segunda-feira, 13 de abril de 2009

"Operação Cinquentinha" revela compra de votos em Campos

Policiais da Delegacia de Polícia Federal em Campos dos Goytacazes/RJ deflagraram nesta segunda-feira, 13, a Operação “Cinquentinha”, cujas investigações comprovaram a existência de compra de votos nas Eleições Municipais de 2008, no distrito de Vila Nova, ao norte da cidade. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão, além de três mandados de prisão temporária em desfavor dos campistas T.M.C., 29 anos, J.G.C., 66 anos e A.G.S.N., 30 anos.
As investigações apontaram que, durante as eleições, T.M.C. liderou uma organização criminosa em que várias pessoas se associaram para a compra de votos. Diversos eleitores que estariam envolvidos no esquema já prestaram depoimento na PF. Em regra, cada voto era vendido por R$ 50.
Os três presos devem ser levados para o Presídio Carlos Tinoco, em Campos (RJ), onde permanecerão à disposição da Justiça Eleitoral. Todos deverão responder pelos crimes de formação de quadrilha (art. 288 do Código Penal) e de compra de votos (art. 299 do Código Eleitoral), cujas penas previstas chegam, respectivamente, a três e quatro anos de reclusão, além de multa.

Nenhum comentário: