segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Beijing Beijing, Tchau Tchau!

A maior competição e festa do esporte mundial chegaram ao fim. Foram 16 dias de disputas e cada dia uma surpresa, alegria e decepção. Coisas que fazem do esporte ser o que é. Os Chineses mostraram para o mundo o que são capazes de fazer. Foram brilhantes nas festas de abertura e de encerramento, lógico que não foram perfeitos em todos quesitos, cometeram gafes e erros, alguns imperdoáveis, exemplo claro como da atleta brasileira Fabiana Murer, que foi prejudicada com o sumiço do seu material de disputa no salto com varas. A atleta chorou muito e disse que nunca mais volta para China.
Pequim foi palco para grandes estrelas. Veja você, 175 recordes mundiais foram superados e nomes consagrados e que entram para historia como do velocista jamaicano, Usain Bolt, do nadador americano Michael Phelps, e da russa Yelena Isinbayeva e porque não do brasileiro César Cielo, nosso único ouro masculino na competição e a primeira medalha de ouro da historia na natação brasileira.
Confesso que esperava mais do desempenho brasileiro. O país terminou na 23º posição no quadro de medalhas, embora tenha ficado a frente de Cuba e Argentina. Esse mesmo quadro de medalhas que causa polêmica. Os americanos se dizem campeões por terem mais medalhas, 110 contra 100 da China. Os Chineses dizem ser os vencedores por terem mais ouros, 51 contra 36 dos EUA.
Enfim, poderia ficar dissertando aqui por mais tempo. Uma festa brilhante com todos os ingredientes necessários, Alegria, Superação, Surpresa e Decepção. Agora você e todo o esporte mundial, já têm um novo encontro marcado. Até Londres 2012!

Colaboração: Fernando Soares

Nenhum comentário: