quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Itaperuna possui rocha com aproximadamente 2 bilhões de anos

Granulito! Esse é o nome da rocha que possui aproximadamente 2 bilhões de anos e se encontra na cidade de Itaperuna. A rocha está localizada na Avenida Coronel José Bastos, antigo "Corte de Pedra". No dia 28 de outubro, foi realizado o descerramento da placa do Ponto de Interesse Geológico, com a presença de pesquisadores do Departamento de Recursos Minerais (DRM-RJ) e autoridades locais.
Geólogos de todo o Brasil percorrem a região entre Itaperuna e Juiz de Fora (MG) para estudar e obter amostras da rocha. O granulito se apresenta de duas maneiras: em faixas escuras, quase pretas, e em faixas mais claras e espessas. Nos dois tipos de rochas é encontrado um mineral conhecido como piroxênio. Nas faixas escuras ele somente é visível ao microscópio, mas nas faixas claras é possível observá-lo a olho nu.
Segundo Vitor Nascimento, geólogo do DRM-RJ, "existem estudos de minerais e composições químicas que indicam que a rocha foi formada a cerca de 30 km abaixo da superfície. Essa rocha é uma raridade no Estado do Rio, são poucos os locais que possuem". Ainda de acordo com o geólogo, a rocha possui aproximadamente 2 bilhões de anos.

Nenhum comentário: