terça-feira, 30 de setembro de 2008

Você sabe a diferença entre votar na legenda, em branco e nulo?

No próximo dia cinco de outubro, os eleitores vão escolher seus prefeitos e vereadores. Além do voto em um candidato, existem outros tipos de voto. O primeiro deles é o voto na legenda, ou seja, no partido ou na coligação, não em um candidato específico. Agindo assim, o eleitor ajuda o partido a eleger os candidatos mais bem votados.
A quantidade de eleitos varia de acordo com o coeficiente eleitoral, que determina o número de vagas que o partido ou coligação vai ocupar na Câmara Municipal. A segunda forma é o voto em branco, que pode ser feito quando o eleitor preferir não escolher um candidato. Finalmente, existe a possibilidade de voto nulo, quando o eleitor vota em um partido ou candidato inexistentes e invalida o próprio voto. Os votos em branco e nulos não são computados na apuração dos resultados.
Os votos nulos não invalidam as eleições. Isso só acontece quando cinqüenta por cento ou mais das urnas têm irregularidades confirmadas e são anuladas pelos Tribunais Regionais Eleitorais.
Ruan Sousa

Nenhum comentário: