quarta-feira, 26 de novembro de 2008

EMHAB suspende captação de água em Martins Lage

A Empresa Municipal de Habitação, Urbanização e Saneamento de Campos dos Goytacazes (EMHAB), enviou nota na manhã de hoje, informando que suspendeu a captação de água do Rio Paraíba do Sul, na localidade de Martins Lage.
"A EMHAB suspendeu, hoje, a captação de água junto ao rio Paraíba do Sul feita atualmente através de sistema próprio mantido na localidade de Martins Lage. A decisão foi tomada em função do despejo de milhares de litros de endosulfan da empresa Servatis no Rio Pirapitinga, afluente do Rio Paraíba do Sul, em Resende, há cerca de seis dias. O vazamento do produto provocou a interrupção do abastecimento de água de seis cidades do Médio Paraíba e uma mortandade aguda de peixes na região.
Em consonância com o trabalho desenvolvido pela empresa Águas do Paraíba, que suspendeu a captação de sua estação central à zero hora de hoje, devido à constatação da chegada a Campos de resíduos do inseticida, a EMHAB acompanha o monitoramento da qualidade da água captada no Paraíba do Sul para só voltar a operar a estação de Martins Lages com segurança, o que poderá ocorrer em 24 horas, segundo as primeiras análises técnicas.
Nos casos de solicitação de caminhões-pipa para atendimento a bairros ou distritos, a EMHAB emergencialmente deverá utilizar poços artesianos, como os existentes na baixada campista, a exemplo de Saturnino Braga, ou mesmo os poços da Cedae, como os instalados em Barcelos e Cajueiro.
Assessoria de Imprensa da EMHAB"

Nenhum comentário: