quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Ibama vai repor peixes e auxiliar pescadores do Rio Paraíba do Sul

Diogo Dantas - O Dia Online
A Secretária de Ambiente do Estado do Rio, Marilene Ramos, afirmou hoje que os pescadores afetados pelo derramamento de pesticida tóxico no Rio Paraíba do Sul serão assistidos pelo Ibama. Marilene esteve em reunião com representantes do órgão ambiental, onde ficou decidido que a primeira providência é prover o abastecimento de água nos municípios afetados.
Segundo a secretária será decretado um período de defeso para em seguida haver a reposição das espécies que habitam as águas doces do rio. O órgão também vai agir no ressarcimento financeiro para pescadores que tenham sido prejudicados e dependam da pesca para sobreviver.
O município de São João da Barra, está sofrendo as conseqüências do vazamento de resíduos tóxicos no Rio Paraíba do Sul. A poluição chegou à cidade e, além de causar a morte de diferentes espécies de peixes, obrigou a Cedae a interromper a captação e o abastecimento d’água na sede do município.
Nas praias de Atafona, Chapéu do Sol e Grussaí, onde parte da água distribuída também é oriunda do sistema de captação no Paraíba do Sul, o abastecimento foi suspenso em 50%.

Nenhum comentário: