinha Garotinho e o destempero desnecessário de Paulo Feijó.
Dos candidatos a majoritária, além de Arnaldo Viana e Rosângela Garotinho, os demais fazem linha auxiliar, isso ficou nítido, com exceção de Graciete Santana. O anúncio do retorno dos terceirizados, na forma que foi feita, foi um tiro no pé, ficou feio. Essa é o tipo da coisa que ao invés de puxar voto, tira. Deve ter sido trabalho da oposição. Nem mesmo opositor e/ou inimigo conseguiriam fazer melhor.
Todas as providências já foram tomadas pela Justiça Eleitoral, esta tudo em ordem. A frota dos carros oficiais requisitados, já no final da tarde de sexta estavam no amplo estacionamento do fórum Maria Tereza Gusrmão.
Numa avaliação rápida em relação a campanhas anteriores, está transcorrendo até aqui com muita qualidade. Foi acima das expectativas. Crédito tem que ser dado ao magistrado Pedro Henriques.
Colaboração: Herval Machado

Amanhã é o dia

Não temos o que comemorar. Temos que cumprir nosso dever cívico. Amanhã é dia de eleição e temos que votar. Vou deixo aqui um texto para reflexão escrito por Rui Barbosa (1849 a 1923) que se presta e muito para os dias atuais, especialmente para os campistas de um modo geral e alguns poucos em particular:
“... DE TANTO VER TRIUNFAR AS NULIDADESDE TANTO VER PROSPERAR A DESONRA.DE TANTO VER CRESCER A INJUSTIÇA.DE TANTO VER AGIGANTAR O PODER NAS MÃOS DOS MAUS.O HOMEM CHEGA A DESANIMAR DA VIRTUDE, A RIR-SE DA HONRA ETER VERGONHA DE SER HONESTO...”
Colaboração: Herval Machado