segunda-feira, 3 de agosto de 2009

O Ministério Público Federal avalia ações de combate à gripe A em Campos

O Ministério Público Federal (MPF) em Campos instaurou inquérito civil público para investigar quais foram as medidas adotadas pelo poder público local para conter a gripe A (H1N1). O MPF quer saber qual a capacidade de atendimento e tratamento da doença pelos hospitais públicos e unidades de saúde em Campos dos Goytacazes.

O procurador da República Eduardo Santos de Oliveira instaurou inquérito civil em razão do aumento de casos no estado do Rio de Janeiro. Em várias escolas públicas, a volta às aulas foi adiada, medida também adotada UENF. No município de Campos, a procura por atendimento médico de pessoas com suspeita de gripe também aumentou demasiadamente, o que criou a possibilidade de adiamento do retorno às aulas, também, na rede de ensino no município. Com o aumento de 40% no número de atendimentos em suas unidades de saúde, o município de Macaé/RJ já decretou estado de emergência.

Como medidas iniciais, o MPF pediu às Secretarias de Saúde, estadual e municipal, que informem no prazo de 72 horas, as medidas adotadas para evitar a proliferação do vírus, além de detalhes sobre a capacidade de atendimento e tratamento na rede de saúde, indicando a quantidade de leitos e kits de medicamentos disponíveis.

Nenhum comentário: