quarta-feira, 10 de outubro de 2012

MP realiza Operação Valentini em Campos

O Ministério Público do Estado, em parceria com as Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, realizou a Operação Valentini, nos bairros Parque Eldorado e Parque Santa Rosa, em Campos. Com o apoio do ônibus da Ouvidoria Itinerante do MPRJ, a operação contou com a participação de dois Promotores de Justiça, seis agentes do Grupo de Apoio aos Promotores e outras sete pessoas de apoio, como equipes de informática. Nesta primeira ação do ônibus, o veículo foi usado como posto de comando da operação, que busca cumprir sete mandados de prisão. O ônibus também serviu como apoio ao trabalho dos cerca de 200 agentes de segurança pública que realizaram, por exemplo, consultas a antecedentes criminais e registros de automóveis.
O Promotor Marcelo Lessa explicou que a ação, que contou com o apoio de um helicóptero blindado da Polícia Civil, é uma resposta à ação de bandidos da região que, há cerca de 20 dias, expulsaram e incendiaram o imóvel de uma família que havia denunciado o tráfico no bairro. Policiais civis, militares e rodoviários federais fizeram buscas pelas casas dos dois bairros e, até o final da manhã, dez pessoas foram detidas, além de apreensões de armas, drogas, dinheiro e telefones celulares. No período, denúncias sobre práticas criminosas e localização de supostos bandidos foram encaminhadas para a Ouvidoria do MPRJ e para os policiais. Segundo Marcelo Lessa, essa iniciativa da população foi fundamental para o sucesso da Operação Valentini.
Do ônibus da Ouvidoria, os Promotores solicitaram à Justiça, dentre outras medidas, autorização para interceptação de uma linha telefônica de um homem suspeito de ser traficante no Parque Eldorado. Para o Promotor Leandro Manhães o apoio que o ônibus da Ouvidoria ofereceu à operação foi essencial.
Os sete mandados de prisão foram cumpridos. Os detidos e o material apreendidos foram encaminhados para a 134ª DP. Quem quiser fazer denúncias que levem ao paradeiro de bandidos, basta ligar para o número da Ouvidoria do MPRJ sem precisar se identificar: o número é o 127.
Fonte: MPRJ

Nenhum comentário: