quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Aristides Sofiatti: 'contaminação do Paraíba do Sul provocará um prejuízo ambiental maior que o esperado'

“O prejuízo ambiental provocado no Rio Paraíba do Sul pode ser maior do que o esperado”. Essa foi a afirmação do ambientalista Aristides Sofiatti, em entrevista na manhã de hoje ao programa Bom Dia Alegria, apresentado por Jadir de Oliveira, na Rádio Cultura Fluminense (1110 Khz AM).
De acordo com Sofiatti a preocupação seria ainda maior se as comportas que ligam o Rio Paraíba com os canais da baixada campista ficassem abertas. Além desses problemas quando a mancha atingir São João da Barra provocará um grande impacto ambiental no manguezal, que pode afetar diretamente os caranguejos, o camarão e principalmente agora que estamos na época do defeso.“O Rio Paraíba já está muito assoreado, devastado, um impacto ambiental como esse prejudica mais ainda a recuperação de suas águas”, enfatizou Aristides Sofiatti.

Abastecimento - A confirmação do corte na captação de água foi feita na noite de ontem, pelo superintendente da empresa Águas do Paraíba, Carlos Eduardo Castro.
“A Águas do Paraíba em conjunto com a FEEMA e Secretaria do Meio Ambiente vem monitorando a qualidade da água do rio e como o derramamento está se aproximando de Campos, a FEEMA nos solicitou suspender o abastecimento preventivamente de maneira que essa água passe por ánalise e seja comprovado que não tem problema algum e a captação volte a ser feita no Rio Paraíba do Sul”, informou Castro.
A população não precisa se preocupar em momento algum. Toda e qualquer água que for fornecida pela Águas do Paraíba está e estará sempre dentro dos padrões de portabilidade que exigem as portarias regulamentares.

Nenhum comentário: