sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Vai começar os jogos Paraolímpicos

As paraolimpíadas foram criadas em 1948 por um médico alemão que trabalhava em hospital inglês. Na primeira edição os competidores foram os próprios hospitalizados, detalhe, somente os que tinham lesão na coluna vertebral. Quatro anos depois, a competição reuniu uma equipe vinda da Holanda, e a partir daí o evento tomou caráter internacional e foi oficializada em 1960, com a primeira edição em Roma.
A primeira participação brasileira aconteceu em 1972, na Alemanha. A equipe formada por 20 atletas, todos homens, não conseguiu nenhuma medalha. As mulheres começaram a fazer parte do elenco brasileiro em 1976. A melhor participação do Brasil foi na última edição, nos jogos de Atenas, Grécia. O país conseguiu 33 medalhas, 14 ouros, e ficou na 14º posição no quadro geral. O líder foi a China.
Falando em China, o país sede dos jogos deste ano (Olímpicos e Paraolímpicos), promete a mesma festa para os atletas. O evento terá cerca de 4 mil atletas, 147 países e será realizado entre os dias 6 e 17 de setembro.
Colaboração: Fernando Soares

Nenhum comentário: