quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Focos do mosquito transmissor da dengue aumentam no interior de residências em Miracema

Continua alto (3,9%) o índice de infestação do mosquito aedes aegypti em Miracema, noroeste fluminense, apesar de todo o empenho do serviço de combate à dengue. De 4 a 22 de janeiro, 4.087 imóveis foram visitados pelos funcionários do Controle e Combate à Dengue da Secretaria de Saúde do município. Foram coletadas amostras de 357 focos de mosquito, dos quais 196 continham larvas do transmissor da doença. A informação é da coordenação de Combate a Dengue.

De acordo com a secretaria o maior número de focos positivos foi colhido dentro das casas, em ralos, vasos e pratos de plantas: 54,09%, o equivalente a 106 focos do mosquito. Em depósitos como garrafas, potes e latas que são jogados em quintais e terrenos baldios, foram encontrados 54 focos (27,55% do total de positivos). Já em caixas d’água e poços (cacimbas) 9,69% (19 focos) e em outros tipos de depósitos 8,67% (17 focos).

O prefeito Ivany Samel disse que, assim que os vereadores retornarem à Câmara Municipal, no próximo dia 5, será votado o projeto de lei de autoria do Executivo municipal que institui “penalidade para os proprietários de imóveis em que sejam encontrados focos do mosquito aedes aegypt”. As multas previstas variam de R$ 100,00 a R$ 1 mil. Esses recursos serão investidos no combate à dengue no município.

Fonte: Rádio Itaperuna AM /Decom Miracema

Nenhum comentário: