O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, decretou nesta semana situação de emergência em decorrência do aumento da gripe A (H1N1) no país. A medida foi explicada pelo secretário de Saúde, Eduardo Cardoso durante coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (28).
- Diante da gravidade da doença e o aumento na procura nas unidades de emergência, essa é mais uma ação preventiva de ordem administrativa, adotada pelo governo municipal. A partir do Decreto 136/2009, o secretário de Saúde terá maior flexibilidade para completar com outros profissionais da área médica as equipes para atendimento da gripe A, disse acrescentando que em diversas unidades há algumas especialidades médicas onde a procura é menor e serão estes profissionais que serão deslocados.
O secretário ressaltou, que houve um aumento de 40% no número de atendimentos das unidades de emergência e no Hospital Público Municipal. A preocupação é que a demanda aumente e o número de profissionais não seja suficiente para um atendimento de qualidade nos casos de gripe, em especial da gripe A. Caso haja necessidade de aumento no contingente de profissionais da área médica para atendimento da gripe A, a secretaria de Saúde, já iniciou o treinamento de aproximadamente 200 médicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário