quarta-feira, 29 de julho de 2009

Estudantes mobilizados por uma nova FEC

FEC para os estudantes. Com esse objetivo, lideranças estudantis de todas as escolas se encontraram na tarde de ontem, no Instituto Federal Fluminense (IFF) para discutir a reconstrução da Federação dos Estudantes de Campos (FEC). O Conselho Municipal de Entidades de Base (COMEB) foi convocado pelos grêmios estudantis e aprovou a convocação do Congresso, que irá eleger a nova diretoria da FEC.
O encontro contou com a participação de várias autoridades e ex-dirigentes da FEC, que manifestaram seu apoio à reconstrução da entidade. Dentre eles Romualdo Braga, ex-presidente da FEC em 1995; Paulo Albernaz, ex-presidente da entidade em 1963 e Ailton Alves da Silva, ex-presidente em 1961. Além do presidente do Conselho da Criança e do Adolescente e ex-presidente do Grêmio do IFF, Mário Lopes.
Uma Comissão de Organização, composta por dez estudantes, será a responsável pela condução do processo eleitoral, que deve acontecer entre 03 à 21 de agosto. Todo processo eleitoral poderá ser acompanhado pelos estudantes em um blog que será criado.
FEC - A Federação dos Estudantes de Campos foi inicialmente criada em 1904, sendo então reestruturada em 1933, com o objetivo de lutar pelas causas dos estudantes campistas. O primeiro Congresso dos Estudantes Campistas aconteceu em 1945, já a primeira carteirinha da FEC foi emitida um ano depois e tinha como objetivo possibilitar o direito da meia-entrada no cinema. Fechada no período da ditadura militar, estudantes refundaram a entidade em 1993, ocupando às ruas e conquistando o passe-livre.

Nenhum comentário: